A Novoeste S.A foi uma empresa ferroviária brasileira, que arrematou a concessão da Malha Oeste da Rede Ferroviária Federal em 1996, oriunda da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.
Em 2002 foi fundida à Ferrovias Bandeirantes S.A. (Ferroban) e às Ferronorte S.A. (Ferronorte), formando o Grupo Brasil Ferrovias.
Em 2004 houve a cisão que criou a Nova Novoeste, controlando a Malha Oeste e um trecho de bitola métrica oriundo da Ferroban, entre Mairinque e Bauru. Foi o chamado Corredor de Bitola Métrica da Brasil Ferrovias, operando de Corumbá/MS, onde há ligação com a rede ferroviária da Bolívia, até Mairinque, fazendo integração com o ramal para o Porto de Santos/SP. O restante da malha do grupo foi denominado Corredor de Bitola Larga (Nova Brasil Ferrovias).
Por fim, em maio de 2006, juntamente com a Brasil Ferrovias, a Novoeste Brasil foi fundida à América Latina Logística, através de operação de troca de ações entre os respectivos controladores.
Em 2004 houve a cisão que criou a Nova Novoeste, controlando a Malha Oeste e um trecho de bitola métrica oriundo da Ferroban, entre Mairinque e Bauru. Foi o chamado Corredor de Bitola Métrica da Brasil Ferrovias, operando de Corumbá/MS, onde há ligação com a rede ferroviária da Bolívia, até Mairinque, fazendo integração com o ramal para o Porto de Santos/SP. O restante da malha do grupo foi denominado Corredor de Bitola Larga (Nova Brasil Ferrovias).
Por fim, em maio de 2006, juntamente com a Brasil Ferrovias, a Novoeste Brasil foi fundida à América Latina Logística, através de operação de troca de ações entre os respectivos controladores.
O TREM DO PANTANAL
O contrato de concessão compreende apenas o serviço de cargas. Assim, os trens de passageiros foram desde então suprimidos em toda a Malha Oeste. Entretanto, mediante convênio realizado entre o Estado do Mato Grosso do Sul e a Rede Ferroviária Federal, há previsão da criação de uma linha de passageiros entre Campo Grande e Corumbá, primordialmente turística, chamada Trem do Pantanal. O projeto está lentamente sendo implantado e deve se concretizar em 2007 ou 2008, o que inicialmente se previa para 2005.
Como os trilhos foram removidos da zona central de Campo Grande em 2004, as composições vão partir da estação Indubrasil . Já teria sido construída uma nova estação em frente à antiga para esta finalidade.
Como os trilhos foram removidos da zona central de Campo Grande em 2004, as composições vão partir da estação Indubrasil . Já teria sido construída uma nova estação em frente à antiga para esta finalidade.
Logo da Novoeste S.A.
INFORMAÇÕES PRINCIPAIS
Nome: Novoeste S.A
Área de Operação: São Paulo e Mato Grosso do Sul
Tempo de Operação: 1996-2002
Ferrovia Sucessora: Brasil Ferrovias
ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA
Bitola: 1.000mm (Métrica)
VEJA TAMBÉM:
Mapa da Novoeste S.A.
Locomotiva GE U20C N° 2625 da Novoeste S.A com a pintura fase l.
Locomotiva GE U20C N° 2655 da Novoeste S.A com a pintura fase ll.
Locomotiva GE U20C N° 2644 da Novoeste S.A com a pintura fase ll recém reformada.
Locomotiva GE U12B N° 2325 da Novoeste S.A com a pintura fase l no pátio de Bauru/SP.
Locomotiva GE U12B N° 2319 da Novoeste S.A com a pintura fase ll.
Acidente com um trem tanqueiro da Novoeste S.A nas proximidades da estação de Val de Palmas no município de Bauru/SP.
Locomotiva GE U5B Nº 2061 da Novoeste.
Locomotiva GE U12B Nº 2325 da Novoeste em um galpão em Mairinque/SP.
Trem de carga Novoeste Bauru 1999.
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