Novoeste S.A.

A Novoeste S.A foi uma empresa ferroviária brasileira, que arrematou a concessão da Malha Oeste da Rede Ferroviária Federal em 1996, oriunda da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.
Em junho de 1998 a Novoeste foi incorporada à Ferropasa (Ferronorte Participações S. A.) e em 4 de março de 2002 foi anunciada a criação da nova empresa Brasil Ferrovias S. A., integrando três ferrovias: Ferronorte, Ferroban e Novoeste. A Brasil Ferrovias S. A. passou a operar dois corredores de exportação, sendo um de bitola larga e outro de bitola métrica, este com 2.200 km e constituído em sua maior parte pelas linhas da Novoeste, iniciando-se em Corumbá, onde há ligação com a rede ferroviária da Bolívia e Ponta Porã, passando por Campo Grande/MS, Bauru/SP, e Sorocaba/SP, e interligando-se ao Corredor de Bitola Larga no município de Mairinque/SP, para acessar o porto de Santos, a cidade de Campinas e o polo petroquímico de Paulínia, utilizando o 3º trilho.
Por fim, em maio de 2006, a Brasil Ferrovias foi fundida à América Latina Logística, através de operação de troca de ações entre os respectivos controladores.
O TREM DO PANTANAL
O contrato de concessão compreende apenas o serviço de cargas. Assim, os trens de passageiros foram desde então suprimidos em toda a Malha Oeste. Entretanto, mediante convênio realizado entre o Estado do Mato Grosso do Sul e a Rede Ferroviária Federal, há previsão da criação de uma linha de passageiros entre Campo Grande e Corumbá, primordialmente turística, chamada Trem do Pantanal. O projeto está lentamente sendo implantado e deve se concretizar em 2007 ou 2008, o que inicialmente se previa para 2005.
Como os trilhos foram removidos da zona central de Campo Grande em 2004, as composições vão partir da estação Indubrasil . Já teria sido construída uma nova estação em frente à antiga para esta finalidade.
Logo da Novoeste S.A.
INFORMAÇÕES PRINCIPAIS

Nome: Novoeste S.A.

Área de Operação: São Paulo e Mato Grosso do Sul

Tempo de Operação: 1996-2002

Ferrovias Antecessoras: NOB e RFFSA

Ferrovia Sucessora: Brasil Ferrovias

ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA

Bitola: 1.000mm (Métrica)

VEJA TAMBÉM:
Mapa da Novoeste S.A.

Locomotiva GE U20C Nº 2625 da Novoeste com a pintura fase l.

Locomotiva GE U20C Nº 2655 da Novoeste com a pintura fase ll.

Pátio ferroviário de Bauru/SP durante a concessão da Novoeste, em Janeiro de 1998.

Trem tanqueiro da Novoeste com quadra de locomotivas GE U20C.

Locomotiva GE U20C Nº 2644 da Novoeste recém reformada.

Locomotiva GE U20C Nº 2616 da Novoeste.

Locomotiva GE U20C Nº 2647 da Novoeste, na rotunda de Campinas/SP.

Locomotiva GE U12B Nº 2325 da Novoeste no pátio de Bauru/SP.

Locomotiva GE U12B Nº 2319 da Novoeste.

Acidente com um trem tanqueiro da Novoeste nas proximidades da estação de Val de Palmas no município de Bauru/SP.


Locomotiva GE U5B Nº 2061 da Novoeste.

Locomotiva GE U12B Nº 2325 da Novoeste na vala de manutenção de locomotivas das oficinas de Mairinque/SP.

Trem de carga da Novoeste em Tibiriçá, Bauru/SP 1999.

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