A Ferronorte S.A foi uma empresa ferroviária brasileira, que venceu a concessão federal da Ferrovia Norte Brasil (Ferronorte), por 90 anos. A empresa foi criada pelo empresário e investidor Olacyr Francisco de Moraes, que já foi o maior produtor individual de soja do mundo. A concessão garantia o direito de construção de uma ferrovia interligando a FEPASA, em Santa Fé do Sul/SP, a Porto Velho/RO e Santarém/PA, passando por Cuiabá/MT.
Em 2002 foi fundida à holding Brasil Ferrovias, que congregava a operação da Ferrovia Novoeste S.A, Ferronorte S.A. e Ferrovias Bandeirantes S.A.
Em 19 de maio de 1989, foi assinado o contrato de concessão da ferrovia, e após inúmeros adiamento foram iniciadas as obras do trecho Santa Fé do Sul/SP - Alto Araguaia/MT em 1991. Este trecho foi concluído em 1998, quando passou a entrar em operação.
Em 2002 foi fundida à holding Brasil Ferrovias, que congregava a operação da Ferrovia Novoeste S.A, Ferronorte S.A. e Ferrovias Bandeirantes S.A.
Em 19 de maio de 1989, foi assinado o contrato de concessão da ferrovia, e após inúmeros adiamento foram iniciadas as obras do trecho Santa Fé do Sul/SP - Alto Araguaia/MT em 1991. Este trecho foi concluído em 1998, quando passou a entrar em operação.
FROTA
- GE U26C - Adquiridas usadas da EFVM em 1998
- GE C44-9WM - Adquiridas novas nos EUA em 1999
- GE C30-7 - Adquiridas usadas nos EUA
PRESIDENTES
- Olacyr Francisco de Mores (1989-1998)
- Antônio dos Santos Maciel Neto (1998-1999)
- Bastos (1999-2001)
VEJA TAMBÉM
Logo da Ferronorte S.A. |
INFORMAÇÕES PRINCIPAIS
Nome: Ferrovias Norte Brasil
Sigla: Ferronorte
Área de operação: Mato Grosso do Sul e Mato Grosso
Tempo de operação: 1989-2002
Sede: Cuiabá, Mato Grosso, Brasil
Ferrovia sucessora: Brasil Ferrovias
ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA
Bitola: 1.600mm (Larga)
Mapa da Ferronorte
Locomotiva Dash-9 N° 9050 da Ferronorte S.A.
Locomotiva GE U26C N° 9117 da Ferronorte S.A.
Trem da Ferronorte S.A.
Trem da Ferronorte no terminal de Alto Taquari/MT.
Trens da Ferronorte S.A.
Locomotiva GE U26C N° 703 da Ferronorte na pintura padrão EFVM/CVRD no ano de 2000.
Comentários
Postar um comentário