A Rumo Logística é uma companhia ferroviária e de logística brasileira, pertencente ao Grupo Cosan.
HISTÓRIA
A Rumo Logística foi fundada em 2008, pela Cosan, como braço logístico das operações do grupo, atuando no segmento de transporte multimodal de cargas.
Em 2009, ALL e Rumo firmaram um contrato para o transporte de açúcar até o terminal açucareiro no Porto de Santos.
Em 2010, Gávea Investimentos e TPG Capital passaram a ser sócios da Rumo Logística. Cada um entrou com R$ 200 milhões no processo de capitalização e passou a deter 12,5% de participação. Os outros 75% eram da Cosan.
Em 2014, houve uma proposta de fusão, em que a Rumo Logística iria incorporar a totalidade das ações de emissão da ALL, e ficaria com 36,5% da companhia resultante da união, enquanto os sócios ALL teriam 63,5% do capital da companhia combinada, segundo fatos relevantes divulgados pela Cosan e ALL.
Em 2015, absorveu a América Latina Logística em um processo de troca de ações, incorporando 12.900 km de malha ferroviária, 19 milhões de toneladas de capacidade de elevação no Porto de Santos, 966 locomotivas, 28.000 vagões, 11.700 funcionários diretos e indiretos.
Em 2016, o conselho de administração da Rumo Logística aprovou o aumento de capital da companhia, no valor de R$ 2,6 bilhões, ultrapassando a capitalização necessária de pelo menos R$ 2 bilhões estimada pela diretoria para fortalecer o balanço da empresa.
Em 2017, os acionistas da Rumo aprovaram que o capital social possa ser aumentado em até R$ 3 bilhões, por meio de emissão de ações.
Em 2018, a Rumo anunciou um lucro líquido de R$ 228.59 milhões no 3º trimestre de 2018, valor 194,30% superior ao lucro líquido apurado no mesmo período do ano anterior (R$ 77.67 milhões).
Em março de 2019 a empresa ganhou um leilão de concessão da Ferrovia Norte-Sul, que permite o uso de 1,5 mil km entre Estrela D'Oeste em São Paulo, até Porto Nacional no Tocantins. A oferta foi de R$2,790 bilhões e a concessão dura 30 anos.
Em 21 de julho de 2020, a Rumo protocolou, junto à ANTT, pedido de adesão ao processo de relicitação (devolução da concessão) referente ao objeto do Contrato de Concessão celebrado entre a Malha Oeste (NOB) e a União, nos termos da Lei nº 13.448 de 5 de junho de 2017 e regulamentada pelo Decreto nº 9.957 de 07 de agosto de 2019.
Em 2020, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), assinou um segundo termo aditivo de concessão que dá à Malha Paulista o direito de prorrogar o prazo de vigência do seu contrato. A Rumo Logística, informou que o novo valor da outorga da concessão será de aproximadamente R$ 2,9 bilhões. Esse montante será pago em parcelas trimestrais ao longo da vigência contratual prevista até 2058, e os investimentos estão estimados em R$ 6,1 bilhões neste mesmo período. A concessão venceria originalmente em 2028. No mesmo ano, o 3º aumento de capital da Rumo alcançou R$ 6,4 bilhões, com a colocação inicial de 235 milhões de ações ordinárias, além de um lote adicional de 59,253 milhões de papéis, correspondente a 25,21% do lote inicial.
Atualmente é a maior companhia de logística com estrutura ferroviária do Brasil, sendo que seus ativos abrangem a Malha Norte, Malha Oeste, Malha Sul e Malha Paulista das concessões originais da RFFSA, além do trecho central da Ferrovia Norte-Sul.
Hoje a empresa opera 12 terminais de transbordo (tanto diretamente quanto em regime de parceria), com capacidade de armazenagem estática de aproximadamente 900 mil toneladas de grãos, açúcar e outras commodities.
A Companhia possui participação em seis terminais portuários, cinco deles no Porto de Santos/SP e um no Porto de Paranaguá/PR, com capacidade de armazenar cerca de 1,3 milhão de toneladas e capacidade de carregamento de aproximadamente 29 milhões de toneladas por ano.
Em 2021, criou o Instituto Rumo e investiu 3,6 Milhões de Reais nas comunidades onde a empresa está presente. A primeira estação do Instituto Rumo está em Rondonópolis/MT. Em parceria com o programa Ativa Juventude, da Fundação Raízen, irá gerar valor estimulando o protagonismo de jovens e adolescentes através de projetos educacionais.
Em 2009, ALL e Rumo firmaram um contrato para o transporte de açúcar até o terminal açucareiro no Porto de Santos.
Em 2010, Gávea Investimentos e TPG Capital passaram a ser sócios da Rumo Logística. Cada um entrou com R$ 200 milhões no processo de capitalização e passou a deter 12,5% de participação. Os outros 75% eram da Cosan.
Em 2014, houve uma proposta de fusão, em que a Rumo Logística iria incorporar a totalidade das ações de emissão da ALL, e ficaria com 36,5% da companhia resultante da união, enquanto os sócios ALL teriam 63,5% do capital da companhia combinada, segundo fatos relevantes divulgados pela Cosan e ALL.
Em 2015, absorveu a América Latina Logística em um processo de troca de ações, incorporando 12.900 km de malha ferroviária, 19 milhões de toneladas de capacidade de elevação no Porto de Santos, 966 locomotivas, 28.000 vagões, 11.700 funcionários diretos e indiretos.
Em 2016, o conselho de administração da Rumo Logística aprovou o aumento de capital da companhia, no valor de R$ 2,6 bilhões, ultrapassando a capitalização necessária de pelo menos R$ 2 bilhões estimada pela diretoria para fortalecer o balanço da empresa.
Em 2017, os acionistas da Rumo aprovaram que o capital social possa ser aumentado em até R$ 3 bilhões, por meio de emissão de ações.
Em 2018, a Rumo anunciou um lucro líquido de R$ 228.59 milhões no 3º trimestre de 2018, valor 194,30% superior ao lucro líquido apurado no mesmo período do ano anterior (R$ 77.67 milhões).
Em março de 2019 a empresa ganhou um leilão de concessão da Ferrovia Norte-Sul, que permite o uso de 1,5 mil km entre Estrela D'Oeste em São Paulo, até Porto Nacional no Tocantins. A oferta foi de R$2,790 bilhões e a concessão dura 30 anos.
Em 21 de julho de 2020, a Rumo protocolou, junto à ANTT, pedido de adesão ao processo de relicitação (devolução da concessão) referente ao objeto do Contrato de Concessão celebrado entre a Malha Oeste (NOB) e a União, nos termos da Lei nº 13.448 de 5 de junho de 2017 e regulamentada pelo Decreto nº 9.957 de 07 de agosto de 2019.
Em 2020, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), assinou um segundo termo aditivo de concessão que dá à Malha Paulista o direito de prorrogar o prazo de vigência do seu contrato. A Rumo Logística, informou que o novo valor da outorga da concessão será de aproximadamente R$ 2,9 bilhões. Esse montante será pago em parcelas trimestrais ao longo da vigência contratual prevista até 2058, e os investimentos estão estimados em R$ 6,1 bilhões neste mesmo período. A concessão venceria originalmente em 2028. No mesmo ano, o 3º aumento de capital da Rumo alcançou R$ 6,4 bilhões, com a colocação inicial de 235 milhões de ações ordinárias, além de um lote adicional de 59,253 milhões de papéis, correspondente a 25,21% do lote inicial.
Atualmente é a maior companhia de logística com estrutura ferroviária do Brasil, sendo que seus ativos abrangem a Malha Norte, Malha Oeste, Malha Sul e Malha Paulista das concessões originais da RFFSA, além do trecho central da Ferrovia Norte-Sul.
Hoje a empresa opera 12 terminais de transbordo (tanto diretamente quanto em regime de parceria), com capacidade de armazenagem estática de aproximadamente 900 mil toneladas de grãos, açúcar e outras commodities.
A Companhia possui participação em seis terminais portuários, cinco deles no Porto de Santos/SP e um no Porto de Paranaguá/PR, com capacidade de armazenar cerca de 1,3 milhão de toneladas e capacidade de carregamento de aproximadamente 29 milhões de toneladas por ano.
Em 2021, criou o Instituto Rumo e investiu 3,6 Milhões de Reais nas comunidades onde a empresa está presente. A primeira estação do Instituto Rumo está em Rondonópolis/MT. Em parceria com o programa Ativa Juventude, da Fundação Raízen, irá gerar valor estimulando o protagonismo de jovens e adolescentes através de projetos educacionais.
Presidentes:
- Júlio Fontana Neto (2009-2019)
- João Alberto Fernandez de Abreu (2019-Presente)
INFORMAÇÕES PRINCIPAIS
Nome: Rumo Logística Operadora Multimodal S.A.
Tipo: Empresa de capital aberto
Slogan: Somos o Brasil em movimento.
Cotação: B3; RAIL3
Atividade: Transporte ferroviário, Logística
Gênero: Sociedade Anônima
Fundação: 2008
Sede: Curitiba, PR, Brasil
Áreas Servidas: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Moto Grosso e Goiás.
País: Brasil
Proprietário: Cosan
Pessoas-Chave: João Alberto Fernandez Abreu (CEO)
Empregados: 9.000
Produtos: Transporte e movimentação de carga
Subsidiárias: Brado Logística
Valor de Mercado: R$ 29,918 bilhões (2019)
Lucro: R$ 273 milhões (2017)
LAJIR: R$ 2,119 bilhões (2017)
Faturamento: R$ 6,585 bilhões (2018)
Antecessora: ALL América Latina Logística
Website: https://rumolog.com/
ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA
Bitola: 1,000mm (Métrica), 1,600mm (Larga) e 1,000/1,600mm (Mista)
Extensão: 14.000 km
VEJA TAMBÉM:
- ALL América Latina Logística
- Sistema Ferroviário Brasileiro
- Ferrovia
- RFFSA Rede Ferroviária Federal S.A.
- Ferrovia Norte-Sul
- Locomotiva GE C30-7
- Locomotiva AC44i
- Locomotiva GE D9-40BBW
- Vagão HPT
- MRS Logística S.A.
- Estação Ferroviária de Cornélio Procópio
- NOB Estrada de Ferro Noroeste do Brasil
- Locomotiva ES43BBi
- Vagão TCT
Mapa da Rumo Logística.
DEMONSTRAÇÃO DAS PINTURAS DA RUMO
Locomotivas:
Vagões:
Trem da Rumo Logística.
Locomotiva GE AC44i Nº 9810 da Rumo Logística, na pintura fase 1.
Locomotiva GE AC44i Nº 8287 da Rumo Logística, na pintura de transição.
Locomotiva GE AC44i Nº 9898 da Rumo Logística, na pintura fase 2.
Locomotiva GE AC44i Nº 2522 da Rumo Logística, na pintura fase 3.
Trem com locomotiva GE C30-7 Nº 9316 da Rumo Logística, em Anápolis/GO.
(Obs: Esta foi a primeira locomotiva à receber a pintura Fase 3 da empresa)
Locomotiva EMD GT26MC Nº 8226 da Rumo, na pintura fase 2.
Locomotiva GE U20C Nº 2616 da Rumo, na pintura fase 2.
(Obs: Esta foi a primeira locomotiva GE U20C à receber a pintura da Rumo)
Vagão QC da Rumo do trem Capina-Química.
Locomotiva GE U20C Nº 3870 da Rumo, na pintura fase 3, em um trem misto na antiga Estação Ferroviária de Cornélio Procópio.
Auto de Linha ASG-6713 da Rumo parado na 3ª via da estação da Turma de Via em Cornélio Procópio/PR.
Trem tanqueiro da Rumo com a locomotiva GE U20C Nº 3812 de líder.
Vagão de Capina-Química da Rumo.
Logo fase 1 da Rumo Logística.
Logo de Transição Rumo ALL.
Logo fase 2 da Rumo Logística.
Logo fase 3 da Rumo Logística.
Trem cargueiro da Rumo Logística com dupla de locomotivas GE C30-7 na Malha Paulista.
Locomotiva GE D9-40BBW Nº 8301 da Rumo Logística, na pintura fase 2.
Locomotiva GE D9-40BBW Nº 8300 da Rumo Logística, na pintura fase 3.
Trem inaugural da Ferrovia Norte-Sul.
Auto de Linha ASG-6715 da Rumo Logística.
Trem da Rumo Logística parado na antiga Estação Ferroviária de Cornélio Procópio, com dupla de locomotivas GE U20C.
Locomotiva EMD SD40-2 Nº 9481 da Rumo, na pintura fase 2.
Locomotiva EMD SD40-2 Nº 9457 da Rumo, na pintura fase 3.
Locomotiva EMD SD40-T2 Nº 9509 da Rumo, na pintura fase 2.
Locomotiva EMD SD40-T2 Nº 9525 da Rumo, na pintura fase 3.
O agronegócio move o Brasil. A Rumo move o agronegócio.
Vídeo Institucional da Rumo Logística.
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