O Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO) foi uma ferramenta implantada em 1983 para, além de padronizar as numerações dos veículos ferroviários no Brasil, unificar e formatar todas as informações e dados referentes às operações ferroviárias da Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA). Posteriormente acabou adotado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e passou a ser o padrão vigente (até os dias atuais) de codificação de veículos ferroviários do Brasil.
O SISTEMA
Antes do sistema, cada regional tinha seus dados organizados de forma própria, o que dificultava a gestão da empresa.
Após a implantação, entre outras funcionalidades, organizou-se numerações e registros de materiais rodantes, via permanente, faturamento, administração e contabilidade.
Abaixo temos uma síntese acerca da organização do material rodante conforme o padrão SIGO:
O sistema funciona com seis números, um dígito para confirmar os números anteriores e uma letra, esta para informar a regional a que pertence o bem.
Nas locomotivas, os dois primeiros números ficam ocultos, sendo usados somente em documentos. Ex: 903627-0F, o 90 representa: Locomotiva pertencente originariamente a RFFSA, 3627: Nº da locomotiva, -0 é o digito que confere os 6 números anteriores, e a letra F é onde o veículo é alocado, no caso a SR-3, Juiz de Fora/MG.
Após a implantação, entre outras funcionalidades, organizou-se numerações e registros de materiais rodantes, via permanente, faturamento, administração e contabilidade.
Abaixo temos uma síntese acerca da organização do material rodante conforme o padrão SIGO:
O sistema funciona com seis números, um dígito para confirmar os números anteriores e uma letra, esta para informar a regional a que pertence o bem.
Nas locomotivas, os dois primeiros números ficam ocultos, sendo usados somente em documentos. Ex: 903627-0F, o 90 representa: Locomotiva pertencente originariamente a RFFSA, 3627: Nº da locomotiva, -0 é o digito que confere os 6 números anteriores, e a letra F é onde o veículo é alocado, no caso a SR-3, Juiz de Fora/MG.
- A numeração 90 é pra designar tudo que entra na frota RFFSA. As locomotivas MRS compradas ou arrendadas da RFFSA utilizam o número 90. As unidades novas da MRS são utilizadas para substituir as unidades da RFFSA baixadas e sucateadas. Tudo que é RFFSA ou entra na numeração RFFSA recebe o dígito no 90, se você consultar o sistema da MRS verá isso claramente. Tudo que entra no sistema da FEPASA e de outras ferrovias utiliza o número 91, que é o caso das SD70 da VL! e tudo mais.
As numerações na RFFSA eram distribuídas assim a partir de 1984:
Número (90) | Tipo de Locomotiva |
---|---|
0001-0100 | Vapor de bitola 0,76 m |
0101-0400 | Vapor de bitola 1,00 m |
0401-0500 | Vapor de bitola 1,60 m |
0501-0750 | Diesel diversos de bitola 1,00 m |
0751-1000 | Diesel diversos de bitola 1,60 m |
2001-3000 | Diesel GE de bitola 1,00 m |
3001-4000 | Diesel GE de bitola 1,60 m |
4001-5000 | Diesel EMD de bitola 1,00 m |
5001-6000 | Diesel EMD de bitola 1,60 m |
6001-7000 | Diesel ALCO de bitola 1,00 m |
7001-8000 | Diesel ALCO de bitola 1,60 m |
8001-9000 | Elétrica de bitola 1,00 m |
9001-9999 | Elétrica de bitola 1,60 m |
O SISTEMA SIGO NAS REGIONAIS DA RFFSA
As letras eram designadas para cada uma das regionais, a fim de identificar o material rodante.
Letra | Empresa | Regional | Superintendência Regional |
---|---|---|---|
A | RFFSA | Superintendência Regional São Luiz | SR-12 |
B | RFFSA | Superintendência Regional Fortaleza | SR-11 |
C | RFFSA | Superintendência Regional Recife | SR-1 |
D | RFFSA | Superintendência Regional Salvador | SR-7 |
E | RFFSA | Superintendência Regional Belo Horizonte | SR-2 |
F | RFFSA | Superintendência Regional Juiz de Fora | SR-3 |
G | RFFSA | Superintendência Regional Campos | SR-8 |
H | CBTU | Superintendência de Trens Urbanos RJ | STU-RJ |
I | RFFSA | Superintendência Regional São Paulo | SR-4 |
J | RFFSA | Superintendência Regional Bauru | SR-10 |
K | CBTU | Metropolitano do Recife | Metrorec |
L | RFFSA | Superintendência Regional Curitiba | SR-5 |
M | RFFSA | Superintendência Regional Tubarão | SR-9 |
N | RFFSA | Superintendência Regional Porto Alegre | SR-6 |
O | CBTU | Superintendência de Trens Urbanos SP | STU-SP |
P | RFFSA | Superintendência de Patrimônio - Preservação | Preserfe |
Q | CBTU | Belo Horizonte | Demetrô |
R | FA | Ferrocarriles Argentinos - Argentina | |
S | CBTU | Porto Alegre | Trensurb |
T | Reservado | Não alocado | |
U | AFE | Administracion de los Ferrocarriles del Estado – Uruguai | |
V | CVRD | Estrada de Ferro Vitória a Minas | EFVM |
W | CBTU | Superintendência de Trens Urbanos Fortaleza | |
X | ENFE | Empresa Nacional de Ferrocarriles – Bolívia | |
Y | CBTU | Superintendência de Trens Urbanos Recife | Bitola métrica |
Z | Fepasa | Ferrovia Paulista S.A. |
Início da implantação do Sistema SIGO na Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA), 1983.
INFORMAÇÕES PRINCIPAIS
Nome: Sistema Integrado de Gestão Operacional
Sigla: SIGO
Implantação: 1983
Situação: Ativo
Comentários
Postar um comentário