Expresso Oriente

Ligando Paris a Istambul, o Expresso Oriente foi imortalizado pela escritora Agatha Christie e virou o trem mais famoso do mundo. A linha original funcionou entre 1883 e 2009, quando foi substituída pela Venice Simplon Orient Express, que realiza o trajeto original, além de outros, que incluem cidades como Londres, Veneza, Paris, Budapeste e Praga. Um jeito luxuoso e diferente de viajar pela Europa, com cabines confortáveis, refeições gastronômicas e o charme único de um trem mítico, restaurado em cada detalhe.

HISTÓRIA
Inaugurado em 1883 pelo empresário belga Georges Nagelmackers, a ideia era que os trens do Oriente fizessem trajetos confortáveis e sofisticados em cerca de 75 horas.
A primeira viagem foi feita entre as cidades de Paris, na França, e Istambul, na Turquia. A decoração dos vagões foi inspirada em apartamentos da capital parisiense, mas acabou ficando tão luxuoso que os preços das passagens ficaram altíssimos.
Com isso, apenas as classes mais ricas tinham condições de fazer o percurso. O luxo era tanto que, na época, as cabines dos trens eram compostas por lavabos que mudavam dependendo do período do dia. 
O trem Expresso do Oriente oferecia ainda espaços comuns cheios de requinte e ostentação. Sem contar que, além de prezar pelo conforto, a gastronomia também ganhava destaque. 
Grandes chefes da cozinha europeia eram os responsáveis pela elaboração dos cardápios dos passageiros. Durante as viagens, músicos renomados animavam as noites e tornavam os percursos ainda mais incríveis. 
Porém, com o passar dos anos, as rotas foram alteradas em decorrência das mudanças da malha ferroviária, e também por conta de inúmeros conflitos em todo o continente. 
Somado a isso, após a Segunda Guerra Mundial, muitos países se desligaram da companhia e criaram suas próprias empresas de trem. 
A última viagem do expresso original aconteceu em maio de 1977. O comboio do Oriente voltou às atividades em 1982, depois que o empresário James Sherwood reformou alguns vagões e começou a operar em alguns trechos. 
Nos últimos anos, o Expresso do Oriente está firmando entre o eixo Paris e Istambul, de onde parte para outros destinos europeus.

VIAGEM
Luxo, sofisticação e história. A rota do Expresso do Oriente não tem mais o glamour do passado, mas ainda é possível percorrer os mais lindos cenários entre capitais e cidades interioranas de países como a Suíça, Áustria, Alemanha, França e Itália.
As locomotivas ainda preservam o estilo dos trens daquela época, com marcenaria, cristais e prataria muito bem conservadas, além de vagões-restaurantes com porcelanas belíssimas, que combinam com a decoração.
Em 1982, alguns vagões das décadas de 1920 e 1930 foram restaurados e colocados em funcionamento.
Atualmente, os comboios são administrado pelas operadoras OBB, da Áustria, e DB, da Alemanha.
Durante os percursos, você poderá admirar enormes montanhas, picos nevados e pequenos vilarejos com casinhas em madeira, que tornam os cenários ainda mais deslumbrantes.
Se você quer fazer uma viagem a bordo dos vagões antigos que, inclusive, já foram considerados os mais exuberantes e sofisticados do mundo, prepare o bolso, pois o ingresso é um pouco salgado. 
Você encontrará bilhetes que podem custar a partir de 3.500 libras esterlinas.

ROTAS
Se você quer percorrer as mais lindas paisagens a bordo de vagões cheios de história e que preservam a arquitetura da época, saiba que a locomotiva promove viagens incríveis para algumas das principais cidades europeias.
Separamos aqui as rotas mais famosas e encantadoras, para você escolher aquela que mais te agrada.

Londres a Veneza
roteiro do trem Expresso do Oriente entre Londres e Veneza é um dos mais famosos, e claro, não é à toa. Durante o trajeto, os passageiros podem saborear um jantar requintado e delicioso, preparado por chefs franceses.
Além de uma deliciosa refeição, é possível se acomodar em poltronas e sofás luxuosos nos vagões ou nas cabines, que também são muito confortáveis.

Paris a Veneza
Apreciar a paisagem e se sentir em um trem de décadas passadas. Essa é a sensação ao embarcar para uma viagem de trem entre Paris e Veneza, na Itália.
O percurso é bem semelhante ao que sai de Londres. Durante a viagem, você terá acesso à refeições, como jantar, café da manhã, almoço e café da tarde.

Istambul a Paris
O comboio Expresso do Oriente também faz o percurso entre Istambul, na Turquia, e Paris. Nesse caso, o trajeto faz uma homenagem à versão original da locomotiva, mas acontece somente uma vez por ano.
No entanto, a viagem dura seis dias, e os passageiros têm a oportunidade de conhecer cidades como Budapeste e Sinaia, na Romênia. Os serviços de bordo são cheios de luxo e ostentação.

Berlim a Paris
Se estiver em Berlim, saiba que é possível fazer uma linda viagem a bordo dos trens do Oriente. 
Logo nas primeiras horas da viagem, você poderá desfrutar de um almoço gourmet delicioso, além de tomar chá da tarde e participar de um saboroso jantar.
Como todos os percursos, a viagem é noturna e você chegará na capital parisiense logo pela manhã do dia seguinte.

Fatos curiosos sobre o Expresso do Oriente
Com tanta história, certamente o Expresso Oriente teria muitas curiosidades. Uma delas é que em 1929, uma das locomotivas encalhou durante uma tempestade de neve, ficando cinco dias paradas.
Durante esse período, os passageiros e tripulantes foram alimentos por moradores de aldeias vizinhas.
O expresso serviu de inspiração para vários livros e também foi cenário de filmes, como o Assassinato do Expresso do Oriente, que fez muito sucesso em 2017. Além de glamour, o trem também tem histórias tristes.
Em setembro de 1931, durante a explosão do viaduto de Biatorbágy, perto de Budapeste, a locomotiva caiu no precipício, levando 20 pessoas à óbito.

Vagões de passageiros do Expresso Oriente.

INFORMAÇÕES PRINCIPAIS

Nome: Expresso Oriente

Proprietário: Belmond Ltd.

Área de operação: Suíça, Áustria, Alemanha, França e Itália

Inauguração: 1883

Número de estações: 18


ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA

Bitola: 1,668mm (Ibérica)

Extensão: 3.200 km

Mapa do Expresso Oriente.

Vagões do Expresso Oriente.

Expresso Oriente sendo tracionado por uma locomotiva elétrica.

Expresso Oriente de Londres a Veneza.

Comentários