A GE U50 era uma locomotiva Diesel-Elétrica de oito eixos (Classificação na AAR: B+B-B+B), de 5.000 hp (3,7 MW) construído pela GE Rail. Eram locomotivas bimotores, combinando dois motores a diesel de 2.500 hp (1.900 kW).
HISTÓRIA
A U50 foi montada em truques de dois eixos, agrupados em pares ligados por extensão reforçada, dando um arranjo da roda de B+B-B+B. Os truques e amortecedores foram reutilizados a partir de sucata de locomotivas da Union Pacific, construídas pela GE durante os anos 1950. A U50 foi construída em resposta ao requerimento da Union Pacific Railroad, expedida em 1960, para 3 unidades de locomotiva com 15.000 hp (11.200 kW). A intenção era de substituir as turbinas. O projeto foi efetivamente duas locomotivas U25B em um único quadro, cada motor diesel e um gerador alimentado apenas os dois truques ao mesmo fim. Três foram entregues à UP em outubro de 1963, e três para a Southern Pacific Railroad em maio e junho de 1964. Outras locomotivas construídas a esta exigência foram a EMD DD35 e a ALCO Century 855. A Southern Pacific manteve três, mas não pediu mais nenhuma. Elas foram mantidas na frota até o final de 1970, mas foram muitas vezes marginalizadas. Unidades da SP ganhou o apelido de "Baby Hueys" de um personagem de desenho animado com o mesmo nome. Números originais foram 8500 à 8502. Elas foram posteriormente renumeradas para 9950 à 9952. Três unidades da Southern Pacific diferiam das U50B da Union Pacific por ter uma porta na cabine e os faróis na cabeceira da cabine sob as janelas da frente. A Union Pacific ficou mais satisfeita com as suas três unidades, e ordenou mais 20. Um lote de 12 foi entregue entre julho e setembro de 1964, enquanto as oito finalistas foram construídas de maio a agosto de 1965. Elas foram contadas na numeração 31 à 53. A maioria foram retiradas de serviço em 1973 e 1974 e negociadas na GE para unidades de alta potência mais modernas, embora sobrevivesse na Southern Pacific três em serviço até 1977. A U50 é algumas vezes incorretamente referida como o U50D, uma parte traseira, a partir da formação U50C nome dado às unidades de seis eixos. O nome é incorreto e nunca foi usado pelo fabricante ou a ferrovia. A U50 não usa truques tipo “D” (Classificação AAR) em nenhum caso. É também muitas vezes referido como o U50B, mas este é incorreto também. Algumas referências erroneamente dão o arranjo da roda como B-B+B-B.
Infelizmente, a maioria, incluindo as U50, foram prejudicadas por problemas de confiabilidade, pois eram essencialmente duas locomotivas presas sob o mesmo chassi.
A velocidade com que foram projetadas e fabricadas significava que a pesquisa e o desenvolvimento não eram realizados adequadamente, exceto pelas variantes da EMD.
A subsidiária da GM já fornecia um catálogo bem estabelecido, apresentando os motores diesel modelo 567 e posteriormente 610.
Como resultado, das DD35A, e especialmente a DDA40X, tiveram relativamente sucesso. Estas rodaram milhões de milhas em serviço antes que a frota fosse finalmente aposentada na década de 1980.
Hoje, todas as U50 construídas para a UP, juntamente com as três adquiridas pela Southern Pacific, foram baixadas.
Locomotiva GE U50 Nº 52 da Union Pacific.
DESCRIÇÃO
Propulsão: Diesel-Elétrica
Projetista: GE Transportation
Fabricante: GE EUA
Nº de Encomenda: 26
Modelo: GE U50
Ano de Fabricação: 1963-1965
Classificação AAR: B+B-B+B
Tipo de Serviço: Carga
CARACTERÍSTICAS
Bitola: 1,435mm
Tipo de Truques: B
Tipo de Combustível: Diesel
Fabricante do Motor: GE
Tipo do Motor: 2 motores GE FDL-16
PERFORMANCE
Potência Total: 5000 hp
OPERAÇÃO
Ferrovias Originais: Union Pacific e Southern Pacific
Ferrovias que Operou: Union Pacific e Southern Pacific
Apelidos: Baby Hueys
Local de Operação: Estados Unidos
Situação: Baixadas
VEJA TAMBÉM:
Locomotiva GE U50.
Comentários
Postar um comentário