Locomotiva GE U5B

A Locomotiva GE U5B é uma locomotiva Diesel-Elétrica produzida pela GE entre 1961 e 1963, sendo utilizada no Brasil, Chile, Honduras e Tunísia.
Tendo sido produzida no EUA um total de 139 unidades.
Foi projetada para linhas com restrições de gabarito e peso, sendo utilizada principalmente para manobra, linhas industriais sendo típica de países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. São capazes de operar em qualquer bitola, sendo que foram produzidas locomotivas para as bitolas entre de 0,914 e 1,676m.
U5B NO BRASIL
RFFSA em 1961 fez um grande pedido de locomotivas para pequenos e médios serviços como parte de um amplo programa de dieselização vigente em suas regionais que ainda se serviam de tração a vapor. Dentre as locomotivas encomendadas a GE estavam locomotivas do modelo U5B em número de 20 para bitola larga para operar na EFCB e 88 em bitola métrica para muitas regionais no Brasil. Graças ao seu peso por eixo bastante reduzido e relativa econômica se tornaram locomotivas ideais para tração de trens de manobra ou serviço nas linhas precárias e até mesmo a tração de trens de passageiros e carga em linhas secundárias, mesmo limitadas devido sua baixa potência, impossibilidade de tração múltipla devido a falta de tomadas MU e ausência de freio dinâmico. As U5B foram diversas vezes transferidas entre regionais, porém seu controle nem sempre foi devidamente documentado levando hoje a uma série de incoerências históricas e registro de uma mesma maquina em duas ou até mesmo 3 regionais diferentes ao mesmo tempo. Hoje temos em operação 17 das 19 locomotivas que a FCA recebeu, sendo duas devolvidas a RFFSA como inoperacionais. 13 na MRS sendo que três destas foram devolvidas a RFFSA também como inservíveis e 12 na ALL. Também são operadas pela Ferrovia Transnordestina Logística sendo a essa concessionárias 17, das quais 12 operacionais. A Novoeste possuía pelo menos uma, mas foi baixada antes mesmo de se tornar Brasil Ferrovias.
Preservação
Em 2017 a Rumo doou a unidade 902072-1L para a ABPF, totalmente operacional, onde está preservada e funcionando na sede da associação, em Curitiba/PR.
TABELA
ModeloPotência (HP)Bitola (m)FabricanteOrigemAno de Fabricação
U5B5400,914 a 1,676General ElectricEUA1961 a 1963
PROPRIETÁRIOS ORIGINAIS
FerroviaPaísBitolaQuantidade
Estrada de Ferro de GoiásBrasil1,000m8
Rede de Viação Paraná-Santa CatarinaBrasil1,000m6
Estrada de Ferro Central do BrasilBrasil1,600m20
Estrada de Ferro Noroeste do BrasilBrasil1,000m32
Rede Mineira de ViaçãoBrasil1,000m20
Viação Férrea Federal do Leste BrasileiroBrasil1,000m22
Standard Fruit Co.Honduras0,914m11
Empresa de Ferrocarriles del EstadoChile1,000m12
Empresa de Ferrocarriles del EstadoChile1,676m4
Sfax-GafsaTunísia1,000m
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Locomotiva GE U5B Nº 2039 da FCA, na pintura fase I.
DESCRIÇÃO

Propulsão: Diesel-Elétrica

Fabricante: GE Transportation/EUA

Modelo: GE U5B

Ano de Fabricação: 1961

Locomotivas Fabricadas: 139

Classificação AAR: B-B

Tipo de Serviço: Misto

CARACTERÍSTICAS

Bitola: 1,000mm e 1,600mm

Diâmetro das Rodas: 36"

Distância Entre Eixos: 2.080mm

Comprimento: 11.402mm

Largura: 2.743mm

Altura: 3.658mm

Peso da Locomotiva: 49.895 kg

Peso por Eixo: 12.470 kg

Peso Aderente: 49.895 kg

Tipo de Combustível: Diesel

Capacidade de Combustível: 1.514 L

Capacidade de Óleo Lubrificante: 272 L

Capacidade de Água: 378 L

Capacidade de Areia: 0,34 m³

Fabricante do Motor: Caterpillar

Motor Primário: D-379

Limite de RPM: 1.300

Tipo do Motor: Combustão interna

Gerador: 5GMG - 146E1

Motores de Tração: 5GE - 761 A1

Tamanho dos Cilindros: 6¼”x8”

Tração Múltipla: Não

PERFORMANCE

Velocidade Máxima: 64 km/h

Velocidade Mínima: 20 km/h

Potência Total: 600 hp

Potência Disponível para Tração: 540 hp

Esforço de Tração: 9.200 kgf

Fator de Adesão: 25%

Raio Mínimo de Inscrição: 22,90 m

Freios da Locomotiva: Ar Comprimido

Sistema de Freio: 6SL

OPERAÇÃO

Ferrovias Originais: RFFSA

Ferrovias que Operou: FSA, ALL, FCA, MRS, Ferroban, CFN, Transnordestina e Rumo

Numeração (SIGO): Série 2000 (2001-2088) e 3000 (3001-3020)

Local de Operação: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste

Data de Entrega: 1961

Ano da Entrada em Serviço: 1961

Proprietário Atual: ABPF, VLI, MRS e FTL

Situação: Algumas operacionais e Baixadas
VEJA TAMBÉM:
Características da locomotiva GE U5B.

Truque de uma locomotiva GE U5B de bitola Métrica.

Locomotiva GE U5B Nº 2072 da ALL, na pintura fase II.

Locomotiva GE U5B Nº 2087 da ALL, na pintura fase II.

Locomotiva GE U5B Nº 2086 da FTL.

Locomotiva GE U5B "LIS" da Geoterra.

Locomotiva GE U5B "MARINA" da Geoterra.

Locomotiva GE U5B Nº 2015 da RFFSA, na pintura fase I.

Locomotiva GE U5B Nº 0510 da SVL.

Locomotiva GE U5B Nº 2066 da ALL, na pintura fase II.

Locomotiva GE U5B Nº 2061 da Novoeste, na pintura fase I.

Locomotiva GE U5B com a pintura da RFFSA, sendo preservada pela ABPF.


Locomotiva GE U5B Nº 2044 da Novoeste, na pintura fase II, baixada no pátio de Bauru/SP.

Locomotiva GE U5B da MRS Logística S.A.

Locomotiva GE U5B Nº 3027 da EFCB.

Locomotiva GE U5B Nº 2030 da Transnordestina Logística S.A. (Ex-CFN).

Locomotiva GE U5B Nº 5104 da Fepasa, no Chile.

Ligando a locomotiva GE U5B.

Locomotiva GE U5B da Geoterra manobrando em Jupiá.

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