Segundo estudo técnico da ANTT, contrato deve gerar mais de 7 mil empregos e arrecadar cerca de R$ 600 milhões aos cofres públicos
A
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deliberou na
terça-feira (26) a prorrogação do contrato de concessão da Malha
Paulista, sob a administração da Rumo S.A.
De acordo com estudos de modelagem econômico-financeira, o valor de outorga a ser pago pela concessionária equivale a R$ 2.911.965.544,66, a preços de dezembro de 2017.
O acordo garante a retomada imediata do pagamento das parcelas de concessão. Ao todo, a União poderá recuperar créditos cerca de R$ 1,6 bilhões em créditos, com parte do pagamento previsto para 2020. Assim, ainda este ano, está previsto o recebimento pela União e ANTT de cerca de R$ 140 bilhões.
Toda a documentação a respeito da concessão ferroviária, tais como Audiência Pública nº 10/2016, documentos encaminhados para o Tribunal de Contas da União - TCU, documentos jurÃdicos e estudos técnicos, pode ser encontrada no site da ANTT.
Investimentos e benefÃcios
Segundo a ANTT, os investimentos a serem realizados pela concessionária que não estão previstos no contrato original totalizam cerca de R$ 6 bilhões. Com isso, a Malha Paulista terá capacidade para transportar mais de 100 milhões de toneladas úteis, valor superior à capacidade atual, de cerca de 40 milhões de toneladas.
Além
disso, estão previstas intervenções para minimizar conflito entre a
ferrovia e a municipalidade em 40 municÃpios. Assim, tem-se um alcance
de 5,3 milhões de pessoas beneficiadas, o que trará segurança viária e
tutela da vida e da saúde da população. Ao todo estão previstos
investimentos de R$ 1 bilhão.
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