A Estrada de Ferro Central do Piauí (EFCP) foi uma empresa ferroviária piauiense que administrou o projeto, a construção e a operação da Ferrovia Teresina-Parnaíba, fazendo a ligação da capital à Luís Correia (no Porto de Amarração), no litoral do estado. Apesar da opinião de políticos e técnicos de que a ferrovia seria inútil (um elefante branco) por correr paralela ao Rio Parnaíba, a empresa foi constituída em 1918 como um desmembramento de um ramal da Rede de Viação Cearense em 1918. Suas obras, iniciadas em 1913, foram concluídas apenas em 1969 com a chegada dos trilhos à cidade de Teresina, quando a EFCP já havia sido encampada pela RFFSA em 1957.
HISTÓRIA
Apesar dos constantes investimentos, a empresa nunca conseguiu atingir os seus objetivos, tendo sido encampada pela Rede Ferroviária Federal em 6 de março de 1957. Os trilhos só alcançaram Teresina em 1969.
REVITALIZAÇÃO DO TRECHO PARNAÍBA-LUIS CORREIA
A partir de 2019 a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Piauí (Fecomercio-PI) vem trabalhado na reativação de trecho Parnaíba até Luis Correia com investimento para funcionar trem em rota turística e no dia 25 de março de 2020 chegou em Parnaíba um comboio de carretas com locomotivas e vagões adquiridos no Rio de Janeiro, mas o reinício das operações no mencionado trecho ferroviário foi suspenso em razão da pandemia do Coronavírus.
MUSEU
Para preservar utensílios e demais objetos e estruturas memoriais foi criado em 2003 o Museu do Trem do Piauí pela secretaria de cultura do município de Parnaíba. Em Campo Maior a Estação Ferroviária serve sua estrutura a um museu.
VANDALISMO
Atualmente algumas cidades gerenciam rudimentares políticas de conservação patrimonial da Estrada de Ferro Central do Piauí, mas o trecho mais vandalizado se encontra na zona urbana de Campo Maior.
Locomotiva a vapor N° 29 da Estrada de Ferro Central do Piauí.
INFORMAÇÕES PRINCIPAIS
Nome: Estrada de Ferro Central do Piauí
Sigla: EFCP
Área de operação: Piauí
Tempo de operação: 1918-1957
Ferrovia sucessora: RFFSA Rede Ferroviária Federal S.A
ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA
Bitola: 1,000mm (Métrica)
Extensão: 194 km
Frota: 31 locomotivas e 423 vagões
Mapa da Estrada de Ferro Central do Piauí de 1954.
Trem da Estrada de Ferro Central do Piauí tracionado pela locomotiva a vapor N° 18 no ano de 1954.
Identificação quilométrica e altitudinal da Estação Ferroviária de Miradouro da Estrada de Ferro Central do Piauí.
Comentários
Postar um comentário