Roça Nova

O pequeno vilarejo de Roça Nova, no ponto mais alto da Ferrovia Curitiba-Paranaguá, possui uma atração que une amantes de vinhos e trens: Uma vinícola dentro de um túnel ferroviário.
No ano de 1969, devido a mudança do tamanho de locomotivas e vagões, foi construído um novo túnel, paralelo ao antigo túnel, que foi abandonado. Ao longo dos anos, este antigo túnel, se revelou um ótimo lugar para a maturação de espumantes, devido a variação de temperatura do túnel, entre 16 e 17 graus, durante qualquer época do ano. Assim nasceu a ideia da vinícola Cave Colinas de Pedra, que procurou manter um pouco da história do lugar, com a preservação do túnel e da estação de Roça Nova, além de uma Litorina que fica no interior do terreno.
O local é muito tranquilo, e um convite para puxar uma cadeira debaixo das árvores e curtir o movimento de trens que sobem e descem a serra do mar paranaense.

ESTAÇÃO
A estação de Roça Nova foi inaugurada como parada de serviços, no ponto culminante do trecho, marcando o início do planalto de Curitiba. O prédio atual não é o original de 1885.
Logo após essa estação, no sentido Paranaguá, vem o primeiro túnel, que marca o início da descida da serra. A paisagem muda completamente: os vilarejos de grande pobreza existentes no trecho entre Curitiba e Roça Nova dão lugar à mata fechada da Serra do Mar.
Em setembro de 2009, a estação estava em fase final de reforma para se transformar na sede de uma vinícola.

FERROVIA
A linha unindo Curitiba a Paranaguá, a mais antiga do Estado, foi aberta pela Estrada de Ferro Paraná de Paranaguá a Morretes em 1883, chegando a Curitiba em fevereiro de 1885. Durante seus 137 anos de existência ela pouco mudou, apenas dentro de Curitiba e na mudança de um ou outro túnel na serra. É considerada um dos marcos da engenharia ferroviária nacional, projetada por André Rebouças e construída por Teixeira Soares, depois de firmas estrangeiras recusarem a obra devido à dificuldade do trecho da serra, entre Morretes e Roça Nova. É também uma das poucas linhas que continua tendo trens de passageiros, embora de forma apenas turística, desde os anos 90, hoje explorado por uma concessionária privada, a Serra Verde Express. Em 1942, a Estrada de Ferro Paraná foi englobada pela Rede Viação Paraná-Santa Catarina, que em 1975, foi transformada em uma divisão da RFFSA. Em 1996, o trecho passou a ser operado pela Ferrovia Sul Atlânticoque obteve a concessão da antiga RFFSA, que em 1999 passou à ser denominada de ALL América Latina Logística. No ano de 2015, a ALL entrou em fusão com a Rumo Logística do grupo Cosan, que opera a ferrovia até os dias de hoje.
Estação de Roça Nova terminando de ser reformada, no dia 11 de Dezembro de 2009.
DESCRIÇÃO

Trecho: Curitiba-Paranaguá

Altitude: 954,280 m

Inauguração: 05/02/1885

Uso Atual: Vinícola

Município: Piraquara, Paraná

Km: 80+500

VEJA TAMBÉM:
Trens da RFFSA cruzando no pátio da estação de Roça Nova, no ano de 1989.

Estação de Roça Nova em 2002.

Estação de Roça Nova sendo reformada em 2008.

Estação de Roça Nova em 2015.

Trem da ALL carregado com óleo vegetal passando pelo pátio de Roça Nova.

Pátio da estação de Roça Nova PIRAQUARA PR BRASIL.

Atravessando o túnel de Roça Nova.

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