Locomotiva GE D9-40BBW

As GE Dash 9-40BBW são locomotivas Diesel-Elétrica foram fabricadas pela GE Transportation nos EUA, versão de bitola estreita da popular locomotiva GE Dash 9-40CW. Todos as 141 exemplares dessa locomotiva são de propriedade da Vale no Brasil. Elas são equipadas com quatro truques de estilo B, duas em cada extremidade substituindo os truques convencionais de estilo C. Isto é necessário porque as linhas da Vale são de bitola estreita. Os motores de tração C44-9W padrão não cabem nos truques estreitos. Para obter a mesma potência total, menores e mais motores são necessários. Foram numeradas de 1113-1311 na EFVM.

HISTÓRICO
O bom desempenho das locomotivas Dash-9 levou a CVRD a fazer em 1997 uma nova encomenda de mais dez exemplares de 4000 hp para a EFVM, em conjunto com cinco Dash-9 de 4400 hp para a Estrada de Ferro Carajás. Desta vez a fabricação ficou por conta da GE americana, tendo como novidade a adoção da chamada North American Safety Cab (Cabine de segurança norte-americana) para todas as locomotivas. Este tipo de cabine foi desenvolvido para dar maior conforto e segurança para os maquinistas, sendo reminiscente do antigo estilo Carbody das clássicas locomotivas diesel americanas do século XX produzidas entre o final da década de 1930 e o final da década de 1950, do qual o modelo B12 da EFVM foi um dos principais exemplos no Brasil. Mesmo com a adoção deste tipo de cabine, a EFVM preferiu o mesmo tipo de cabine tradicional das suas demais locomotivas Dash-9, dispondo do console vertical equipado com os monitores do sistema IFC posicionado à esquerda da poltrona do maquinista. Por conta da nova cabine, também conhecida como wide cab (cabine larga). O modelo da EFVM foi designado pela GE como Dash 9-40BBW, também sendo conhecido como BB40-9WM ou Dash9W. As dez locomotivas entraram em operação em Dezembro de 1997, numeradas de 1113 a 1122, na sequência das D9-40BBW brasileiras.
Desde 2009, adquiridas pela Vale à EFVM vem recebendo mais unidades desta locomotiva, aumentando assim a quantidade de exemplares no Brasil. Daquele ano para cá vieram muitas novidades, a principal delas foi a pintura: A locomotiva passa a ter como cor principal o prateado, seguida por uma enorme faixa verde e outras duas menores, amarela, e uma de tom amarelado, e com uma faixa branca, num canto no alto da locomotiva ao lado das 'asas' do radiador, com o nome Estrada de Ferro Vitória a Minas acompanhado de uma pequena bandeira do Brasil, padrão tipo 'Brasil' apesar de a Vale ser há tempos privatizada. Grande parte das outras locos das primeiras compras também já receberam o novo padrão de pintura. Continuam seguindo a numeração original começando na 1254 e com a última compra em 2011, terminando na 1311.

Novas GE D9-40BBW para a ALL, VLI e Brado
América Latina Logística (ALL): Em 2012, a ALL recebeu as primeiras locomotivas D9-40BBW como parte de um lote fabricado nos EUA, as mesmas foram desembarcadas no Porto de Paranaguá e transportadas por caminhão até Curitiba. Sua área de operação é na maior parte da malha ferroviária do estado do Paraná. Ou seja, em 100% de malha, as D9-40BBW da ALL rodam em 94%. Foram distribuídas com a numeração na inédita série 83xx, começando na 8300 e terminando na 8315.

Valor da Logística Integrada (VLI): A nova empresa criada pela Vale para administrar a Ferrovia Centro-Atlântica, a VLI Multimodal S.A., também adquiriu suas D9-40BBW. Um dos lotes chegou junto com outras locos do mesmo modelo para a ALL, mas os restantes das locomotivas vieram separadas. Foram descarregadas no Porto de Tubarão, colocados os truques nas oficinas da EFVM no porto, e de lá aguardaram frete para Minas Gerais, principal trecho de operação. Podem ser vistas em toda a Malha Oeste e Norte do estado. Também constantemente são vistas de Minas Gerais para o Espírito Santo, levando para o porto de Vitória cargas com grãos destinados à exportação do estado de Goiás. Desde certo tempo, são vistas rodando no estado de SP na linha tronco da Mogiana, indo desde Araguari ou Uberlândia, até as cidades de São Simão ou até o fim do ramal, em Campinas. Também em Fevereiro, agora destinada à VLI, foi adquirido um lote de oito locos deste mesmo modelo, assim iniciando o firmamento de um contrato para a fabricação de mais uma dezena para a empresa. Foram numeradas de 6020 a 6050, 6095 a 6099, 6175 a 6191, 8667 a 8684 e 8787 a 8794.

Brado Logística: Desde 2013, a General Electric do Brasil vinha desenvolvendo em sua planta na cidade de Contagem, MG, um protótipo de motor de tração da locomotiva Dash-9 para a bitola métrica. Não querendo que fosse divulgada pela mídia, toda a produção foi secretamente mantida. Até o início do ano foi concluída. A primeira unidade: Foi então confirmado o início da produção do modelo: GE D9-40BBW. Como as que já existem por aqui, mas agora "100%" brasileiro. Recentemente, em Janeiro de 2014, foram vistas pela primeira vez as locos encomendadas pela Brado à GE. São as primeiras três unidades com índice de nacionalização acima de 50%. Seu número padrão segue o das SD70ACe Eldorado e C30-7 Progress Rail alugadas pela ALL 9577-9579.
Lote de Dash-9 da ALL no translado dos EUA para o Brasil em 2012.
DESCRIÇÃO

Propulsão: Diesel-Elétrica  

Fabricante: GE (EUA) e GE do Brasil (Brasil

Modelo: Dash 9-40BBW

Ano de Fabricação: 1997-Presente 

Classificação AAR: B+B-B+B

Tipo de Serviço: Carga e Passageiros 

CARACTERÍSTICAS

Bitola: 1,000mm (Métrica)

Tipo de Combustível: Diesel

Fabricante do Motor: GE Transportation

Motor Primário: FDL 16

Tipo de Motor: Motor V de 16 cilindros

Tipo de Transmissão: Diesel-Elétrica

PERFORMANCE

Potência Total: 4000hp

OPERAÇÃO

Ferrovias Originais: EFVM, ALL,VLI, Brado Logística

Numeração SIGO: 
Nome Oficial: Dash 9-40BBW

Local de Operação: Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e São Paulo

Data de Entrega:
Proprietário Atual: Vale, Brado, Rumo Logística e VLI

Situação: Operacionais

VEJA TAMBÉM:
Dash-9 da EFVM Nº 1149 no ano de 2008, atualmente com a pintura da Vale.

Dash-9 da VLI Nº 6026.
 
Dupla de Dash-9 da Vale Nº 1284 e 1126 em operação.

Dash-9 da Brado Nº 9577 na fábrica da GE em Contagem/MG.
    
Dash-9 da Rumo Nº 8301, foi a primeira da frota à receber a pintura da Rumo, reformada no ano de 2017.

Dash-9 da Rumo Nº 8306 com a pintura fase 3 da Rumo, reformada em 2020.
   
Dupla de Dash-9 da ALL em Rolândia/PR, no ano de 2015.

Locomotiva GE Dash-9 Nº 8306 da ALL liderando um trem misto.

Locomotivas GE Dash-9 da CLN operando no corredor ferroviário de Nacala em Moçambique.

Locomotiva D9-40BBW "Dash-9" ALL 8300.

Locomotiva D9-40BBW 1179.

DASH D9-40BBW PARTINDO DE SOROCABA.

Comentários