A Ferrovia Centro Atlântica S.A, mais conhecida como FCA, é uma concessionária de ferrovias que opera parte da malha privatizada da RFFSA, composta das seguintes superintendências regionais: SR-2 com sede em Belo Horizonte; SR-8 com sede em Campos dos Goytacazes; e SR-7 com sede em Salvador. Através de negociação com a Ferroban, assumiu parte da Malha Paulista da antiga Fepasa. Foi criada no dia 1 de setembro de 1996 e atualmente pertence a VLI Multimodal S.A.
HISTÓRIA
Oriunda da antiga Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA), a FCA foi criada a partir do Programa Nacional de Desestatização. Entre 2003 e 2011 a FCA fez parte do Grupo Vale e de 2011 em diante passou a fazer parte da VLI.
Cronologia
- 1992
- A RFFSA é incluída no Programa Nacional de Desestatização do governo federal.
- 1996
- Surge a FCA, com a operação do trecho correspondente à antiga Malha Centro-Leste Brasileira (7.080 km de trilhos em bitola métrica e mista): SR-2 (Belo Horizonte), SR-7 (Salvador) e SR-8 (Campos).
- 1998
- Em um acordo no processo de concessão da Malha Paulista (antiga Fepasa), vencido pela Ferroban, o trecho entre Campinas/SP e Uberlândia/MG que faz parte do Corredor de Exportação Araguari-Santos, passa para o controle da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
- 1999
- Alteração no grupo de controle da FCA. A Vale adquire um percentual do controle acionário da empresa. A Companhia Siderúrgica Nacional também é acionista.
- 2003
- Vale assume 99,99% do controle acionário da FCA.
- 2008
- Lançamento da nova logomarca da FCA.
- 2011
- Criação da VLI (Valor da Logística Integrada), reunindo todos os ativos de logística da Vale.
- 2014
- Em abril 2014 a Vale concluiu a venda de 20% e 15,9% da VLI para, respectivamente, Mitsui e FI-FGTS. Em agosto foi a vez da Brookfield Asset Management arrematar 26,5% da VLI, tirando a Vale do controle da mesma. Deste ponto em diante a empresa passou a criar cultura própria e seu próprio sistema de governança.
- 2019
- Em novembro de 2019, a VLI faz acordo extrajudicial com o Ministério Público Federal (MPF), em que se compromete a pagar R$ 1,2 bilhão em indenização aos cofres do Tesouro Nacional, pelo período de 5 anos, como compensação pelos danos causados pelo descumprimento de cláusulas contratuais em contratos de concessão pública ferroviária que a FCA celebrou com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
- 2021
- Relatório da ANTT classifica a administração da FCA pela VLI Multimodal S.A, concessionária que gerencia esta ferrovia desde 1996, como um “prejuízo à coisa pública”, pois ela concentrou 90% da sua operação em somente 2.341 km dos 7.094 km totais da ferrovia e estaria reduzindo a cada ano a quantidade de seus clientes regulares.
- Projetos
Projeto Noroeste de Minas Gerais
- Em 2009, a FCA desenvolveu o projeto de criação de um corredor de exportação entre o Terminal de Pirapora/MG e o Terminal de Produtos Diversos no Complexo Portuário de Tubarão, em Vitória/ES. O novo corredor permitiu maior competitividade e aumento da produção local de soja, milho, álcool e açúcar e do consumo de insumos como fertilizantes, defensivos e sementes, gerando mais renda e investimento para o Novo Corredor para exportação Centro-Leste.
Projeto Litorânea Sul
- O outro grande projeto é o da construção da Variante Ferroviária Litorânea Sul (VFLS), que prevê uma nova ferrovia entre Cariacica e Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, com 165 km de extensão e com um ramal que dá acesso ao polo industrial e de serviços de Anchieta. O novo trecho vai substituir o trecho ferroviário acidentado entre as duas cidades pelo interior capixaba.
Em 2007, a FCA aplicou recursos no projeto básico de engenharia e deu início ao processo de licenciamento ambiental. Em novembro, oito audiências públicas foram organizadas para que se conseguisse a anuência das populações das 11 cidades que serão cortadas pelo novo trecho ferroviário. Foi a primeira etapa de licenciamento ambiental da obra. - Responsabilidade Social
- O Cidadania nos Trilhos é o mais importante projeto de relacionamento externo da Logística. Tem como objetivo compartilhar com as comunidades próximas à linha férrea os cuidados necessários para uma convivência segura com o trem.
Em cada município a busca unir esforços com igrejas, órgãos públicos, ONG´s, fundações, associações e entidades de classe, oferecendo parceria em iniciativas já existentes ou construindo propostas em conjunto.
Com as instituições de ensino da Rede Pública, o foco está na construção de projetos pedagógicos cujos temas estejam relacionados à convivência segura com a ferrovia. Para a elaboração dos projetos são distribuídos materiais didáticos. Desde seu início, o Cidadania nos Trilhos formou 443 educadores e envolveu diretamente mais de 43 mil alunos.
O Programa Cidadania nos Trilhos foi premiado pela Aberje, em 2006, como o principal programa de relacionamento com as comunidades do Brasil. - Patrimônio Cultural
- Desde 2001, a FCA é a empresa responsável pela manutenção e operação da Estrada de Ferro Oeste de Minas. Este complexo ocupa uma área de 35.000 m2, sendo o maior centro de preservação da memória histórica ferroviária nacional e um dos mais importantes do mundo.
Além disso, em maio de 2006, foi inaugurado o Trem da Vale, cuja operação é de responsabilidade da Ferrovia Centro-Atlântica. - Logomarca da FCA Ferrovia Centro-Atlântica.
- DESCRIÇÃO
- Nome: Ferrovia Centro-Atlântica S.A.
- Sigla: FCA
- Tipo anterior: Empresa de capital aberto
- Atividade: Logística
- Gênero: Sociedade Anônima
- Fundação: 1996
- Tempo de operação: 1997-2011
- Sede: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
- Áreas de operação: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia, Espírito Santo, Distrito Federal, Sergipe, Minas Gerais
- País: Brasil
- Sucessora: VLI Multimodal S.A.
- ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA
- Bitola: 1,000mm (Métrica) e 1,000mm/1,600mm (Mista)
- Extensão: 7.220 km
- Produtos: Commodities agrícolas, insumos e fertilizantes, combustíveis, siderúrgico, automotivo e auto peças, químico, petroquímico e mineração.
- VEJA TAMBÉM:
- Composição da FCA Ferrovia Centro-Atlântica com uma locomotiva EMD GT26 Nº 936.
- Locomotiva GE U20C Nº 2540 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 2.
- Locomotiva GE U20C Nº 2699 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 1.
Vagão HTD da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 2. - Locomotiva GE BB36-7 Nº 724 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 2.
- Locomotiva GE U20C Nº 3856 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura laranja fase 1.
- Locomotiva GE BB36-7 Nº 705 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 1.
- Locomotiva GE C30-7 Nº 4704 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica.
- Locomotiva GE C30-7 Nº 4705 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 1.
- Locomotiva GE SF30C Nº 4714 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 2.
- Locomotivas GE SF30C da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 1.
- Locomotiva EMD GL8 Nº 3629 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 2.
- Vídeo institucional da FCA Ferrovia Centro-Atlântica S.A. (2010).
- Comercial da FCA Ferrovia Centro-Atlântica S.A.
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