A Estrada de Ferro Mauá, como é conhecida hoje em dia e oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil.
HISTÓRIA
Foi inaugurada em 30 de abril de 1854 em seu trecho inicial, ligando o Porto de Mauá a Fragoso no Rio de Janeiro, num trecho de 14,5 km.
Mais tarde foi prolongada, chegando a 15,19 km. Foi construída pelo empresário brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá.
O trecho ferroviário seguia da Estação Guia de Pacobaíba (antiga Estação Mauá, a estação recebeu esse nome após ser arrendada pela Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará), no atual município de Magé, até Fragoso, e posteriormente à localidade de Inhomirim, também conhecida como Raiz da Serra.
A extensão até Raiz da Serra (Vila Inhomirim) se deu em 1856, onde se iniciaria a subida por cremalheira para Petrópolis, e Areal, somente 30 anos mais tarde.
Em 1962 o tráfego entre Pacobaíba e Piabetá foi suprimido. Em 1964, foi a vez do trecho de Vila Inhomirim a Três Rios ser desativado.
Entretanto, ainda resta um pequeno trecho da primeira ferrovia do Brasil com tráfego de trens da SuperVia entre as estações Piabetá e Vila Inhomirim.
Mais tarde foi prolongada, chegando a 15,19 km. Foi construída pelo empresário brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá.
O trecho ferroviário seguia da Estação Guia de Pacobaíba (antiga Estação Mauá, a estação recebeu esse nome após ser arrendada pela Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará), no atual município de Magé, até Fragoso, e posteriormente à localidade de Inhomirim, também conhecida como Raiz da Serra.
A extensão até Raiz da Serra (Vila Inhomirim) se deu em 1856, onde se iniciaria a subida por cremalheira para Petrópolis, e Areal, somente 30 anos mais tarde.
Em 1962 o tráfego entre Pacobaíba e Piabetá foi suprimido. Em 1964, foi a vez do trecho de Vila Inhomirim a Três Rios ser desativado.
Entretanto, ainda resta um pequeno trecho da primeira ferrovia do Brasil com tráfego de trens da SuperVia entre as estações Piabetá e Vila Inhomirim.
Lançamento da pedra fundamental da Estrada de Ferro Mauá, em 29 de Agosto de 1852. O ato contou com a presença de Dom Pedro ll e diversas outras autoridades.
INFORMAÇÕES PRINCIPAIS
Sigla: EFM
Área de operação: Rio de Janeiro
Tempo de operação: 1854-1888
Frota: 3 locomotivas
Portos atendidos: Porto de Estrela
Extensão: 18 km
Sede: Magé, Rio de Janeiro, Brasil
Ferrovia sucessora: Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará
ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA
Bitola: 1.676mm
VEJA TAMBÉM:
A estação ferroviária Guia de Pacobaíba foi a primeira do Brasil, está localizada no Rio de Janeiro, foto tirada no ano de 2014.
Trem no Porto da Estrela, o povo desembarcava das barcas e embarcava no trem que parava alguns metros na frente, em Guia de Pacobaíba, Mauá na época, e seguia para a serra de Petrópolis. Em 1926, a construção da linha entre o Rio de Janeiro e Magé acabou com a festa. O porto foi abandonado e o cais virou ferrugem.
Comentários
Postar um comentário