A Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) é uma empresa brasileira de logística, controlada pelo Grupo CSN. A empresa opera ferrovias em bitola métrica com 1.190 km de extensão, que ligam os portos de Itaqui (São Luis/MA), Pecém (São Gonçalo do Amarante/CE) e Mucuripe (Fortaleza/CE), na Região Nordeste do Brasil.
A companhia foi criada a partir da cisão da Transnordestina Logística S.A. em 29 de outubro de 2012 e aprovada em 22 de fevereiro de 2013, a partir da Resolução nº 4042 da ANTT. Administra desde então, a chamada Malha I que compreende os trechos em bitola métrica de São Luís a Mucuripe, Arrojado a Recife, Itabaiana a Cabedelo e Paula Cavalcante a Macau.
A companhia foi criada a partir da cisão da Transnordestina Logística S.A. em 29 de outubro de 2012 e aprovada em 22 de fevereiro de 2013, a partir da Resolução nº 4042 da ANTT. Administra desde então, a chamada Malha I que compreende os trechos em bitola métrica de São Luís a Mucuripe, Arrojado a Recife, Itabaiana a Cabedelo e Paula Cavalcante a Macau.
HISTÓRIA
Criada originalmente com o nome de Companhia Ferroviária do Nordeste S.A. em 1 de janeiro de 1998 a partir da concessão da malha ferroviária do Nordeste adquirida da Rede Ferroviária Federal que era composta das seguintes superintendências regionais: SR-1 (Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte), SR-11 (Ceará) e SR-12 (Piauí e Maranhão). Possuindo 4.207 km que se estendiam pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas até o município de Propriá, em Sergipe. O único trecho em operação atualmente fica localizado entre o Maranhão e o Ceará.
Originalmente o controle acionário da CFN era da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e Taquari Participações S.A.
Ocorreu em 2003 a saída da CVRD do bloco de controle da CFN, através de troca de ações envolvendo a Ferrovia Centro-Atlântica e o TECON. Essa troca acionaria foi aprovada pelo CADE em 2006.
Em 2008, a razão social da Companhia Ferroviária do Nordeste S.A. (CFN) mudou para Transnordestina Logística S.A. (TLSA).
A VALEC torna-se acionista da TLSA em 2011.
É iniciado em 2012 o processo de cisão parcial da TLSA, visando segregar a concessão da antiga malha ferroviária da RFFSA da concessão Nova Transnordestina que está em construção. Em 2013 ocorre a cisão da Transnordestina Logística S.A., sendo criada a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) responsável pela operação das linhas de bitola métrica no nordeste.
A linha ferroviária em operação atualmente, com 1.190 km em bitola métrica, liga os portos de Itaqui (São Luís/MA), Pecém (São Gonçalo do Amarante/CE) e Mucuripe (Fortaleza/CE), através da Ferrovia São Luís-Teresina e da Ferrovia Teresina-Fortaleza. As cargas são movimentadas por 92 locomotivas e 1.434 vagões.
Em 2017, a FTL transportou 2,7 milhões de toneladas, dos quais 1,4 milhão de celulose, 631 mil de combustíveis e 363 mil de cimento. Já em 2018, a empresa transportou 2,63 milhões de toneladas, dos quais 1,4 milhão de celulose, 610 mil de combustíveis e 291 mil de cimento.
Originalmente o controle acionário da CFN era da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e Taquari Participações S.A.
Ocorreu em 2003 a saída da CVRD do bloco de controle da CFN, através de troca de ações envolvendo a Ferrovia Centro-Atlântica e o TECON. Essa troca acionaria foi aprovada pelo CADE em 2006.
Em 2008, a razão social da Companhia Ferroviária do Nordeste S.A. (CFN) mudou para Transnordestina Logística S.A. (TLSA).
A VALEC torna-se acionista da TLSA em 2011.
É iniciado em 2012 o processo de cisão parcial da TLSA, visando segregar a concessão da antiga malha ferroviária da RFFSA da concessão Nova Transnordestina que está em construção. Em 2013 ocorre a cisão da Transnordestina Logística S.A., sendo criada a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) responsável pela operação das linhas de bitola métrica no nordeste.
A linha ferroviária em operação atualmente, com 1.190 km em bitola métrica, liga os portos de Itaqui (São Luís/MA), Pecém (São Gonçalo do Amarante/CE) e Mucuripe (Fortaleza/CE), através da Ferrovia São Luís-Teresina e da Ferrovia Teresina-Fortaleza. As cargas são movimentadas por 92 locomotivas e 1.434 vagões.
Em 2017, a FTL transportou 2,7 milhões de toneladas, dos quais 1,4 milhão de celulose, 631 mil de combustíveis e 363 mil de cimento. Já em 2018, a empresa transportou 2,63 milhões de toneladas, dos quais 1,4 milhão de celulose, 610 mil de combustíveis e 291 mil de cimento.
GRUPO DE CONTROLE
O controle da FTL é compartilhado entre as empresas CSN e Taquari Participações, conforme o quadro a seguir.
Empresa: Percentual:
Companhia Siderúrgica Nacional 96,42
Taquari Participações S.A. 3,15
FROTA
A frota de locomotivas da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) ao fim de 2015 era composta em sua maioria por máquinas de pequeno porte e baixa potência, possuindo um total de 106 locomotivas, destas onze classificadas como inativas.
Fabricante | Modelo | Potência | Ativas | Total | Nota |
---|---|---|---|---|---|
ALCO | RSD-8 | 1050 HP | 27 | 31 | Bitola métrica |
EMD | G12 | 1425 HP | 27 | 27 | Bitola métrica |
GE | U5B | 600 HP | 12 | 12 | Bitola métrica |
GE | U10B | 1050 HP | 21 | 24 | Bitola métrica |
GE | U8B | 900 HP | 2 | 6 | Bitola métrica |
EMD | SD18 | 1800 HP | 4 | 4 | Adquiridas por meio de transferência em 2016 da MRS. Bitola larga. |
EMD | SD38M | 2000HP | 2 | 2 | Adquiridas por meio de transferência em 2016 da MRS. Bitola larga. |
Em 2013 foi realizada a mutação patrimonial de 3 locomotivas EMD SD40-2 (Nº 5212, 5237 e 5241) da concessionaria MRS Logística para a FTL, o processo foi finalizado com o Aditivo publicado em 13 de janeiro de 2015, entretanto essas locomotivas estavam operando na Transnordestina Logística S.A. (TLSA) em 2015, nas obras de construção da ferrovia.
DESCRIÇÃO
Nome: Ferrovia Transnordestina Logística S.A
Sigla: FTL
Tipo anterior: Empresa de capital fechado
Atividade: Transporte ferroviário, Logística
Fundação: 29 de Outubro de 2012
Sede: Fortaleza, Ceará, Brasil
Área servida: Nordeste do Brasil
Locais: Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão
Proprietário: CSN
Produtos: Transporte e movimentação de cargas
Antecessora: Transnordestina Logística S.A
ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA
Extensão: 1.190 km
Bitola: 1,000mm (Métrica)
Frota: 106 locomotivas e 1.434 vagões
VEJA TAMBÉM:
- Ferrovia
- Sistema Ferroviário Brasileiro
- RFFSA Rede Ferroviária Federal S.A.
- Fepasa Ferrovia Paulista S.A.
- MRS Logística S.A.
- CFN Companhia Ferroviária do Nordeste S.A.
- TLSA Transnordestina Logística S.A.
- CVRD Companhia Vale do Rio Doce
- FCA Ferrovia Centro-Atlântica S.A.
- Locomotiva GE U5B
- Locomotiva GE U10B
- Locomotiva GE U20C
Mapa da FTL.
Locomotiva EMD SD18 N° 5022 da FTL Ex-MRS.
Locomotiva GE U5B N° 2086 da FTL.
Locomotivas EMD SD38 da FTL.
Locomotiva EMD G12M Nº 3662 da FTL.
Locomotiva EMD G12M Nº 3662 da FTL enfeitada para o Natal.
Locomotiva GE U10B Nº 2212 da FTL.
Locomotiva GE U5B Nº 2010 da FTL, com pintura vermelha.
Vagão HTC da FTL.
Locomotiva GE U20C-1 (Namibiana) Nº 2670 da FTL em Codó/MA.
Locomotiva GE U20C Nº 2613 da FTL em Codó/MA.
Trem de carga da FTL passando pela PI-115 próximo à Castelo do Piauí.
Teste de tração com locomotiva rebitolada Ex-Fepasa para a FTL.
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