A GE U50C era uma locomotiva diesel-elétrica de 5.000 hp (3.700 kW) construída pela GE Transportation Systems. Cada uma era movida por dois motores diesel de 2.500 HP (1.860 kW).
HISTÓRIA
Foram construídas 40 entre novembro de 1969 e novembro de 1971 exclusivamente para a Union Pacific (UP), que as numerou de 5000 a 5039. A U50C usava um par de truques de 3 eixos ao em vez dos quatro truques de 2 eixos usados na U50. Novamente, estes foram truques reutilizados, desta vez das locomotivas de turbina GE posteriores, de 8.500 hp (6.300 kW).
O desenvolvimento da U50C seguiu a mesma especificação da UP que produziu as unidades EMD DDA40X "Centennial", um requisito para uma locomotiva de alta potência para os trens de carga de alta velocidade da ferrovia. O projeto do vão-bolster B+B-B+B não era adequado para este serviço, e a exigência de potência em velocidade, em vez de transporte em baixa velocidade, significava que seis eixos motorizados seriam suficientes.
O design incorporou amplos recursos de redução de peso. A GE substituiu os motores principais de 16 cilindros da U50 por motores avançados de 12 cilindros, mais leves e mais curtos. A orientação dos motores foi invertida em comparação com a U50, de modo que as seções do radiador ficavam no meio da locomotiva, ao em vez das extremidades do chassi. O comprimento mais curto exigia um projeto de seção do radiador mais largo, como nas locomotivas U33B e U33C.
As U50C não obtiveram êxito. As medidas de redução de peso tomadas para que a locomotiva pudesse utilizar seis eixos ao em vez de oito causaram problemas, principalmente na fiação elétrica. Foram usados fios de alumínio ao em vez do cobre normal, que se mostrou propenso ao superaquecimento.
As U50C tiveram muitos incêndios elétricos, bem como outras falhas, a UP religou experimentalmente uma unidade com cobre e contratou um engenheiro externo para substituir a fiação de todas as unidades, mas decidiu que os problemas como um todo eram muito sérios. Os truques sofreram rachaduras por tensão nas estruturas fundidas, os motores frequentemente desenvolviam baixa pressão de óleo, a água de resfriamento vazou e as grades dos freios dinâmicos estavam propensas a derreter.
Uma crise nos negócios em 1976 provocou o fim das operações das U50C, todas foram retiradas de operação, embora muitas tenham sido armazenadas em condições de uso. Nenhum retorno ao serviço ocorreu, embora cinco tenham sido emprestadas como geradores de energia estacionários durante uma greve dos mineiros de carvão no início de 1978. Todas foram vendidas para sucateamento entre 1977 e 1978.
Locomotiva GE U50C Nº 5005 da Union Pacific (UP) em North Platte, Nebraska, EUA.
DESCRIÇÃO
Propulsão: Diesel-Elétrica
Fabricante: GE Transportation
Modelo: GE U50C
Apelido: Submarino
Ano de Fabricação: 1969-1971
Locomotivas Fabricadas: 40
CARACTERÍSTICAS
Classificação AAR: C-C
Bitola: 1.435mm (Padrão)
Comprimento: 24,08 m (79 Pés)
Tipo de Combustível: Diesel
Motor Primário: GE FDL-12 (Duplo)
Tipo de Motor: Motor à Diesel
Aspiração: Turbo compressor
Sistemas de Segurança: Buzina pneumática Leslie S-5T-RF
Potência: 5.000 CV (3.700 kW)
OPERAÇÃO
Ferrovias Originais: Union Pacific (UP)
Ferrovias que Operou: Union Pacific (UP)
Local de Operação: América do Norte
Fim de Operação: 1977-1978
Situação: Baixadas
VEJA TAMBÉM:
Desenho da locomotiva GE U50C.
Locomotiva GE U50C Nº 5013.
Locomotiva GE U50C Nº 5028.
Locomotiva GE U50C Nº 5031.
Locomotivas GE U50C Nº 5000 em Kansas City, EUA.
Dupla de locomotivas GE U50C tracionando em um trem cargueiro da Union Pacific.
Locomotiva GE U50C Nº 5020 junto com as EMD DDA40X.
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