FCA Ferrovia Centro-Atlântica S.A.

A Ferrovia Centro Atlântica S.A, mais conhecida como FCA, é uma concessionária de ferrovias que opera parte da malha privatizada da RFFSA, composta das seguintes superintendências regionais: SR-2 com sede em Belo Horizonte; SR-8 com sede em Campos dos Goytacazes; e SR-7 com sede em Salvador. Através de negociação com a Ferroban, assumiu parte da Malha Paulista da antiga Fepasa. Foi criada no dia 1 de setembro de 1996 e atualmente pertence a VLI Multimodal S.A.

HISTÓRIA
Oriunda da antiga Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA), a FCA foi criada a partir do Programa Nacional de Desestatização. Entre 2003 e 2011 a FCA fez parte do Grupo Vale e de 2011 em diante passou a fazer parte da VLI.

Cronologia
1992
RFFSA é incluída no Programa Nacional de Desestatização do governo federal.
1996
Surge a FCA, com a operação do trecho correspondente à antiga Malha Centro-Leste Brasileira (7.080 km de trilhos em bitola métrica e mista): SR-2 (Belo Horizonte), SR-7 (Salvador) e SR-8 (Campos).
1998
Em um acordo no processo de concessão da Malha Paulista (antiga Fepasa), vencido pela Ferroban, o trecho entre Campinas/SP e Uberlândia/MG que faz parte do Corredor de Exportação Araguari-Santos, passa para o controle da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
1999
Alteração no grupo de controle da FCA. A Vale adquire um percentual do controle acionário da empresa. A Companhia Siderúrgica Nacional também é acionista.
2003
Vale assume 99,99% do controle acionário da FCA.
2008
Lançamento da nova logomarca da FCA.
2011
Criação da VLI (Valor da Logística Integrada), reunindo todos os ativos de logística da Vale.
2014
Em abril 2014 a Vale concluiu a venda de 20% e 15,9% da VLI para, respectivamente, Mitsui e FI-FGTS. Em agosto foi a vez da Brookfield Asset Management arrematar 26,5% da VLI, tirando a Vale do controle da mesma. Deste ponto em diante a empresa passou a criar cultura própria e seu próprio sistema de governança.
2019
Em novembro de 2019, a VLI faz acordo extrajudicial com o Ministério Público Federal (MPF), em que se compromete a pagar R$ 1,2 bilhão em indenização aos cofres do Tesouro Nacional, pelo período de 5 anos, como compensação pelos danos causados pelo descumprimento de cláusulas contratuais em contratos de concessão pública ferroviária que a FCA celebrou com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
2021
Relatório da ANTT classifica a administração da FCA pela VLI Multimodal S.A, concessionária que gerencia esta ferrovia desde 1996, como um “prejuízo à coisa pública”, pois ela concentrou 90% da sua operação em somente 2.341 km dos 7.094 km totais da ferrovia e estaria reduzindo a cada ano a quantidade de seus clientes regulares.

Projetos

Projeto Noroeste de Minas Gerais

Em 2009, a FCA desenvolveu o projeto de criação de um corredor de exportação entre o Terminal de Pirapora/MG e o Terminal de Produtos Diversos no Complexo Portuário de Tubarão, em Vitória/ES. O novo corredor permitiu maior competitividade e aumento da produção local de soja, milho, álcool e açúcar e do consumo de insumos como fertilizantes, defensivos e sementes, gerando mais renda e investimento para o Novo Corredor para exportação Centro-Leste.

Projeto Litorânea Sul

O outro grande projeto é o da construção da Variante Ferroviária Litorânea Sul (VFLS), que prevê uma nova ferrovia entre Cariacica e Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, com 165 km de extensão e com um ramal que dá acesso ao polo industrial e de serviços de Anchieta. O novo trecho vai substituir o trecho ferroviário acidentado entre as duas cidades pelo interior capixaba.
Em 2007, a FCA aplicou recursos no projeto básico de engenharia e deu início ao processo de licenciamento ambiental. Em novembro, oito audiências públicas foram organizadas para que se conseguisse a anuência das populações das 11 cidades que serão cortadas pelo novo trecho ferroviário. Foi a primeira etapa de licenciamento ambiental da obra.
Responsabilidade Social
O Cidadania nos Trilhos é o mais importante projeto de relacionamento externo da Logística. Tem como objetivo compartilhar com as comunidades próximas à linha férrea os cuidados necessários para uma convivência segura com o trem.
Em cada município a busca unir esforços com igrejas, órgãos públicos, ONG´s, fundações, associações e entidades de classe, oferecendo parceria em iniciativas já existentes ou construindo propostas em conjunto.
Com as instituições de ensino da Rede Pública, o foco está na construção de projetos pedagógicos cujos temas estejam relacionados à convivência segura com a ferrovia. Para a elaboração dos projetos são distribuídos materiais didáticos. Desde seu início, o Cidadania nos Trilhos formou 443 educadores e envolveu diretamente mais de 43 mil alunos.
O Programa Cidadania nos Trilhos foi premiado pela Aberje, em 2006, como o principal programa de relacionamento com as comunidades do Brasil.
Patrimônio Cultural
Desde 2001, a FCA é a empresa responsável pela manutenção e operação da Estrada de Ferro Oeste de Minas. Este complexo ocupa uma área de 35.000 m2, sendo o maior centro de preservação da memória histórica ferroviária nacional e um dos mais importantes do mundo.
Além disso, em maio de 2006, foi inaugurado o Trem da Vale, cuja operação é de responsabilidade da Ferrovia Centro-Atlântica.
Logomarca da FCA Ferrovia Centro-Atlântica.
DESCRIÇÃO

Nome: Ferrovia Centro-Atlântica S.A.

Sigla: FCA

Tipo anterior: Empresa de capital aberto

Atividade: Logística

Gênero: Sociedade Anônima

Fundação: 1996

Tempo de operação: 1997-2011

Sede: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Áreas de operação: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia, Espírito Santo, Distrito Federal, Sergipe, Minas Gerais

País: Brasil


ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA

Bitola: 1,000mm (Métrica) e 1,000mm/1,600mm (Mista)

Extensão: 7.220 km

Produtos: Commodities agrícolas, insumos e fertilizantes, combustíveis, siderúrgico, automotivo e auto peças, químico, petroquímico e mineração.

VEJA TAMBÉM:
Composição da FCA Ferrovia Centro-Atlântica com uma locomotiva EMD GT26 Nº 936.

Locomotiva GE U20C Nº 2540 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 2.

Vagão Madrinha GTD da FCA Ferrovia Centro-Atlântica.

Auto de Linha da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 2.

Vagão HPE da FCA Ferrovia Centro-Atlântica.

Vagão HPE da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 2.

Vagão HPD da FCA Ferrovia Centro-Atlântica.

Vagão HFE da Multigrain/FCA.

Vagão HFE da Bunge/FCA.

Vagões FLD da Arcelor Mittal/FCA.

Locomotiva GE U20C Nº 2699 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 1.

Vagão HTD da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 2.

Locomotiva EMAQ MX620 Nº 6169 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, com a pintura Trem Expresso Logística CVRD.

Locomotiva GE BB36-7 Nº 724 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 2.

Locomotiva GE U20C Nº 3856 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura laranja fase 1.

Locomotiva EMD GT26 Nº 936 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 1.

Locomotivas EMD G12M da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 1.

Locomotivas CRRC SDD8 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 2.

Locomotiva EMD BB40-T2 Nº 8126 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 2.

Locomotiva GE BB36-7 Nº 705 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 1.

Locomotiva EMAQ MX620 Nº 6112 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 1.

Locomotiva EMD BB40-2 Nº 8137 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 2.

Locomotiva EMD BB40-2 Nº 4815 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 1.

Locomotiva EMD DDM45 Nº 804 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 1.

Locomotiva EMD GL8 Nº 3609 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 1.

Locomotiva EMD BB40-T2 Nº 4825 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 1.

Locomotiva GE C30-7 Nº 4704 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica.

Locomotiva GE C30-7 Nº 4705 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 1.

Locomotiva GE SF30C Nº 4714 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 2.

Locomotivas GE SF30C da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 1.

Locomotiva EMD BB40-T2 Nº 4822 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, com a pintura padrão da Rio Grande.

Locomotiva EMD GL8 Nº 3629 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 2.

Vagão tanque TSD da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 1 (preta).

Vagão tanque TCD da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 2.

Vagão FNC da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura padrão RFFSA.

Vagão FNC da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase 2.

Vagão graneleiro HFD da FCA Ferrovia Centro-Atlântica, na pintura fase II. 

Vídeo institucional da FCA Ferrovia Centro-Atlântica S.A. (2010).

Comercial da FCA Ferrovia Centro-Atlântica S.A.

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