Ferrovia Nova Transnordestina

A Ferrovia Nova Transnordestina (EF-232 e EF-116) é uma ferrovia brasileira, em bitola mista, projetada para ligar o Porto de Pecém, no Ceará, ao Porto de Suape, em Pernambuco, além do cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins, com extensão total de 1.753 km. No futuro se conectará com a Ferrovia Norte-Sul em Porto Franco/MA.
A ferrovia pertence à Transnordestina Logística S.A, uma subsidiária da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Embora seja privada, a obra recebeu majoritariamente recursos públicos.

CRONOLOGIA
  • 1997: Leilão da Malha Ferroviária Nordeste
  • 1998: Início de exploração e desenvolvimento do transporte de cargas com a criação da CFN
  • 2002: Estudos para a implantação de novo traçado – projeto TRANSNORDESTINA
  • 2006: Início de implantação da FERROVIA TRANSNORDESTINA
  • 2013: Previsão de início de operação da FERROVIA TRANSNORDESTINA
  • 2016: Obra 52% concluída, usados R$ 6,27 bilhões, necessários mais R$ 5 bilhões para conclusão total da obra
  • 2017: Por orientação do Tribunal de Contas da União as obras não devem mais serem realizados repasses de dinheiro público, por descompasse entre dos cronogramas de obras e os valores financeiros liberados.
  • 2018: A CSN correu o risco de perder os contratos de construção da Transnordestina, pois a ANTT iniciou um processo administrativo que poderia ter encerrado a validade dos contratos considerando o tempo de paralisação das obras.
  • 2019: Depois de ficar parada por mais de três anos, as obras foram retomadas a partir de um investimento de R$ 257 milhões efetuados inteiramente pela controladora Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
A Ferrovia Transnordestina tinha conclusão prevista para o ano de 2016, mas atualmente ainda não foi acabada, tendo apenas 600 km concluídos.
CARACTERÍSTICAS

O projeto desta ferrovia intenciona elevar a competitividade da produção agrícola e mineral da região Nordeste, com uma logística eficiente que une uma ferrovia moderna de alto desempenho e portos e calado profundo que podem receber navios de grande porte. A bitola mista permite a união da alta capacidade da bitola larga e a ligação com as outras ferrovias regionais com a bitola métrica.

  • Ferrovia: Conectará Eliseu Martins ao Porto de Suape e ao Porto de Pecém.

Bitola larga e mista Rampas: sentido exportação: 1,0% Rampas: sentido importação: 1,5% Curvas com raio mínimo de 400 metros. Projetada para garantir serviços logísticos: alta qualidade X baixo custo.

  • Terminais: 2 Terminais portuários - exportação de granéis sólidos

Localizações Estratégicas: principais mercados consumidores e em portos aptos a operar navios “cape size”.

Uma conexão entre a Nova Transnordestina e a Ferrovia Norte-Sul encontra-se em projeto e será construída entre as cidades de Eliseu Martins/PI e Estreito/MA num total de 400 km.

Orçamento e Financiamento
O custo total da obra estimado em R$ 5,42 bilhões deverá ser excedido em 25% e totalizará cerca de R$ 6,72 bilhões. O aumento de custo foi justificado por maiores custos com mão de obra e equipamentos. Do orçamento atual, R$ 3,1 bilhões serão financiados, sendo R$ 2,7 bilhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), R$ 225 milhões do BNDES e 180 milhões do Banco do Nordeste. Dos R$ 2,3 bilhões restantes, R$ 1,3 bilhão sai do caixa da CSN, R$ 823 milhões do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor) e R$ 164 milhões da estatal Valec. Por tratar-se de um empreendimento de controle privado, o custo da Transnordestina é de responsabilidade da TLSA (Transnordestina Logística S.A.), controladora do projeto. Em dezembro de 2016, a obra estava 52% concluída, apesar de ter usado R$ 6,27 bilhões. Serão necessários mais R$ 5 bilhões para conclusão total da obra.
Construção da Ferrovia Nova Transnordestina.

INFORMAÇÕES PRINCIPAIS

Nome: Ferrovia Nova Transnordestina

Sigla: FNT

EF: EF-232 e EF-116

Área de operação: Ceará, Pernambuco e Piauí



Portos atendidos: Porto de Pecém e Porto de Suape

Sede: Fortaleza, Ceará, Brasil

ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA

Bitola: 1,600mm (Larga)

Extensão: 1.753 km
VEJA TAMBÉM:

Mapa da Ferrovia Nova Transnordestina.

Obras da Ferrovia Nova Transnordestina.

Trecho pronto da Ferrovia Nova Transnordestina.

Ponto da Ferrovia Nova Transnordestina.

Locomotiva EMD G12M na obra da Ferrovia Nova Transnordestina.

Ex-presidente Dilma Rousseff acompanhando as obras da Ferrovia Nova Transnordestina.

Ferrovia Nova Transnordestina em Pernambuco hoje, vídeo gravado no dia 24/01/2022.

Comentários

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