Ferrovia Sul Atlântico

A Ferrovia Sul Atlântico foi uma empresa ferroviária brasileira que arrematou a concessão da Malha Sul da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), em processo de privatização no dia 13 de dezembro de 1996.


HISTÓRIA
A empresa iniciou suas atividades em 1 de março de 1997, operando a malha ferroviária dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em dezembro de 1998, por meio de um contrato operacional com a Ferroban passou a operar também a malha no trecho sul do estado de São Paulo.
Em agosto de 1999, a empresa adquiriu 7.000 km da malha ferroviária central e nordeste da Argentina, pertencentes as companhias MESO ou FMGU Ferrocarriles Mesopotámico General Urquisa e BAP Ferrocarriles Buenos Aires al Pacifico, dobrando a extensão de sua malha.
Após as aquisições na Argentina, a companhia foi renomeada, dando origem a ALL América Latina Logística.
Logo da Ferrovia Sul Atlântico.
INFORMAÇÕES PRINCIPAIS

Nome: Ferrovia Sul Atlântico


Sigla: FSA


Área de operação: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul


Tempo de operação: 1997-1999


Sede: Curitiba, Paraná, Brasil


Ferrovia Antecessora: RFFSA Rede Ferroviária Federal S.A


Ferrovia Sucessora: ALL América Latina Logística


ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA

Bitola: 1,000mm e 1,434mm (Métrica)


Extensão: 8.009 km

Frota: 228 Locomotivas Operacionais (103 Inativas)


VEJA TAMBÉM

Mapa da Ferrovia Sul Atlântico.

Composição da Ferrovia Sul Atlântico.

Locomotiva EMD G12 Nº 4241 da Ferrovia Sul Atlântico.

Trem da Ferrovia Sul Atlântico subindo a serra do mar no Paraná.

Locomotiva EMD G22CU Nº 4470 da Ferrovia Sul Atlântico.

Vagão FFD da Ferrovia Sul Atlântico.

Locomotiva EMD GT22 Nº 4662 da Ferrovia Sul Atlântico.

Trem da Ferrovia Sul Atlântico em Irati/PR no ano de 1999.

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