Ferrovia

Uma ferrovia (chamada também de via férrea, caminho de ferro ou estrada de ferro) é um sistema de transporte baseado em trens correndo sobre trilhos previamente dispostos. O transporte ferroviário é predominante em regiões altamente industrializadas, como a Europa, o extremo leste da Ásia e ainda em locais altamente populosos como a Índia. As ferrovias são o meio de transporte terrestre com maior capacidade de transporte de carga e de passageiros. Em muitos países em desenvolvimento da África e da América Latina, as ferrovias foram preteridas pelas rodovias como tipo de transporte predominante. Exceto no Reino Unido onde foi inventado esse sistema, todos os países do mundo tiveram que ter o Estado patrocinando a criação de ferrovias.
VIAS-FÉRREAS
As vias-férreas são compostas por dois trilhos paralelos destinados à circulação de veículos especialmente projetados para tal, como trens, bondeslitorinas, montanhas-russas, etc.
No caso de tráfego de trens a vias denominam-se ferrovias ou caminhos de ferro. A distância entre as faces internas da cabeça dos trilhos de uma via-férrea é denominada bitola.
Há vias-férreas com bitolas mistas, contendo duas, ou três bitolas diferentes. Neste caso, usam-se três trilhos: um lateral, comum a ambas as bitolas, um interior para a bitola de 1 m ou outra, e o outro lateral para a bitola larga. Também existem vias-férreas mistas com quatro trilhos.
Brasil
As bitolas mais comuns no Brasil são a bitola métrica (1,000mm de largura) e a bitola irlandesa (1,600 mm de largura). A bitola internacional com (1,435mm de largura) representa atualmente uma parte mínima das ferrovias existentes mas será a bitola do projeto preliminar será a utilizada no TAV.
No Brasil não existem trilhos de bitola mista em que uma das bitolas é a padrão (1,435mm), pois este sistema constitui uma linha isolada, a Estrada de Ferro Amapá. No Brasil também existiram sistemas de 600mm, 760mm e 1,100mm, mas atualmente ou não são operacionais ou totalizam menos de 30 km.
ENGENHARIA FERROVIÁRIA
A maioria das linhas-férreas é formada por dois trilhos paralelos geralmente feitos de aço, dispostos perpendicularmente sobre dormentes de madeira ou concreto. As rodas dos trens se encaixam nos trilhos, mantidos a uma distância específica constante, chamada bitola. A função das travessas é manter os trilhos na mesma bitola, para evitar distâncias irregulares. Acidentes provocados pela saída das rodas dos trilhos são chamados descarrilamentos.
O percurso das ferrovias é pontuado por estações, gares, ou terminais, dispostos em locais estratégicos, como concentrações populacionais (cidades, vilas, povoados) ou de produção (fazendas, indústrias, portos).
TÚNEIS E PONTES FERROVIÁRIAS
Devido o peso do trem e sua carga as ferrovias não possuem condições de subir e descer montanhas como os caminhões fazem nas rodovias, com isso a única solução é a criação de túneis e pontes de grande altura.
VEJA TAMBÉM:
Ferrovia.

Bitolas Ferroviárias.

Bitola Mista.

Inauguração de uma ferrovia em Portugal, em 28 de Outubro de 1856.

Trem das nuvens cruzando o viaduto La Polvorilla, na Argentina.

Ferrovia de Bitola Larga com dormentes de concreto.

Ferrovia de Bitola Standard com dormentes de madeira.

Ferrovia de Bitola Métrica com dormentes de aço.

Investimento em ferrovias gira em torno de R$ 240 Bilhões.

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