Locomotiva GE BB36-7

GE BB33 é uma locomotiva a diesel que foi fabricada pela GE.
Diversas locomotivas passaram alterações, visando principalmente a melhor utilização da potência do motor diesel e a distribuição de pesos, a principal alteração é a utilização de um truque tipo B-B, ao invês do tradicional B ou C.
De GE B36-7 ou GE C36-7 para BB36-7 (EFVM).

BB36-7
Locomotivas adaptadas pela EFVM, a partir de GE B36-7, compradas usadas nos EUA da GE norte americana que estava vendendo maquinas usadas da Conrail após sua privatização entre a Norfolk Southern e a CSX. O prazo de leasing delas com a GE tinha expirado e as ferrovias resolveram não renovar o contrato, criando uma oferta de 60 maquinas modelo B36-7 fabricadas em novembro e dezembro de 1983. Elas quando chegaram a Conrail foram numeradas de 5000 a 5059. A EFVM comprou um lote de 44 maquinas usadas que foi despachado para o Brasil, chegando em 2003. O navio com as 8 primeiras locomotivas que chegaram a Tubarão foi desembarcado e conduzido as oficinas da mesma cidade onde a EFVM iniciou um projeto junto a vários fabricantes nacionais para adequação dessas maquinas a bitola métrica, ao peso por eixo e ao limite de potência que os motores de bitola métrica podem produzir.
Inicialmente enquanto não se chegava a uma solução, dez locomotivas receberam truques de U20C para poder trabalhar. Esses truques de três eixos cada podiam aproveitar apenas 3000 hp de potência, devido as limitações de tamanho que a bitola métrica imprime sobre os motores de tração. Durante este período em 2003, elas operaram como maquinas de transferência de vagões em Tubarão. No final de Julho de 2003 ficou pronta a primeira maquina B+B-B+B, sendo designada pela EFVM como BB36-7, com oito motores de tração, como as DDM45, sendo capaz de aproveitar os 3900 hp gerados pelo motor diesel e convertê-los em 3600 hp para tração. Para que os truques B+B fossem acomodados no espaço onde antes havia apenas um truque B, foram necessárias varias modificações na longarina da maquina como o alongamento do mesmo com perfis de aço e diminuição dos tanques de óleo diesel. Também foi refeito todo sistema elétrico para permitir a utilização de oito motores de tração ao invés de quatro originais. Com a avaliação pelos tecnicos da EFVM para essas maquinas constatou-se um desempenho satisfatório, justificando a compra de mais 7 unidades dos EUA, desta vez da NREX ex Southern Pacific e SSW-Cotton Belt. Essas maquinas chegaram no início de 2004 no Brasil. A frota total de BB36-7 chega atualmente a 51 unidades, sendo numeradas na série 700. A unidade 751 chegou a ser montada, porem não operou na EFVM.
VEJA TAMBÉM:
Locomotiva GE BB36-7 N° 722 da EFVM.

DESCRIÇÃO

Propulsão: Diesel-Elétrica

Fabricante: GE

Modelo: BB36-7

Ano de fabricação: 1980

Locomotivas fabricadas: 51

Classificação AAR: C-C/B-B+B-B

CARACTERÍSTICAS

Bitola: 1,000mm (Métrica)

Peso da locomotiva: 180,000kg

Peso por eixo: 22,500kg

Capacidade de combustível: 13,900 litros

Motor primário: 16-FDL7B

Motores de tração: ELETROFAN EF570

PERFORMANCE

Velocidade máxima: 80 km/h

Potência total: 3.500hp 

Freios da locomotiva: 26SL

Locomotiva GE BB36-7 N° 8535 na pintura fase ll da FCA.

Locomotiva GE BB36-7 N° 747 da Vale.

Locomotiva GE BB36-7 N° 717 da Vale em Vitória/ES.

Locomotiva GE BB36-7 N° 721 na pintura fase ll da FCA.

Dupla de locomotivas GE BB36-7 N° 719 Ex-Conrail e N° 734 Ex-CSX na FCA.

Locomotiva GE BB36-7 N° 749 da FCA na pintura fase ll.

Locomotiva GE BB36-7 N° 7486 da FCA na pintura fase l.

Locomotiva GE BB36-7 N° 706 com a pintura da Conrail Quality em operação na EFVM.

Locomotiva GE BB36-7 N° 8520 da VLi.

Locomotiva GE BB36-7 N° 720 da EFVM.

Locomotiva GE BB36-7 Nº 705 da FCA com 3 faixas laranjas.

Locomotiva GE BB36-7 Nº 726 da FCA na pintura padrão da Vale.

Locomotiva GE BB36-7 Nº 737 Ex-CSX.

Trem da VLi com locomotivas GE BB36-7.

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