Rede Sul Mineira

A Rede Sul Mineira foi resultado da fusão de duas ferrovias sul-mineiras, sendo elas: Estrada de Ferro Minas e Rio e Viação Férrea Sapucaí, ocorrida em 1910, sendo incorporada à RMV em 1931. A partir de 1922, a RSM passou à administração do Estado de Minas Gerais e administrou as ferrovias estaduais Estrada de Ferro Trespontana, Estrada de Ferro Machadense e Estrada de Ferro São Gonçalo que foram incorporadas ao patrimônio da União em 1938, no período RMV.

HISTÓRIA
Localizada basicamente no sul de Minas Gerais, e formada em 1910. Neste mesmo ano, foi realizado um contrato de arrendamento entre o Governo Federal e a Companhia Viação Férrea Sapucaí. Esta empresa alterou seu nome para Companhia de Estradas de Ferro Federais, Rede Sul Mineira, e administrou suas linhas juntamente com as linhas das outras duas companhias arrendadas, a Companhia Estrada de Ferro Muzambinho e Estrada de Ferro Minas e Rio. Com muita expectativa e poucas ações, o desempenho financeiro da Rede Sul Mineira se mostrou ruim, principalmente com o aumento dos custos operacionais, instabilidade no transporte de café, concorrência com outras ferrovias (sobretudo com a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, que também construiu ramais na região) e a eclosão da Primeira Guerra Mundial, realidade que também abarcou outras ferrovias brasileiras. O resultado foi a deterioração das condições do tráfego e a realização de empréstimos franceses, que oneraram ainda mais o frágil quadro financeiro da empresa. Paralelamente, como condição específica da Rede Sul Mineira, percebemos que a relação entre homens de governo, o capital estrangeiro e os negócios da empresa tomou uma dimensão intensa e conturbada, não sendo uma exclusividade dos dias atuais. Tendo o Sul de Minas Gerais se tornado um viveiro de políticos que comandaram o governo estadual e ocuparam até mesmo a Presidência da República, a atuação de políticos profissionais em sua administração foi constante, e reproduziu os embates registrados em tempos de eleições. Entre 1920 e 1921, o governo federal rescindiu o contrato e encampou a companhia. Entre 1921 e 1922, a União entrou em acordo com o estado de Minas Gerais para arrendar a rede ferroviária sul-mineira, em um momento em que o Estado ampliou consideravelmente sua participação na administração de estradas de ferro. Assim, entre 1922 e começo de 1931, a empresa teve o nome alterado para Rede de Viação Sul Mineira. Apesar da piora do desempenho financeiro, estes anos foram marcados por uma tentativa de melhora dos serviços e regularidade do tráfego. Em 1931, um novo contrato de arrendamento foi feito entre a União e Minas Gerais, quando foi criada a Rede Mineira de Viação (RMV). Além da Rede de Viação Sul Mineira, que passou a se chamar Estrada de Ferro Sul de Minas, a RMV também foi composta Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), até então administrada pelo governo federal) e Estrada de Ferro Paracatu, que foi incorporada à EFOM e já era administrada pelo governo de Minas. Ao que indicam as fontes, as estradas que formavam a Rede Mineira de Viação sobreviveram com relativa autonomia até 1934, ano limite desta pesquisa. Ainda neste mesmo ano, foi publicado o primeiro Plano Nacional Geral da Viação, que de alguma maneira representou uma mudança na forma como a União tentou lidar com a questão dos transportes no país.
Primeira locomotiva construída nas oficinas da Rede Sul Mineira, em Cruzeiro/SP no ano de 1923.
INFORMAÇÕES PRINCIPAIS

Nome: Rede Sul Mineira

Sigla: RSM

Área de Operação: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro

Tempo de Operação: 1910-1931


Sede: Pouso Alegre, MG, Brasil

Ferrovias Antecessoras: Estrada de Ferro Minas e Rio e Viação Férrea Sapucaí

Ferrovias Sucessoras: Rede Mineira de Viação

ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA

Bitola: 1,000mm (Métrica)

Extensão: 277 km
VEJA TAMBÉM:
Mapa da Rede Sul Mineira.

Vagão Salão da Rede Sul Mineira.

Vagão 20 Toneladas da Rede Sul Mineira.

Vagão Dormitório Administração PL-101 da Rede Sul Mineira.

Locomotiva à vapor Nº 262 da Rede Sul Mineira.

Logo da Rede Sul Mineira na Estação Ferroviária de Itajubá/MG.

Homenagem aos antigos ferroviários da Rede Sul Mineira.

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