SIGO Sistema Integrado de Gestão Operacional

O Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO) foi uma ferramenta implantada em 1983 para, além de padronizar as numerações dos veículos ferroviários no Brasil, unificar e formatar todas as informações e dados referentes às operações ferroviárias da Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA). Posteriormente acabou adotado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e passou a ser o padrão vigente (até os dias atuais) de codificação de veículos ferroviários do Brasil.

O SISTEMA
Antes do sistema, cada regional tinha seus dados organizados de forma própria, o que dificultava a gestão da empresa.
Após a implantação, entre outras funcionalidades, organizou-se numerações e registros de materiais rodantes, via permanente, faturamento, administração e contabilidade.
Abaixo temos uma síntese acerca da organização do material rodante conforme o padrão SIGO:
O sistema funciona com seis números, um dígito para confirmar os números anteriores e uma letra, esta para informar a regional a que pertence o bem.
Nas locomotivas, os dois primeiros números ficam ocultos, sendo usados somente em documentos. Ex: 903627-0F, o 90 representa: Locomotiva pertencente originariamente a RFFSA, 3627: Nº da locomotiva, -0 é o digito que confere os 6 números anteriores, e a letra F é onde o veículo é alocado, no caso a SR-3, Juiz de Fora/MG.
  • A numeração 90 é pra designar tudo que entra na frota RFFSA. As locomotivas MRS compradas ou arrendadas da RFFSA utilizam o número 90. As unidades novas da MRS são utilizadas para substituir as unidades da RFFSA baixadas e sucateadas. Tudo que é RFFSA ou entra na numeração RFFSA recebe o dígito no 90, se você consultar o sistema da MRS verá isso claramente. Tudo que entra no sistema da FEPASA e de outras ferrovias utiliza o número 91, que é o caso das SD70 da VL! e tudo mais.

As numerações na RFFSA eram distribuídas assim a partir de 1984:

Número (90)Tipo de Locomotiva
0001-0100Vapor de bitola 0,76 m
0101-0400Vapor de bitola 1,00 m
0401-0500Vapor de bitola 1,60 m
0501-0750Diesel diversos de bitola 1,00 m
0751-1000Diesel diversos de bitola 1,60 m
2001-3000Diesel GE de bitola 1,00 m
3001-4000Diesel GE de bitola 1,60 m
4001-5000Diesel EMD de bitola 1,00 m
5001-6000Diesel EMD de bitola 1,60 m
6001-7000Diesel ALCO de bitola 1,00 m
7001-8000Diesel ALCO de bitola 1,60 m
8001-9000Elétrica de bitola 1,00 m
9001-9999Elétrica de bitola 1,60 m
O SISTEMA SIGO NAS REGIONAIS DA RFFSA

As letras eram designadas para cada uma das regionais, a fim de identificar o material rodante.

LetraEmpresaRegionalSuperintendência
Regional
ARFFSASuperintendência Regional São LuizSR-12
BRFFSASuperintendência Regional FortalezaSR-11
CRFFSASuperintendência Regional RecifeSR-1
DRFFSASuperintendência Regional SalvadorSR-7
ERFFSASuperintendência Regional Belo HorizonteSR-2
FRFFSASuperintendência Regional Juiz de ForaSR-3
GRFFSASuperintendência Regional CamposSR-8
HCBTUSuperintendência de Trens Urbanos RJSTU-RJ
IRFFSASuperintendência Regional São PauloSR-4
JRFFSASuperintendência Regional BauruSR-10
KCBTUMetropolitano do RecifeMetrorec
LRFFSASuperintendência Regional CuritibaSR-5
MRFFSASuperintendência Regional TubarãoSR-9
NRFFSASuperintendência Regional Porto AlegreSR-6
OCBTUSuperintendência de Trens Urbanos SPSTU-SP
PRFFSASuperintendência de Patrimônio - PreservaçãoPreserfe
QCBTUBelo HorizonteDemetrô
RFAFerrocarriles Argentinos - Argentina
SCBTUPorto AlegreTrensurb
TReservadoNão alocado
UAFEAdministracion de los Ferrocarriles del Estado – Uruguai
VCVRDEstrada de Ferro Vitória a MinasEFVM
WCBTUSuperintendência de Trens Urbanos Fortaleza
XENFEEmpresa Nacional de Ferrocarriles – Bolívia
YCBTUSuperintendência de Trens Urbanos RecifeBitola métrica
ZFepasaFerrovia Paulista S.A.
Início da implantação do Sistema SIGO na Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA), 1983.

INFORMAÇÕES PRINCIPAIS

Nome: Sistema Integrado de Gestão Operacional

Sigla: SIGO

Implantação: 1983

Situação: Ativo

Vagão FEC da RFFSA/Ceval com o sigo J (SR-10).

Vagão FRS da RFFSA com o sigo F (SR-3).

Vagão GFD da RFFSA com o sigo N (SR-6).

Vagão FRC da RFFSA com o sigo L (SR-5).

Vagão TNA da RFFSA/Shell com o sigo G (SR-8).

Vagão CQD da RFFSA com o sigo D (SR-7).

Vagão HFD da RFFSA com o sigo E (SR-2).

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