Locomotiva GE U12B

A locomotiva GE U12B é uma locomotiva diesel-elétrica produzida pela GE Transportation entre 1957 e 1958, sendo utilizada no Brasil e no África do Sul. O modelo foi substituído pela GE U13B lançado em 1959.
Foi projetada para linhas com restrições de gabarito e peso, típica de países em desenvolvimento. São capazes de operar em qualquer bitola, de 0,914 a 1,676m.
Foram desenvolvidas pela GE para fazer concorrência com o modelo EMD G12, que foi mais bem sucedido tanto em vendas quanto em durabilidade.
TABELA
ModeloPotência (HP)Bitola (m)FabricanteOrigemAno de Fabricação
U12B12000,914mm, 1,000mm e 1,600mmGeneral ElectricEUA1957 a 1958
PROPRIETÁRIOS ORIGINAIS
Abaixo são listados os proprietários originais das locomotivas GE U12B.
FerroviaPaísBitolaQuantidade
Rede de Viação Paraná-Santa CatarinaBrasil1,000m20
Estrada de Ferro LeopoldinaBrasil1,000m10
Estrada de Ferro SorocabanaBrasil1,000m22
South African RailwaysÁfrica do Sul1,067m45


BRASIL
RVPSC e EFL
Foram maquinas adquiridas pela RFFSA para finalizar o processo dieselização das linhas de bitola métrica da RVPSC e EFL. Durante operação nessas ferrovias (regionais da RFFSA) houve grande intercâmbio de maquinas, sendo trocadas entre elas por várias vezes, conforme a demanda.
Na RVPSC foram numeradas de 50 a 69 e na Leopoldina de 2301 a 2310. Com a chegada das EMD G22U na então 11ª Regional (sucessora da RVPSC) as unidades dessa malha formam todas transferidas para a Leopoldina.
EFS e Fepasa
Foram adquiridas pela Estrada de Ferro Sorocabana 22 locomotivas para o uso na tração de trens de passageiros e carga. Já na Fepasa, após serem renumeradas como série 3200 (3201 a 3222) foram lotadas para tração dos trens de Bauxita, aonde eram acopladas até quatro unidades para rebocar trens com gôndolas de bauxita. Ficaram sediadas em Assis e Botucatu e então Poços de Caldas e Mairinque.
RFFSA
Após serem transferidas da regional do Paraná e Santa Catarina, foram renumeradas para 2311 a 2339 essas maquinas passaram a operar na Leopoldina. Algumas unidades foram transferidas para a Noroeste do Brasil (NOB), aonde faziam desde manobras e tração dos trens de carga e passageiros entre Bauru/SP e Corumbá/MS.
PRIVATIZAÇÃO
África do Sul
Foram adquiridas 45 locomotivas GE U12B, iniciando o processo de dieselização e grande escala na SAR. Foram baixadas pela SAR e atualmente duas locomotiva encontram-se operacionais na Sheltam e uma terceira unidade é usada para fornecimento de peças.
Brasil
A maioria das locomotivas originalmente RVPSC foi baixada, restando em operação nas linhas da América Latina Logística (Malha Oeste e Sul) três locomotivas: 2321, 2328 e 2327, e na VLI encontram-se em operação cinco locomotivas entre elas a 2310 (ex-RVPSC). A locomotiva 2327 foi reformada em 2008, tendo o nariz rebaixado, deixando a locomotiva com aspecto parecido com a GE U20C-1 (Namibiana), passando a operar como manobreira na fabrica de cimento da Votorantim em Rio Branco do Sul-PR, atualmente duas U12B que pertenciam à ALL estão baixadas, a 2321 está parada no pátio de Bauru/SP, a 2328 no Rio Grande do Sul e a 2327 está sendo preservada pela ABPF de Rio Negrinho/SC.
A única locomotiva originalmente da EFS que estava em operação era a 3208 com a pintura da VLI, mas atualmente está baixada.
Na VLI operavam as locomotivas 2313 e 2314, mas atualmente também se encontram baixadas. 
Na SuperVia ainda opera a 2302 nas linhas da empresa no estado do Rio de Janeiro, e a 2305 atualmente está inativa.
Locomotiva GE U12B Nº 3212 da Fepasa, na pintura fase II.
DESCRIÇÃO

Propulsão: Diesel-Elétrica

Fabricante: GE Transportation (Erie/EUA)

Modelo: GE U12B (B-B160/160-4GE761)

Ano de Fabricação: 1957-1958

Locomotivas Fabricadas: 97

Classificação AAR: B-B

Tipo de Serviço: Carga e Passageiro

CARACTERÍSTICAS

Bitola: 1,000mm e 1,067mm

Diâmetro das Rodas: 91,44 cm (36")

Distância Entre Eixos: 2.438mm

Comprimento: 14.970mm

Largura: 2.743mm

Altura: 3.657mm

Tipo de Combustível: Diesel

Fabricante do Motor: Cooper Bessemer

Motor Primário: FVBL-8T

Cilindradas do Motor: 8 cilindros

Gerador: 5GT-581-C3

Motores de Tração: 5GE-761-A3

Tipo de Transmissão: Elétrica

Tração Múltipla: Sim

PERFORMANCE

Potência Total: 1.320hp

Potência Disponível para Tração: 1.200hp

Freios da Locomotiva: WABCO

Sistema de Freio: 6SL

OPERAÇÃO

Ferrovias Originais: EFL, RFFSA e RVPSC

Ferrovias que Operou: Fepasa, Ferroban, Novoeste, Brasil Ferrovias, FCA e ALL

Local de Operação: Paraná, Mato Grosso do Sul, Bahia e Sergipe

Proprietário Atual: VLI e Rumo

VEJA TAMBÉM:
Ficha de Características da locomotiva GE U12B da Fepasa.

Locomotiva GE U12B Nº 2328 da Novoeste, manobrando no pátio ferroviário de Bauru/SP.

Locomotiva GE U12B Nº 2328 da ALL América Latina Logística na pintura fase III, no ano de 2010.

Locomotiva GE U12B Nº 3203 da FCA Ferrovia Centro-Atlântica na pintura fase I, no ano de 2004.

Locomotiva GE U12B Nº 3211 da Fepasa na pintura fase I.

Locomotiva GE U12B Nº 3204 da Ferroban, baixada na Rotunda de Campinas/SP.

Locomotiva GE U12B Nº 2319 da Novoeste, no ano de 2003.

Locomotiva GE U12B Nº 1205 da RFFSA.

Locomotiva GE U12B da Sorocabana.

Locomotiva GE U12B Nº 2305 da SuperVia.

Locomotiva GE U12B Nº 3204 da Ferroban.

Locomotiva GE U12B Nº 3211 da Fepasa na pintura fase II, baixada em Bauru/SP.


Locomotiva GE U12B Nº 2321 da ALL na pintura fase III, baixada em Bauru/SP.

Locomotiva GE U12B Nº 2327 da ALL na pintura fase III, manobrando no terminal da Votorantim em Rio Branco do Sul/PR.

Locomotiva GE U12B Nº 1201 da Sheltam na África do Sul.

Locomotiva GE U12B Nº 2328 da Novoeste manobrando vagões da RFFSA em Bauru/SP.

Locomotiva GE U12B Nº 2328 da ALL manobrando no pátio de Triagem Paulista em Bauru/SP.

Trem prefixo W01 com U12B da ALL passando por Cornélio Procópio/PR.

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