A Ferrovia Sul Atlântico foi uma empresa ferroviária brasileira que arrematou a concessão da Malha Sul da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), em processo de privatização no dia 13 de dezembro de 1996.
HISTÓRIA
A empresa iniciou suas atividades em 1 de março de 1997, operando a malha ferroviária dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em dezembro de 1998, por meio de um contrato operacional com a Ferroban passou a operar também a malha no trecho sul do estado de São Paulo.
Em agosto de 1999, a empresa adquiriu 7.000 km da malha ferroviária central e nordeste da Argentina, pertencentes as companhias MESO ou FMGU Ferrocarriles Mesopotámico General Urquisa e BAP Ferrocarriles Buenos Aires al Pacifico, dobrando a extensão de sua malha.
Após as aquisições na Argentina, a companhia foi renomeada, dando origem a ALL América Latina Logística.
Em dezembro de 1998, por meio de um contrato operacional com a Ferroban passou a operar também a malha no trecho sul do estado de São Paulo.
Em agosto de 1999, a empresa adquiriu 7.000 km da malha ferroviária central e nordeste da Argentina, pertencentes as companhias MESO ou FMGU Ferrocarriles Mesopotámico General Urquisa e BAP Ferrocarriles Buenos Aires al Pacifico, dobrando a extensão de sua malha.
Após as aquisições na Argentina, a companhia foi renomeada, dando origem a ALL América Latina Logística.
Logo da Ferrovia Sul Atlântico.
INFORMAÇÕES PRINCIPAIS
Nome: Ferrovia Sul Atlântico
Sigla: FSA
Área de operação: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Tempo de operação: 1997-1999
Sede: Curitiba, Paraná, Brasil
Ferrovia Antecessora: RFFSA Rede Ferroviária Federal S.A
Ferrovia Sucessora: ALL América Latina Logística
ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA
Bitola: 1,000mm e 1,434mm (Métrica)
Extensão: 8.009 km
Frota: 228 Locomotivas Operacionais (103 Inativas)
VEJA TAMBÉM
Mapa da Ferrovia Sul Atlântico.
Composição da Ferrovia Sul Atlântico.
Locomotiva EMD G12 Nº 4241 da Ferrovia Sul Atlântico.
Comentários
Postar um comentário