O Trem em Wenceslau Braz

Há muito tempo que os trens já deixaram de passar em Wenceslau Braz e a cidade não depende mais da ferrovia; o trem, no entanto, faz parte da história da região e continua sendo um dos principais símbolos do município. Parte dessa história, ensaiou uma retomada em 2007; a América Latina Logística informou que o ramal Jaguariaíva-Ourinhos poderia ser reativado. Dependendo dos investimentos em manutenção, se houvesse viabilidade econômica, os trens de carga voltarão a Wenceslau Braz.


Se isso acontecesse, não vão mais encontrar a antiga estação, demolida recentemente. Inaugurada em 1918, no último ano de governo do presidente Wenceslau Braz, a estação integrava o então Patrimônio Novo Horizonte ao ramal Jaguariaíva-Ourinhos da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, que favoreceria a exploração do carvão mineral na região, motivo para a construção do sub-ramal Wenceslau Braz-Tomazina-Ibaiti-Figueira.

O ex-presidente Wenceslau foi convidado a visitar a cidade, em outubro de 1964; na impossibilidade de comparecer, enviou telegrama, de Itajubá (MG), agradecendo ‘‘comovidamente e desejando feliz 1965’’. O telegrama está reproduzido numa placa muito bem visível no escritório do professor Joaquim Gil, 77 anos, historiador cujo acervo particular se compõe de centenas de documentos e 1.800 fotografias.


O brasão do município ostenta, entre outros símbolos, a locomotiva e o nome do ex-presidente, ‘‘justa homenagem ao grande brasileiro que, como presidente da República, trazia para a região grande surto de progresso com a estrada de ferro’’, anotou Gil, co-autor do brasão. Ele escreveu ‘‘Wenceslau Braz - origens e formação’’, livro editado em 2005 pela Secretaria de Cultura do Paraná e Imprensa Oficial.



Fonte: Portal FCP Ferrovia de Cornélio Procópio


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