A Locomotiva GE U5B é uma locomotiva Diesel-Elétrica produzida pela GE entre 1961 e 1963, sendo utilizada no Brasil, Chile, Honduras e Tunísia.
Tendo sido produzida no EUA um total de 139 unidades.
Foi projetada para linhas com restrições de gabarito e peso, sendo utilizada principalmente para manobra, linhas industriais sendo típica de países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. São capazes de operar em qualquer bitola, sendo que foram produzidas locomotivas para as bitolas entre de 0,914 e 1,676m.
Tendo sido produzida no EUA um total de 139 unidades.
Foi projetada para linhas com restrições de gabarito e peso, sendo utilizada principalmente para manobra, linhas industriais sendo típica de países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. São capazes de operar em qualquer bitola, sendo que foram produzidas locomotivas para as bitolas entre de 0,914 e 1,676m.
U5B NO BRASIL
A RFFSA em 1961 fez um grande pedido de locomotivas para pequenos e médios serviços como parte de um amplo programa de dieselização vigente em suas regionais que ainda se serviam de tração a vapor. Dentre as locomotivas encomendadas a GE estavam locomotivas do modelo U5B em número de 20 para bitola larga para operar na EFCB e 88 em bitola métrica para muitas regionais no Brasil. Graças ao seu peso por eixo bastante reduzido e relativa econômica se tornaram locomotivas ideais para tração de trens de manobra ou serviço nas linhas precárias e até mesmo a tração de trens de passageiros e carga em linhas secundárias, mesmo limitadas devido sua baixa potência, impossibilidade de tração múltipla devido a falta de tomadas MU e ausência de freio dinâmico. As U5B foram diversas vezes transferidas entre regionais, porém seu controle nem sempre foi devidamente documentado levando hoje a uma série de incoerências históricas e registro de uma mesma maquina em duas ou até mesmo 3 regionais diferentes ao mesmo tempo. Hoje temos em operação 17 das 19 locomotivas que a FCA recebeu, sendo duas devolvidas a RFFSA como inoperacionais. 13 na MRS sendo que três destas foram devolvidas a RFFSA também como inservíveis e 12 na ALL. Também são operadas pela Ferrovia Transnordestina Logística sendo a essa concessionárias 17, das quais 12 operacionais. A Novoeste possuía pelo menos uma, mas foi baixada antes mesmo de se tornar Brasil Ferrovias.
Preservação
Em 2017 a Rumo doou a unidade 902072-1L para a ABPF, totalmente operacional, onde está preservada e funcionando na sede da associação, em Curitiba/PR.
Preservação
Em 2017 a Rumo doou a unidade 902072-1L para a ABPF, totalmente operacional, onde está preservada e funcionando na sede da associação, em Curitiba/PR.
TABELA
Modelo | Potência (HP) | Bitola (m) | Fabricante | Origem | Ano de Fabricação |
---|---|---|---|---|---|
U5B | 540 | 0,914 a 1,676 | General Electric | EUA | 1961 a 1963 |
Ferrovia | País | Bitola | Quantidade |
---|---|---|---|
Estrada de Ferro de Goiás | Brasil | 1,000m | 8 |
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina | Brasil | 1,000m | 6 |
Estrada de Ferro Central do Brasil | Brasil | 1,600m | 20 |
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil | Brasil | 1,000m | 32 |
Rede Mineira de Viação | Brasil | 1,000m | 20 |
Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro | Brasil | 1,000m | 22 |
Standard Fruit Co. | Honduras | 0,914m | 11 |
Empresa de Ferrocarriles del Estado | Chile | 1,000m | 12 |
Empresa de Ferrocarriles del Estado | Chile | 1,676m | 4 |
Sfax-Gafsa | Tunísia | 1,000m | 4 |
Locomotiva GE U5B Nº 2039 da FCA, na pintura fase I.
- RFFSA Rede Ferroviária Federal S.A.
- EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil
- EFG Estrada de Ferro Goiás
- RVPSC Rede Viação Paraná-Santa Catarina
- NOB Estrada de Ferro Noroeste do Brasil
- RMV Rede Mineira de Viação
- VFFLB Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro
- Ferrovia Sul Atlântico
- ALL América Latina Logística
- FCA Ferrovia Centro-Atlântica
- MRS Logística S.A.
- FTL Ferrovia Transnordestina Logística
- Transnordestina Logística S.A.
- Novoeste S.A.
- CFN Companhia Ferroviária do Nordeste
- Brasil Ferrovias S.A.
- Ferroban S.A.
- Rumo Logística
- ABPF Associação Brasileira de Preservação Ferroviária
- VLI Multimodal S.A.
- Ferrovia
- Sistema Ferroviário Brasileiro
- SIGO Sistema Integrado de Gestão Operacional
Características da locomotiva GE U5B.
Locomotiva GE U5B Nº 2072 da ALL, na pintura fase II.
Locomotiva GE U5B Nº 2087 da ALL, na pintura fase II.
Locomotiva GE U5B Nº 2086 da FTL.
Locomotiva GE U5B "LIS" da Geoterra.
Locomotiva GE U5B "MARINA" da Geoterra.
Locomotiva GE U5B Nº 2015 da RFFSA, na pintura fase I.
Locomotiva GE U5B Nº 0510 da SVL.
Locomotiva GE U5B Nº 2066 da ALL, na pintura fase II.
Locomotiva GE U5B Nº 2061 da Novoeste, na pintura fase I.
Locomotiva GE U5B Nº 2044 da Novoeste, na pintura fase II, baixada no pátio de Bauru/SP.
Locomotiva GE U5B da MRS Logística S.A.
Locomotiva GE U5B Nº 3027 da EFCB.
Locomotiva GE U5B Nº 2030 da Transnordestina Logística S.A. (Ex-CFN).
Ligando a locomotiva GE U5B.
Locomotiva GE U5B da Geoterra manobrando em Jupiá.
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