A estação de Cornélio Procópio foi aberta em 1930.
Mais tarde, foi construído o prédio atual, que é maior.
Em 2000, a estação tinha ainda 4 linhas de desvio.
Cornélio Procópio, bela cidade, próspera em relação às outras próximas. A estação já denotava esta importância, desde os tempos anteriores, tanto pelo tamanho quanto pela existência de um depósito de locomotivas, que estava sendo reformado para virar uma espécie de Centro Cultural ou algo assim. No teto do depósito, a indefectível crosta de fumaça solidificada, denunciando a atividade anterior. No pátio, uma turma de via estava acampada, com alguns veículos e vagões de manutenção. A estação estava fechada, apesar de recém-reformada. Parece que seria parte do Centro Cultural em questão (Douglas Razaboni, 11/2001).
Em 2004, servia como sede do Museu de História Natural.
A estação foi reformada novamente no ano de 2020, mas infelizmente devido à falta de vigilância no local a estação foi depredada novamente, de vez em quando há dependentes químicos frequentando o local, os trens da Rumo Logística passavam por lá dia e noite puxando produtos inflamáveis para Ourinhos/SP e adubo para a Fertipar e Heringer até Canitar/SP, o fluxo de trens diminui bastante com o passar dos anos, o máximo de trens que passavam por dia em Cornélio Procópio era 4 e normalmente eram 2.
A Turma de Via da antiga ALL (América Latina Logística) que tinha ao lado da antiga estação se mudou próximo à Passagem de Nível da Rua Padre Kantnich (INDUSEM) no ano de 2010.
Infelizmente, no dia 15 de Janeiro de 2024, passou o último trem pela estação, encerrando as operações do ramal ferroviário de Londrina a Ourinhos. Até hoje no prédio funciona o Museu de História Natural.
A antiga estação ferroviária de Cornélio Procópio em 2022.
INFORMAÇÕES PRINCIPAIS
Trecho: Ourinhos-Cianorte (EF-369)
Altitude: 653 m
Inauguração: 01/12/1930
Uso atual: Museu
Município: Cornélio Procópio, Paraná, Brasil
Km: 125+000
Caixa d'água da estação de Cornélio Procópio, foto tirada na época da inauguração
da estação.
Estação de Cornélio Procópio no ano de 1935.
Imediações da estação de Cornélio Procópio em 1935.
Comentários
Postar um comentário