Estrada de Ferro Mauá, a primeira ferrovia do Brasil!

A Estrada de Ferro Mauá, como é conhecida hoje em dia e oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil.

HISTÓRIA
Foi inaugurada em 30 de abril de 1854 em seu trecho inicial, ligando o Porto de Mauá a Fragoso no Rio de Janeiro, num trecho de 14,5 km.
Mais tarde foi prolongada, chegando a 15,19 km. Foi construída pelo empresário brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá.
O trecho ferroviário seguia da Estação Guia de Pacobaíba (antiga Estação Mauá, a estação recebeu esse nome após ser arrendada pela Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará), no atual município de Magé, até Fragoso, e posteriormente à localidade de Inhomirim, também conhecida como Raiz da Serra.
A extensão até Raiz da Serra (Vila Inhomirim) se deu em 1856, onde se iniciaria a subida por cremalheira para Petrópolis, e Areal, somente 30 anos mais tarde.
Em 1962 o tráfego entre Pacobaíba e Piabetá foi suprimido. Em 1964, foi a vez do trecho de Vila Inhomirim a Três Rios ser desativado.
Entretanto, ainda resta um pequeno trecho da primeira ferrovia do Brasil com tráfego de trens da SuperVia entre as estações Piabetá e Vila Inhomirim.

   Lançamento da pedra fundamental da Estrada de Ferro Mauá, em 29 de Agosto de 1852. O ato contou com a presença de Dom Pedro ll e diversas outras autoridades.

INFORMAÇÕES PRINCIPAIS 

Sigla: EFM

Área de operação: Rio de Janeiro

Tempo de operação: 1854-1888

Frota: 3 locomotivas

Portos atendidos: Porto de Estrela

Extensão: 18 km 

Sede: Magé, Rio de Janeiro, Brasil

Ferrovia sucessora: Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará

ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA

Bitola: 1.676mm

VEJA TAMBÉM:

    A estação ferroviária Guia de Pacobaíba foi a primeira do Brasil, está localizada no Rio de Janeiro, foto tirada no ano de 2014.

Trem no Porto da Estrela, o povo desembarcava das barcas e embarcava no trem que parava alguns metros na frente, em Guia de Pacobaíba, Mauá na época, e seguia para a serra de Petrópolis. Em 1926, a construção da linha entre o Rio de Janeiro e Magé acabou com a festa. O porto foi abandonado e o cais virou ferrugem.


A Baroneza primeira locomotiva a vapor no Brasil e a única transformada em monumento cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, circulou pela primeira vez em 30 de abril de 1854 quando foi inaugurada a E.F. Petrópolis, fundada por Irineu Evangelista de Souza, Visconde e Barão de Mauá, patrono do Ministério dos Transportes.

A locomotiva número 7 com as iniciais da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará, subia a serra do Rio a Petrópolis utilizando um sistema de cremalheiras. Tratava-se de uma locomotiva com uma roda central dentada, fabricada nos Estados Unidos provavelmente em 1889.

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