A Estrada de Ferro de Santo Amaro (EFSA) foi uma ferrovia brasileira que operou o trecho de Santo Amaro à Catuiçara de 1880 até 1939.
HISTÓRIA
A linha férrea ligava a região açucareira da cidade de Santo Amaro, no Recôncavo baiano passava por Buranhém e prolongando-se até Catuiçara. O primeiro trecho foi concluído em dezembro de 1880 e chegava até Traripe.
Em 1939 a ferrovia foi incorporada pela Viação Férrea Federal Leste Brasileiro.
Em 1939 a ferrovia foi incorporada pela Viação Férrea Federal Leste Brasileiro.
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
A estação de Santo Amaro tem a data de inauguração incerta: foi aberta ou em 1880, quando teria se terminado o curto trecho entre ela e Pilar, ou 1883, com a abertura da linha da Estrada de Ferro Santo Amaro até a estação de Jacu. Há entretanto literaturas que citam o ano de 1905 (data de 26/05) e até o ano de 1943, este absurdo, sendo válido somente se houver existido uma mudança de lugar da estação quando da sua junção ao trecho Salvador-Monte Azul (uma estação Santo Amaro-Nova, não comprovada até agora), nessa época.
A estação chegou a ser durante algum tempo também a estação terminal dos trens da Estrada de Ferro Centro-Oeste da Bahia que partia da estação de Água Comprida (hoje Simões Filho) e cujas linhas se juntavam em Buranhem.
Na mesma época, mais provavelmente em 1943, a estação foi ligada, para completar a união Salvador-Monte Azul, até Afligidos, que era a ponta de um ramal que vinha de Conceição da Feira. Santo Amaro passou, então, a fazer parte da linha Sul.
Em março de 1970 foram desativados os 34 km de eletrificação entre Candeias e Santo Amaro. Restaram portanto os 44 km entre Salvador e Candeias.
No mesmo ano o serviço de subúrbios foi restrito a Mapele, a 22 km de Salvador, alguns anos mais tarde o trajeto servido recuou até Aratu, a 19 km de Salvador.
Em 2006 a estação servia como escritório da FCA, mas todo o seu lado da plataforma foi "lacrado", não havia mais portas nem janelas, perdendo a estação sua característica principal de ser uma das típicas estações grandes da antiga VFFLB.
A estação chegou a ser durante algum tempo também a estação terminal dos trens da Estrada de Ferro Centro-Oeste da Bahia que partia da estação de Água Comprida (hoje Simões Filho) e cujas linhas se juntavam em Buranhem.
Na mesma época, mais provavelmente em 1943, a estação foi ligada, para completar a união Salvador-Monte Azul, até Afligidos, que era a ponta de um ramal que vinha de Conceição da Feira. Santo Amaro passou, então, a fazer parte da linha Sul.
Em março de 1970 foram desativados os 34 km de eletrificação entre Candeias e Santo Amaro. Restaram portanto os 44 km entre Salvador e Candeias.
No mesmo ano o serviço de subúrbios foi restrito a Mapele, a 22 km de Salvador, alguns anos mais tarde o trajeto servido recuou até Aratu, a 19 km de Salvador.
Em 2006 a estação servia como escritório da FCA, mas todo o seu lado da plataforma foi "lacrado", não havia mais portas nem janelas, perdendo a estação sua característica principal de ser uma das típicas estações grandes da antiga VFFLB.
Estação ferroviária de Santo Amaro/BA da Estrada de Ferro Santo Amaro, em 1942 já sob a concessão da VFFLB.
INFORMAÇÕES PRINCIPAIS
Nome: Estrada de Ferro Santo Amaro
Sigla: EFSA
Área de operação: Bahia
Tempo de operação: 1880-1939
Ferrovia sucessora: VFFLB Viação Férrea Federal Leste Brasileiro
ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA
Bitola: 1,000mm (Métrica)
VEJA TAMBÉM:
Mapa da Estrada de Ferro Santa Amaro, mostra parte do município de Santo Amaro no final dos anos 50, a estação e a linha Sul.
Autoridades e o Coronel Mendonça Lima em Santo Amaro/BA, ao lado do carro especial que levaria a comitiva para a inauguração da variante Santo Amaro-Afligidos e a nova estação e as variantes Santo Amaro-Afligidos e Contendas-Ourives.
Estação ferroviária de Santo Amaro/BA da antiga Estrada de Ferro Santo Amaro sob concessão da FCA, foto tirada em 2005.
Pátio ferroviário da estação de Santo Amaro/BA da antiga Estrada de Ferro Santo Amaro sob concessão da FCA, foto tirada em 2005.
Comentários
Postar um comentário