A devolução de trechos pela concessionária veem trabalhando numa pasta de desmobilização de ativos arrendados que no caso das ferrovias podem vir a se tornar estímulos ao desenvolvimento de shortinles e trens turísticos. Com a renovação da malha do contrato paulista, 3 ramais considerados antieconômicos pela Rumo foram devolvidos a União. Somam no total 285,2 Km de linhas, sendo Cajati - Samaritá que é de 214,6 Km e Nova Odessa - Piracicaba 45,5 Km e de Varginha - Evangelista de Souza 25,4 Km. A ANTT indeniza os ramais devolvidos em R$ 676,8 Milhões. Apenas o ramal de Cajati - Samaritá e calculados em R$ 290 Milhões sobre ambos trechos devolvidos. O processo de renovação da Malha Sul que no radar da Rumo em parcerias deve gerar discussões em torno de trechos estimados e 6.426 ,54 Km a Malha Sul segundo à Revista Ferroviária ....levantamento em 2019. 3 importantes trechos são discutidos a recuperação dos ramais de Cruz Alta - Uruguaiana que fazem ligação com o Rio Grande do Sul que ainda entra reformulação Porto Rio Grande (Trecho). Todo o tronco da Malha Sul que gera estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, levará ao Terminal de Sumaré em São Paulo onde irá se conectar a Malha Paulista da Rumo. Recentemente a FCA\VLI fez acordo com Governo Federal para também devolver 742 Km de linhas na indenização de 1,2 Bilhão por parte da concessionária que serão pagas em 60 parcelas variaram de 10 Milhões à 26 Milhões de Reais.
Portal FCP Ferrovia de Cornélio Procópio.
Comentários
Postar um comentário