RVC Rede Viação Cearense

A Rede de Viação Cearense foi uma empresa federal criada em 1909 para administrar as empresas Estrada de Ferro de Baturité e Estrada de Ferro de Sobral
HISTÓRIA
A Rede de Viação Cearense foi criada pelo presidente Nilo Peçanha, através do Decreto Nº 7.669 de 18 de novembro de 1909. A nova empresa passou a administrar as Estrada de Ferro de Baturité e Estrada de Ferro de Sobral, sendo que o mesmo decreto arrendou as referidas ferrovias para a empresa britânica South American Railway Construction Company Limited.
Apesar de ter iniciado algumas obras de prolongamento da ferrovia, a South American descumpriu os prazos de seu contrato e perdeu sua concessão em 1915, através do Decreto n. 11.692 de 25 de agosto daquele ano.
Em 1957 foi transformada em subsidiária da Rede Ferroviária Federal (RFFSA). A RFFSA transformou a subsidiária em 2ª Divisão Cearense em 1969, extinguindo formalmente a empresa em 1975.
Logo da RVC Rede Viação Cearense.

INFORMAÇÕES PRINCIPAIS

Nome: Rede Viação Cearense

Sigla: RVC

Área de operação: Ceará e Paraíba

Tempo de operação: 1909-1975



Sede: Fortaleza, Ceará, Brasil

ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA

Bitola: 1,000mm (Métrica)

Extensão: 1.596 km

Frota: 50 locomotivas e 880 vagões

VEJA TAMBÉM:

Mapa da Rede Viação Cearense.

Locomotiva a vapor Nº 29 da Rede Viação Cearense.

Locomotiva a vapor Nº 30 da Rede Viação Cearense.

Vagão de passageiros da RFFSA/RVC Rede Viação Cearense.

Vagão gaiola para o transporte de animais da Rede Viação Cearense.

Locomotiva diesel Whitcomb da Rede Viação Cearense.

Estação João Felipe, antiga sede da Rede Viação Cearense em Fortaleza no Ceará.

Trem da Rede Viação Cearense com locomotiva a vapor Nº 105.

RVC - Rede de Viação Cearense - Ramal de Camocim.

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