A Rede de Viação Cearense foi uma empresa federal criada em 1909 para administrar as empresas Estrada de Ferro de Baturité e Estrada de Ferro de Sobral.
HISTÓRIA
A Rede de Viação Cearense foi criada pelo presidente Nilo Peçanha, através do Decreto Nº 7.669 de 18 de novembro de 1909. A nova empresa passou a administrar as Estrada de Ferro de Baturité e Estrada de Ferro de Sobral, sendo que o mesmo decreto arrendou as referidas ferrovias para a empresa britânica South American Railway Construction Company Limited.
Apesar de ter iniciado algumas obras de prolongamento da ferrovia, a South American descumpriu os prazos de seu contrato e perdeu sua concessão em 1915, através do Decreto n. 11.692 de 25 de agosto daquele ano.
Em 1957 foi transformada em subsidiária da Rede Ferroviária Federal (RFFSA). A RFFSA transformou a subsidiária em 2ª Divisão Cearense em 1969, extinguindo formalmente a empresa em 1975.
Apesar de ter iniciado algumas obras de prolongamento da ferrovia, a South American descumpriu os prazos de seu contrato e perdeu sua concessão em 1915, através do Decreto n. 11.692 de 25 de agosto daquele ano.
Em 1957 foi transformada em subsidiária da Rede Ferroviária Federal (RFFSA). A RFFSA transformou a subsidiária em 2ª Divisão Cearense em 1969, extinguindo formalmente a empresa em 1975.
Logo da RVC Rede Viação Cearense.
INFORMAÇÕES PRINCIPAIS
Nome: Rede Viação Cearense
Sigla: RVC
Área de operação: Ceará e Paraíba
Tempo de operação: 1909-1975
Ferrovias antecessoras: Estrada de Ferro de Baturité e Estrada de Ferro de Sobral
Ferrovia sucessora: RFFSA Rede Ferroviária Federal
Sede: Fortaleza, Ceará, Brasil
ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA
Bitola: 1,000mm (Métrica)
Extensão: 1.596 km
Frota: 50 locomotivas e 880 vagões
VEJA TAMBÉM:
Mapa da Rede Viação Cearense.
Locomotiva a vapor Nº 29 da Rede Viação Cearense.
Locomotiva a vapor Nº 30 da Rede Viação Cearense.
Vagão de passageiros da RFFSA/RVC Rede Viação Cearense.
Vagão gaiola para o transporte de animais da Rede Viação Cearense.
Comentários
Postar um comentário