A Viação Férrea Federal Leste Brasileiro (VFFLB) foi criada em 1935 durante o governo do presidente Getúlio Vargas, pela encampação da Compagnie des Chemins de Fer Fédéraux de l'Est Brésilien (CCFFEB), empresa de capital franco-belga que explorava as principais linhas férreas do Estado da Bahia.
A VFFLB foi inicialmente formada por cinco estradas de ferro e que por fim foram unidas. Eram elas a Estrada de Ferro da Bahia ao São Francisco, Estrada de Ferro Centro-Oeste da Bahia, a Estrada de Ferro Petrolina a Teresina, Estrada de Ferro Central da Bahia (EFCBH) e a Estrada de Ferro Santo Amaro, ficando de fora a Estrada de Ferro de Ilhéus, Estrada de Ferro Bahia e Minas (EFBM) e a Estrada de Ferro de Nazaré (TRN).
A VFFLB foi inicialmente formada por cinco estradas de ferro e que por fim foram unidas. Eram elas a Estrada de Ferro da Bahia ao São Francisco, Estrada de Ferro Centro-Oeste da Bahia, a Estrada de Ferro Petrolina a Teresina, Estrada de Ferro Central da Bahia (EFCBH) e a Estrada de Ferro Santo Amaro, ficando de fora a Estrada de Ferro de Ilhéus, Estrada de Ferro Bahia e Minas (EFBM) e a Estrada de Ferro de Nazaré (TRN).
PRIMÓRDIOS
O primeiro trecho de ferrovia partindo da cidade de Salvador foi construído em 1860, chegando até Alagoinhas três anos depois.
Em 1881, foi aberto uma nova linha de Alagoinhas para Timbó, no norte do estado da Bahia.
Na sequência, a ferrovia atravessou a divisa com o estado de Sergipe, passando pelas cidades de Aracaju (1913) e Propriá, num total de 552 quilômetros.
Em 1881, foi aberto uma nova linha de Alagoinhas para Timbó, no norte do estado da Bahia.
Na sequência, a ferrovia atravessou a divisa com o estado de Sergipe, passando pelas cidades de Aracaju (1913) e Propriá, num total de 552 quilômetros.
LOCOMOTIVAS
Em 1938 a VFFLB foi a pioneira na utilização de locomotivas diesel-elétricas, embora não implantando um amplo programa de dieselização. Suas primeiras locomotivas foram compradas junto a empresa English Electric Co., a mesma empresa que fornecerá equipamentos de tração para a RFN e a EFSJ. Foram compradas 3 locomotivas com potência de 450 HP, numeradas de 600 a 602.
Foram adquiridas junto a Davenport Locomotive Works, dos Estados Unidos, em 1944/45, oito locomotivas, que foram numeradas de 603 a 610. Consta que todas essas locomotivas foram sucateadas a partir dos anos 60, não restando nenhum exemplar.
Foram adquiridas junto a Davenport Locomotive Works, dos Estados Unidos, em 1944/45, oito locomotivas, que foram numeradas de 603 a 610. Consta que todas essas locomotivas foram sucateadas a partir dos anos 60, não restando nenhum exemplar.
LINHAS E RAMAIS
A VFFLB possui as seguintes linhas e ramais:
- Linha-tronco (Salvador-Alagoinhas)
- Linha do Sul (Mapele-Monte Azul)
- Linha Norte (Alagoinhas-Propriá)
- Linha Centro-Sul (Senhor do Bonfim-Iaçu)
- Ramal de Itaité (Queimadinhas-Itaetê)
- Ramal de Feira de Santana (Conceição da Feira-Feira de Santana)
- Ramal de Catuiçara (Buranhém-Catuiçara)
- Ramal de Capela (Murta-Capela)
- Ramal de Campo Formoso (Itinga-Campo Formoso)
ANTECESSORAS
A VFFLB foi formada pelas ferrovias da encampada CCFFEB:
- EF Bahia ao São Francisco
- EF Central da Bahia
- EF Centro-Oeste da Bahia
- EF Santo Amaro
- EF Petrolina a Teresina
Locomotiva a vapor Nº 10 da Viação Férrea Federal Leste Brasileiro.
PRINCIPAIS INFORMAÇÕES
Nome: Viação Férrea Federal Leste Brasileiro
Sigla: VFFLB
Fundação: 1935
Tempo de operação: 1935-1957
Área de operação: Bahia e Sergipe
Situação: Extinta
Proprietários: União
Ferrovias antecessoras: Compagnie des Chemins de Fer Fédéraux de L'Est Brésilien
Ferrovias sucessoras: RFFSA Rede Ferroviária Federal S.A
ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA
Bitola: 1,000mm (Métrica)
Extensão: 2.500 km
Mapa da Viação Férrea Federal Leste Brasileiro do ano de 1965.
Locomotiva EE VFFLB, a primeiro locomotiva Diesel-Elétrica a ser utilizada no Brasil, operou na Viação Férrea Federal Leste Brasileiro.
Locomotiva a vapor Nº 18 da Viação Férrea Federal Leste Brasileiro, operando na Estrada de Ferro Central do Piauí.
Trem de passageiros da Viação Férrea Federal Leste Brasileiro.
Locomotiva a vapor Mikado Nº 404 da Viação Férrea Federal Leste Brasileiro em 1938.
Trem de passageiros da Viação Férrea Federal Leste Brasileiro com a locomotiva EE VFFLB.
Locomotiva EE VFFLB Nº 601 da Viação Férrea Federal Leste Brasileiro.
Locomotivas Pacific Nº 303 e Nº 304, construídas em 1940 e 1944, respectivamente, nas oficinas de São Francisco.
Locomotiva manobreira diesel-mecânica Brookville, em 1940.
Locomotiva diesel-elétrica da English Electric em Darlington, a caminho da Viação Férrea Federal Leste Brasileiro.
Locomotiva Diesel-Elétrica Davenport adquirida pela Viação Férrea Federal Leste Brasileiro para seu programa de dieselização, e entregue em 1911.
Vagão gôndola construído pela Viação Férrea Federal Leste Brasileiro em Aramari/BA.
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