GE BB33 é uma locomotiva a diesel que foi fabricada pela GE.
Diversas locomotivas passaram alterações, visando principalmente a melhor utilização da potência do motor diesel e a distribuição de pesos, a principal alteração é a utilização de um truque tipo B-B, ao invês do tradicional B ou C.
De GE C30-7 para BB33-7MP (ALL)
Diversas locomotivas passaram alterações, visando principalmente a melhor utilização da potência do motor diesel e a distribuição de pesos, a principal alteração é a utilização de um truque tipo B-B, ao invês do tradicional B ou C.
De GE C30-7 para BB33-7MP (ALL)
BB33-7MP
BB33-7MP é uma locomotiva GE C30-7 adaptada a truques B+B-B+B (8 eixos com motores) ao invés dos originais C-C (6 eixos com motores). As C30-7 foram compradas de ferrovias norte-americanas e canadenses, pela ALL, mas importantes fatores obrigaram a grandes transformações nas GE C30-7. A bitola original standard (1,435mm) destas máquinas foi alterado para bitola métrica (1,000mm), mas o que determinou o teste dessa maquina experimental com utilização de 8 eixos foi a limitação de carga por eixo da ferrovia em alguns trechos (25t). Como estas máquinas possuem 180t, o que dá 30t/eixo, houve a necessidade de adaptação de truques B+B-B+B o que dá 22,5t/eixo, sem a necessidade de redução do peso da locomotiva, que prejudicaria sua aderência.
Por serem articulados, permitem que a locomotiva faça curvas de raio muito reduzido(80m no caso), com mais facilidade até que a original C-C, além da vantagem de se ter mais poder de tração já que sua potência de 3000 hp fica dividida pelos 8 motores ao invés de 6, proporcionando mais uniformidade na entrega de potência.
Importante dizer que motor diesel e o gerador de tração não foram alterados, assim como diversos outros componentes como por exemplo a distância de centro de pião e compressor para os freios. Os motores de tração originais GM D77/87 tiveram que ser substituídos por motores GM D31 por serem menores e caberem dentro do eixo de bitola métrica.
São montados em truques especialmente fundidos para elas na Cruzaço, e cada par de truques apoiado sobre uma travessa, denominada Span-bolster. O custo dessa transformação gira na casa dos R$150.000,00 e foram amplamente utilizadas pela EFVM nas suas GM EMD BB40-2 mas devido ao alto custo em relação ao da maquina não a tornou popular com locomotivas mais baratas como a C30-7 e C36-7.
A única unidade a ser BB33-7MP no Brasil é a ALL Nº 7650, que recebeu pintura especial comemorativa (preta) e também recebeu um computador de bordo, para melhorar sua aderência, controle de patinação e consumo de combustível como principais melhorias.
Por serem articulados, permitem que a locomotiva faça curvas de raio muito reduzido(80m no caso), com mais facilidade até que a original C-C, além da vantagem de se ter mais poder de tração já que sua potência de 3000 hp fica dividida pelos 8 motores ao invés de 6, proporcionando mais uniformidade na entrega de potência.
Importante dizer que motor diesel e o gerador de tração não foram alterados, assim como diversos outros componentes como por exemplo a distância de centro de pião e compressor para os freios. Os motores de tração originais GM D77/87 tiveram que ser substituídos por motores GM D31 por serem menores e caberem dentro do eixo de bitola métrica.
São montados em truques especialmente fundidos para elas na Cruzaço, e cada par de truques apoiado sobre uma travessa, denominada Span-bolster. O custo dessa transformação gira na casa dos R$150.000,00 e foram amplamente utilizadas pela EFVM nas suas GM EMD BB40-2 mas devido ao alto custo em relação ao da maquina não a tornou popular com locomotivas mais baratas como a C30-7 e C36-7.
A única unidade a ser BB33-7MP no Brasil é a ALL Nº 7650, que recebeu pintura especial comemorativa (preta) e também recebeu um computador de bordo, para melhorar sua aderência, controle de patinação e consumo de combustível como principais melhorias.
Meados dos anos 2016 e 2017, a BB33 passou a operar de helper nos trens de Londrina à Apucarana, Apucarana à Maringá e ficar de vez em quando na manobra no pátio ferroviário de Sarandi/PR. No mesmo ano ela foi baixada pela Rumo Logística e está encostada até hoje no pátio ferroviário de Apucarana/PR aguardando autorização para ser cortada, a locomotiva está sem os motores e sem a parte elétrica.
De acordo com comentários, a BB33 iria ser levada em um translado com destino à Uvaranas/PR para ser cortada, mas a locomotiva estava sem condições para se movimentar, então ela acabou ficando no pátio de Apucarana/PR, só que desta vez disseram que ela pode ser cortada lá mesmo.
Locomotiva GE BB33 N° 7650 da ALL nas oficinas de Curitiba/PR.
DESCRIÇÃO
Propulsão: Diesel-Elétrica
Fabricante: GET Erie, PA (EUA)
Modelo: BB33-7MP
Ano de fabricação: 1981
Locomotivas fabricadas: 1
Classificação AAR: C-C/B-B+B-B
Situação: Baixada
CARACTERISTICAS
Bitola: 1,000mm
Peso da locomotiva: 180,000kg
Peso por eixo: 22,500kg
Capacidade de combustível: 13,900kg
Motor primário: 16-FDL7B
Motores de tração: ELETROFAN EF570
PERFORMANCE
Velocidade máxima: 80 km/h
Potência total: 3.500hp
Freios da locomotiva: 26SL
VEJA TAMBÉM:
Locomotiva GE BB33-7 da ALL com a numeração "BB33".
Locomotiva GE BB33-7 da ALL no ano de 2015.
Locomotiva GE BB33-7 da ALL em Curitiba/PR.
Locomotiva GE BB33-7 da ALL em Maringá/PR no ano de 2005.
Lateral esquerda da locomotiva GE BB33-7 da ALL, foto tirada no Pátio Iguaçu em Curitiba/PR.
Locomotiva GE BB33-7 nas oficinas de Curitiba/PR.
Locomotiva GE BB33-7 da ALL em Mandaguari/PR.
Locomotiva GE BB33-7 partindo de Rolândia/PR.
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