Uma ferrovia (chamada também de via férrea, caminho de ferro ou estrada de ferro) é um sistema de transporte baseado em trens correndo sobre trilhos previamente dispostos. O transporte ferroviário é predominante em regiões altamente industrializadas, como a Europa, o extremo leste da Ásia e ainda em locais altamente populosos como a Índia. As ferrovias são o meio de transporte terrestre com maior capacidade de transporte de carga e de passageiros. Em muitos países em desenvolvimento da África e da América Latina, as ferrovias foram preteridas pelas rodovias como tipo de transporte predominante. Exceto no Reino Unido onde foi inventado esse sistema, todos os países do mundo tiveram que ter o Estado patrocinando a criação de ferrovias.
VIAS-FÉRREAS
As vias-férreas são compostas por dois trilhos paralelos destinados à circulação de veículos especialmente projetados para tal, como trens, bondes, litorinas, montanhas-russas, etc.
No caso de tráfego de trens a vias denominam-se ferrovias ou caminhos de ferro. A distância entre as faces internas da cabeça dos trilhos de uma via-férrea é denominada bitola.
Há vias-férreas com bitolas mistas, contendo duas, ou três bitolas diferentes. Neste caso, usam-se três trilhos: um lateral, comum a ambas as bitolas, um interior para a bitola de 1 m ou outra, e o outro lateral para a bitola larga. Também existem vias-férreas mistas com quatro trilhos.
No caso de tráfego de trens a vias denominam-se ferrovias ou caminhos de ferro. A distância entre as faces internas da cabeça dos trilhos de uma via-férrea é denominada bitola.
Há vias-férreas com bitolas mistas, contendo duas, ou três bitolas diferentes. Neste caso, usam-se três trilhos: um lateral, comum a ambas as bitolas, um interior para a bitola de 1 m ou outra, e o outro lateral para a bitola larga. Também existem vias-férreas mistas com quatro trilhos.
Brasil
As bitolas mais comuns no Brasil são a bitola métrica (1,000mm de largura) e a bitola irlandesa (1,600 mm de largura). A bitola internacional com (1,435mm de largura) representa atualmente uma parte mínima das ferrovias existentes mas será a bitola do projeto preliminar será a utilizada no TAV.
No Brasil não existem trilhos de bitola mista em que uma das bitolas é a padrão (1,435mm), pois este sistema constitui uma linha isolada, a Estrada de Ferro Amapá. No Brasil também existiram sistemas de 600mm, 760mm e 1,100mm, mas atualmente ou não são operacionais ou totalizam menos de 30 km.
No Brasil não existem trilhos de bitola mista em que uma das bitolas é a padrão (1,435mm), pois este sistema constitui uma linha isolada, a Estrada de Ferro Amapá. No Brasil também existiram sistemas de 600mm, 760mm e 1,100mm, mas atualmente ou não são operacionais ou totalizam menos de 30 km.
ENGENHARIA FERROVIÁRIA
A maioria das linhas-férreas é formada por dois trilhos paralelos geralmente feitos de aço, dispostos perpendicularmente sobre dormentes de madeira ou concreto. As rodas dos trens se encaixam nos trilhos, mantidos a uma distância específica constante, chamada bitola. A função das travessas é manter os trilhos na mesma bitola, para evitar distâncias irregulares. Acidentes provocados pela saída das rodas dos trilhos são chamados descarrilamentos.
O percurso das ferrovias é pontuado por estações, gares, ou terminais, dispostos em locais estratégicos, como concentrações populacionais (cidades, vilas, povoados) ou de produção (fazendas, indústrias, portos).
O percurso das ferrovias é pontuado por estações, gares, ou terminais, dispostos em locais estratégicos, como concentrações populacionais (cidades, vilas, povoados) ou de produção (fazendas, indústrias, portos).
TÚNEIS E PONTES FERROVIÁRIAS
Devido o peso do trem e sua carga as ferrovias não possuem condições de subir e descer montanhas como os caminhões fazem nas rodovias, com isso a única solução é a criação de túneis e pontes de grande altura.
VEJA TAMBÉM:
Ferrovia.
Inauguração de uma ferrovia em Portugal, em 28 de Outubro de 1856.
Trem das nuvens cruzando o viaduto La Polvorilla, na Argentina.
Ferrovia de Bitola Larga com dormentes de concreto.
Investimento em ferrovias gira em torno de R$ 240 Bilhões.
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