A locomotiva ES43BBi é uma locomotiva Diesel-Elétrica da linha GE Evolution Series, projetada e produzida no Brasil pela GE Transportation, desde 2014. Esta locomotiva foi desenvolvida especificamente para se adequar as características técnicas das ferrovias de bitola métrica do Brasil.
TABELA
Modelo | Potência (HP) | Bitola (m) | Fabricante | Origem | Ano de Fabricação |
---|---|---|---|---|---|
ES43BBi | 4.400 | 1,000mm | WabTec | Brasil | 2014 – atual |
PROPRIETÁRIOS ORIGINAIS
Abaixo são listados os proprietários originais das locomotivas ES43BBi.
BRASIL
Atualmente, este modelo de locomotiva Diesel-Elétrica de 8 eixos é a mais potente de bitola métrica em operação no Brasil, com 4.300 HP de potência.
A Klabin utiliza as locomotivas ES43BBi no transporte de celulose entre sua fabrica em Ortigueira e o Porto de Paranaguá, no estado do Paraná, desde 2015.
Em 2021, a Klabin adquiriu 2 novas locomotivas ES43BBi, para reforçar o quadro de tração da companhia para o transporte de celulose até o porto de Paranaguá.
Em 2021, a Klabin adquiriu 2 novas locomotivas ES43BBi, para reforçar o quadro de tração da companhia para o transporte de celulose até o porto de Paranaguá.
Desde 2016, a Rumo Logística utiliza largamente as locomotivas ES43BBi na Malha Sul, no estado do Paraná, nos trechos de Maringá, Londrina e Rio Negro até o Porto de Paranaguá, inclusive elas já chegaram à operar no Corredor de Exportação tracionando o trem "Vaca Verde".
A VLI utiliza as locomotivas ES43BBi principalmente no transporte de grãos no Corredor de Exportação Araguari-Santos, entre o Triângulo Mineiro e o TIPLAM em Santos (SP), desde agosto de 2018.
Locomotiva ES43BBi N° 8326 da Rumo Logística.
DESCRIÇÃO
Propulsão: Diesel-Elétrica
Projetista: General Electric
Fabricante: GE do Brasil
Modelo: GE ES43BBi
Ano de fabricação: 2014-Presente
Classificação AAR: B+B-B+B
Tipo de serviço: Carga
CARACTERÍSTICAS
Bitola: 1,000mm (Métrica)
Corrente: AC (Corrente Alternada)
Comprimento: 24,7 m
Peso da locomotiva: 196.000 kg
Tipo de combustível: Diesel
Capacidade de combustível: 14.400 litros
Capacidade de areia: 950 litros
Fabricante do motor: GE
Motor primário: GEVO-12
Tipo de motor: Combustão interna
Tração múltipla: Sim
PERFORMANCE
Velocidade máxima: 113 km/h
Potência total: 4.300 hp
Freios da locomotiva: Ar comprimido
OPERAÇÃO
Ferrovias originais: Rumo Logística, Klabin e VLi
Local de operação: Minas Gerais, São Paulo e Paraná
Data da entrega: 1ª em 2015
Proprietário atual: Rumo Logística, Klabin e VLi
Situação: Operacionais
VEJA TAMBÉM:
1ª locomotiva ES43BBi da Rumo Logística.
1ª locomotiva ES43BBi da Klabin.
Locomotivas ES43BBi da VLi Valor de Logística Integrada.
Locomotivas ES43BBi da Rumo Logística em operação na Central do Paraná.
Dupla de locomotivas ES43BBi da Rumo em Canguera/SP, no Corredor de Exportação.
Locomotiva ES43BBi Nº 8456 da Klabin na inauguração do novo terminal da Klabin.
Locomotivas ES43BBi Nº 645 e Nº 647 da Rumo, operando como Helper na Estrada de Ferro Curitiba à Paranaguá, passando pela Estação de Roça Nova em Piraquara/PR.
Locomotiva ES43BBi Nº 652 da Rumo, na pintura fase 3.
Locomotivas ES43BBi da Rumo operando no trem "Vaca Verde", no Corredor de Exportação.
Locomotivas ES43BBi da Klabin e Rumo na desviada do pátio de Furnas em Ponta Grossa/PR.
Locomotivas ES43BBi da VLi, em Aguaí/SP.
Locomotiva ES43BBi da Rumo na fábrica da GE do Brasil, no ano de 2015.
Comentários
Postar um comentário