EFB Estrada de Ferro Bragança

Estrada de Ferro de Bragança foi uma ferrovia que existiu no estado do Pará. Ligava a Estação de São Brás, na capital Belém, ao município de Bragança, com uma extensão de 222 km, em bitola métrica.
Foi a primeira ferrovia a ser construída em solo amazônico e também a primeira em território paraense, possuindo grande importância histórica para o Brasil.

HISTÓRIA
A ferrovia começou a ser construída no ano de 1883 e já em 1884 foi inaugurado seu primeiro trecho, de 29 quilômetros, entre São Brás e Benevides. Em 1885, a E.F. de Bragança ganhou outros 29 quilômetros e atingiu a localidade de Itaqui, próxima a Castanhal, mas, as obras de construção ficariam paralisadas até 1901. Somente em 1908 a estrada atingiria a cidade de Bragança, chegando à sua extensão máxima.
Inicialmente, as intenções da ferrovia eram alcançar a capital maranhense São Luís, assim unindo os dois estados e suas capitais, porém isso nunca chegou a ser concretizado e a ferrovia se limitou à cidade de Bragança, as margens do Rio Caeté.
A E.F. de Bragança pertenceu ao Governo do Estado do Pará até 1936, quando foi entregue à União Federal. Em 1957, foi incorporada à Rede Ferroviária Federal que desativou e suprimiu suas linhas alguns anos depois.

TRAJETO
A Linha Tronco da E. F. de Bragança passava pelo que hoje são os seguintes municípios, possuindo pelo menos uma estação em cada um deles.
ESTAÇÕES

  • 1 Belém – 0 km
  • 2 Belém – São Brás (Central) – 5,34 km
  • 3 Belém (Entroncamento) – 10,88 km
  • 4 Ananindeua (Parada) – 19,121 km
  • 5 Marituba – 22,55 km
  • 6 Canutama (Parada) – 30,397 km
  • 7 Benevides – 33,228 km
  • 8 Moema (Parada) – 42,97 km
  • 9 Santa Izabel – 46,038 km
  • 10 Americano – 58,34 km
  • 11 Apeú – 66,513 km
  • 12 Km 72 (Parada) -71,17 km
  • 13 Castanhal – 73,86 km
  • 14 Km 80 (Parada) – 79,855 km
  • 15 Anhanga – 88,703 km
  • 16 Granja Eremita (Parada) – 100,999 Km
  • 17 Jambu-açú (Parada) – 108,854 Km
  • 18 Igarapé-açú – 116,402 Km
  • 19 1° Caripy (Parada) – 121,368 Km
  • 20 2° Caripy (Parada) – 124,813 Km
  • 21 São Luiz – 133,571 Km
  • 22 Livramento (Parada) – 139,606 Km
  • 23 Timboteua – 151,560 Km
  • 24 E. Experimental (Parada) – 155,46 Km
  • 25 Peixe-Boi – 161,704 Km
  • 26 Capanema – 179,92 km
  • 27 Tauari (Parada) – 196,568 Km
  • 28 Quatipuru 207,982 Km
  • 29 Tracuateua 215,86 Km
  • 30 Rio Branco (Parada) – 220,766 Km
  • 31 Bragança 233,18 Km (Inaugurada em 7 de setembro de 1907)
RAMAIS

A Estrada de Ferro de Bragança possuía também três ramais: Ramal do Pinheiro (em Icoaraci - Belém), de Benfica (na atual Santa Bárbara do Pará) e de Prata (na atual Santa Maria do Pará).

Ramal do Pinheiro

  • 32 Tapanã (Parada) – 18,480 Km
  • 33 Sumauma (Parada) – 20,050 Km
  • 34 Tenoné (Parada) – 20,800Km
  • 35 Pinheiro – 26,457,18 Km

Sub-ramal Curro Maguary

  • 36 Maguary (Parada) 26,306,90

Ramal do Prata

  • 37 Igarapé-assú – 116,402
  • 38 Prata – 20,777 Km

Ramal Benjamin Constant

  • 39 Bragança – 233,177,53 Km
  • 40 Benjamin Constant – 19,175 Km

Sua estação final era Tijocas, em Bragança.


Locomotiva Maguary na rotunda de Marituba/PA.

INFORMAÇÕES PRINCIPAIS

Nome: Estrada de Ferro Bragança

Sigla: EFB

Atividade: Transporte ferroviário, Logística

Fundação: 1884

Áreas servidas: Pará, Brasil

Produtos: Transporte e movimentação de cargas

Tempo de operação: 1884-1964

ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA

Bitola: 1,000mm (Métrica)

Extensão: 222 km



Mapa da Estrada de Ferro Bragança.

Trecho na Av. Tito Franco atual Av. Almirante Barroso, próximo a Escola de Agronomia do Pará (Hoje Escola Souza Franco).

Estação ferroviária de São Braz/PA.

Estação Central.

Estação de Castanhal/PA.

Trilhos, caixa d'água e as primeiras moradias de Marituba/PA (sentido para Benevides/PA).

Estação de Igarapé-Açu/PA.

Trem da Estrada de Ferro Bragança.


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