Locomotiva GE C30-7

 A GE C30-7 é uma locomotiva diesel elétrica e possui alguns modelos diferenciados.

MODELOS
C30-7
A GE C30-7 é uma locomotiva diesel de 6 eixos construída pela GE Transportation Systems entre 1976 e 1985 como uma evolução da U30C. Ela é movida por um motor diesel V16,com 3.000 hp. Foram fabricadas 1.137 unidades dessa locomotiva para as ferrovias dos EUA.
Os modelos mais antigos de C30-7 tinham quatro janelas de cada lado da cabine, mas no ano de 1980, novas leis obrigaram as janelas de locomotivas serem "resistentes a projéteis", o que fez com as duas janelas exteriores fossem eliminadas em locomotivas fabricadas a partir de 1980. Algumas ferrovias Norte Americanas soldaram placas de metal sobre as janelas das unidades pré-80's. Atualmente com a novas regras do EPA Tier II para países como os Estados Unidos, Canada e México, locomotivas como a C30-7 e suas versões estão proibidas de rodarem em versão original, tendo que se instalar um kit de redução de emissões para conseguir uma concessão. Contudo, para os padrões Norte Americanos, as Ge C30's já são maquinas velhas, tendo sido então devolvidas as empresas de leasing que as possuíam. Devido a grande quantidade de máquinas disponíveis, as concessionárias nacionais, compraram uma grande quantidade dessas locomotivas que para o padrão nacional estão com "meia-vida". As mesmas foram importadas sofrendo, em geral pequenas reformas, rebitolagem e colocadas para rodar. Atualmente mais de 500 C30's de todos os tipos operam no Brasil, representando quase a metade de todas as unidades fabricadas.
As concessionárias que as operam são:
  • ALL América Latina Logística
  • MRS Logística S.A
  • Estrada de Ferro Vitória a Minas
  • Estrada de Ferro Carajás convertidas para C36-7 na Gevisa em 1998
  • FCA Ferrovia Centro-Atlântica
  • Brasil Ferrovias
  • Estrada de Ferro Amapá

C30-7A
A C30-7A é uma versão da C30-7. Conrail foi a única ferrovia norte americana a possui-la, encomendando 50 unidades, e as numerando 6550-6599. No Brasil quem as comprou foi a Cutralle-Quintela, em número de 7 para opera-las no estado de São Paulo na Fepasa (Atual Rumo-Malha Norte). Esteticamente são quase idênticas as GE C30-7 normais, com apenas uma pequena variação no arranjo de portas laterais de acesso ao motor. Porém, dentro existe um motor diesel V12, contrapondo-se ao normal que seria V16, ambos produzem 3.300 HP, entretanto Conrail e Cutralle optaram por essa opção pois ela economiza combustível em relação a versão V16. As unidades da Conrail foram produzidas entre Maio e Junho de 1984.
A Caramuru Alimentos S.A comprou cinco locomotivas GE C30-7 entre 2003 e 2005 e as alugou inicialmente sob contrato de locação à Ferroban, que se tornou Brasil Ferrovias, depois ALL e posteriormente Rumo. Sob autorização da RFFSA, as locomotivas foram numeradas de 9350 à 9359. Deveriam ser um total de dez locomotivas conforme o contrato inicial, razão pela qual a RFFSA forneceu à Caramuru Alimentos S.A dez números e quem coordenou este processo junto à RFFSA, foi o Engenheiro Dalmo R.V. Marques, contratado para gerenciar as reformas e rebitolagem através da empresa Freight Consultoria e Projetos.
A Chicago Freight Car Leasing Austrália comprou doze antigas locomotivas Conrail C30-7A em 2001 e usou seus componentes de tração na reconstrução de locomotivas 442 class como classe GL. Estas entraram em serviço na Austrália a partir de 2003.

C30-7B
Algumas poucas unidades foram compradas pela Brasil Ferrovias para serem depenadas e servirem como peças as demais C30-7's normais.

C30-7MP
É uma U23C repotenciada e com microprocessador a bordo Bright Star, que ajuda a reduzir consumo de combustível, melhorar aderência, controlar patinação e outros. A modificação maior é feita no repotenciamento do motor, além de uma pequena alteração no Nariz e a "asa" do radiador que é projetada para fora da traseira. A ALL operava uma unidade desse modelo numerada de 7700, e a MRS transformou no segundo semestre de 2000 na GEVISA em Contagem-MG 19 de suas U23C-1 e U23CP ex-RFFSA em C30-7MP, seus números atuais (Sigo) são 3701 a 3719.

SF30C
São antigas U36C fabricadas entre 1972 e 1975 em um lote de 100 locomotivas. 70 U36C foram reformadas e repotencializadas para o padrão inédito SF30C pela ferrovia Santa Fé entre 1985 e 1986 nas oficinas de Cleburne, no Texas USA. Durante sua fabricação ocorreu uma tentativa de fusão entre ATSF e Southern Pacific, e com isso muitas unidades recebeu o padrão ``Kodachrome´´. Com o colapso dessa fusão, as ultimas unidades vieram com o padrão ``Freightbonnet´´ e as demais foram repintadas. A partir de 1992 as SF30C foram deixando a malha da Santa Fé (ATSF). Foram baixadas das ferrovias americanas entre 1995 e 2003 e vendidas para 3 empresas: Southwest Car Park (SCP), National Railway Equipment (NREX) e Livingston Rebuild Centre (LRC). Das 70 unidades fabricadas, 37 vieram para o Brasil, sendo 10 unidades adquiridas pela MRS Logística S.A, 8 pela Brasil Ferrovias, 1 pela ALL(que nunca a operou comercialmente e é utilizada somente em testes de motores a diesel nas oficinas de Curitiba), 7 unidades pela a EFVM e 11 pela a FCA Ferrovia Centro-Atlântica.


Locomotivas C30-7 da ALL na bitola larga

DESCRIÇÃO

Propulsão: Diesel-Elétrica

Fabricante: GET Erie, PA. (USA) e Gevisa Campinas-SP

Modelo: C30-7

Ano de fabricação: 1976-1985

Locomotivas fabricadas: 1.187

Classificação AAR: C-C

CARACTERÍSTICAS

Bitola: 1.000mm, 1.435mm e 1.600mm

Comprimento: 20.497mm

Largura: 3.480mm

Altura: 4.686mm

Peso da locomotiva: 172.000kg

Peso por eixo: 28.660kg

Capacidade de combustível: 13.900 e 15.000 litros

Motor primário: 16-FDL7B / 12-FDL7B

Motores de tração: GM-EMD D-31

PERFORMANCE

Velocidade máxima: 113 Km/h

Potência total: 3.350 hp

Potência disponível para tração: 3.000 hp

Freios da locomotiva: 26L

Dupla de C30-7 da Rumo

C30-7 ainda com a pintura da BN Burlington Northen dos EUA em Americana no estado de São Paulo no ano de 2008.
C30-7A da Cutrale Quintella N° 7206 em São Carlos no estado de São Paulo na época da Brasil Ferrovias.

C30-7MP N° 3709-8 da MRS Logística S.A.
SF30C da Brasil Ferrovias N° 9328.
SF30C da ALL América Latina Logística N° 9329.
C30-7 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica N° 4704.
C30-S7R da MRS Logística N° 3507-9.
SF30C da VLi e FCA baixadas no pátio de Campinas, São Paulo.
SF30C da FCA N° 4715.
SF30C da MRS N° 3737-3
SF30C da LRCX vinda dos EUA nas oficinas da antiga ALL em Curitiba no Paraná.
SF30C Ex-LRCX sendo usada para testes de potência de motores diesel nas oficinas de Curitiba no Paraná.




















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