EFCP Estrada de Ferro Central do Paraná

A Estrada de Ferro Central do Paraná é uma ferrovia localizada no estado do Paraná, no Brasil, ligando as cidades Apucarana e Ponta Grossa.

HISTÓRIA
A ferrovia começou sendo planejada pelo governo federal em meados da década de 1960, com o objetivo de se integrar na malha ferroviária nacional, facilitando e permitindo o aumento das exportações agrícolas do Paraná, do então Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul) e oeste de São Paulo, criando um corredor de acesso rápido ao porto de Paranaguá. Um dos maiores problemas para a plena utilização deste porto residia na falta de uma ferrovia que ligasse o norte do estado até Ponta Grossa, sendo até então necessário percorrer 620 quilômetros de um traçado cheio de problemas, com declives e aclives muito acentuados e curvas extremamente fechadas, por forma a escoar a produção do oeste de São Paulo e do Mato Grosso, assim como do próprio Paraná. A construção desta ferrovia veio solucionar este problema, economizando quase 300 quilômetros, num traçado bem mais seguro.
A construção iniciou-se no final da década. Uma vez que a União tinha dificuldade na obtenção de recursos externos, o governo paranaense procurou para fazer uma operação triangular. O então governador Paulo Pimentel, favorável à construção da ferrovia, concordou com o projeto, tendo o governo estadual obtido recursos internos e externos para o empreendimento, obrigando-se a entregar a ferrovia á União assim que fosse concluída. O governo federal, por seu lado, constituiu uma comissão para administrar a obra, comprometendo-se a reembolsar o Paraná por todos os gastos.
A ferrovia foi inaugurada em 1975, sendo de imediato entregue ao governo federal. Logo no primeiro ano de funcionamento da Estrada de Ferro Central do Paraná, o porto de Paranaguá registrou um aumento de 44% no volume de carga embarcada.
Em 2002, quase metade dos trinta e um milhões de toneladas movimentadas no porto de Paranaguá, transitou pelo trecho Apucarana–Ponta Grossa da ferrovia. No ano de 2001, segundo dados da Assembleia Legislativa do Paraná, dos oito milhões e meio de toneladas exportadas por aquele porto, e que chegaram ao porto por ferrovia, 7,2 milhões foram produtos agrícolas produzidos no Mato Grosso do Sul, e no oeste paulista, representando uma receita estimada para a União equivalente a 5,3 bilhões de dólares.
Trem da ALL América Latina Logística passando pela Serra do Cadeado na Estrada de Ferro Central do Paraná em 2008.

INFORMAÇÕES PRINCIPAIS

Nome: Estrada de Ferro Central do Paraná

Sigla: EFCP

Tempo de operação: 1975-Presente

Área de operação: Paraná

Operadora: Rumo Logística

Portos atendidos: Paranaguá, PR, Brasil

ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA

Bitola: 1,000mm (Métrica)


Locomotivas GE C30-7 da ALL passando pela Serra do Cadeado.

Trens da Rumo passando pela Estrada de Ferro Central do Paraná.

Trem da Rumo com a locomotiva GE D9-40BBW N° 8304 passando pelo "S" no Desvio de Puma, no Km/455 da Estrada de Ferro Central do Paraná.

Locomotivas GE ES43BBi da Rumo na Estrada de Ferro Central do Paraná.

Locomotivas EMD GT22 da RFFSA na Estrada de Ferro Central do Paraná.

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