Grave acidente com 2 trens que deixou 3 maquinistas mortos em Ipê no Rio Grande do Sul.

Um acidente envolvendo 2 trens de carga da RFFSA, ocorrido no Km 220 da ferrovia, no túnel 10, Vila São Paulino, interior de Ipê/RS, deixou 3 maquinistas mortos e 1 ferido.
HISTÓRIA
Era uma manhã de domingo, por volta das 9 horas e 30 minutos, de 14 de Março de 1993.
Um dos trens havia saído de Lages/SC com destino à Porto Alegre/RS, e o outro seguia no sentido contrário com destino à Ourinhos/SP.
Uma falha de comunicação colocou os dois trens, um em cada sentido, no mesmo trecho da ferrovia. Após perceberem 15 minutos antes do choque, os operadores de Vacaria/RS tentaram chegar ao local, que não tinha comunicação por rádio.
Um dos trens transportava álcool, o que partiu do estado de Santa Catarina, era tracionado por 4 locomotivas, com 42 vagões, sendo 16 carregados com álcool, 12 com rocha fosfática, 2 com sucata de ferro e 12 vazios.
O que seguia no sentido contrário era tracionado por 3 locomotivas, com 51 vagões, sendo 18 carregados de trigo e 33 vazios. Com a colisão houve uma grande explosão seguida de incêndio, que durou mais de 3 dias, impossibilitando os bombeiros de entrarem no túnel.
Segundo a RFFSA houve falha humana na liberação dos trens para trafegarem no mesmo horário em sentidos que favoreceram o choque.
Foto aérea do acidente.
DESCRIÇÃO

Data: 14 de Março de 1993 (14/03/93)

Horário: 9:30 (09:30 AM)

Local: Ipê/RS

País: Brasil

Linha: Mafra-Roca Sales


Tipo de Acidente: Colisão frontal

Causa: Falha humana

ESTATÍSTICAS

Nº de Trens: 2

Passageiros: 4

Mortos: 3

Feridos: 1

Prejuízo: Não estimado

VEJA TAMBÉM:

Comentários