O Trem do Corcovado é uma linha férrea localizada na cidade do Rio de Janeiro. A linha começa no bairro do Cosme Velho e segue até o cume do morro do Corcovado, a uma altitude de 710 m. O cume é famoso pela estátua do Cristo Redentor e pela vista aérea de várias praias do Rio de Janeiro.
HISTÓRIA
A linha foi inaugurada pelo imperador Dom Pedro II em 9 de Outubro de 1884. É, portanto, mais antigo que o monumento do Cristo Redentor, que foi aberto a visitação em 1931. De fato, as peças para a montagem da estátua do Cristo foram transportadas pelo próprio trem ao longo de quatro anos.
Inicialmente utilizava tração a vapor, e um sistema de tração elétrico foi instalado em 1910. Em 1980 a linha foi modernizada com a compra de trens da empresa SLM, sediada na cidade de Winterthur, Suíça.
Ao longo de seus anos, o Trem do Corcovado já recebeu vários passageiros ilustres, como o Imperador Dom Pedro II, Princesa Isabel, Papa Pio XII, Papa João Paulo II, Alberto Santos Dumont, Epitácio Pessoa, Getúlio Vargas, Albert Einstein e a Princesa Diana de Gales.
Inicialmente utilizava tração a vapor, e um sistema de tração elétrico foi instalado em 1910. Em 1980 a linha foi modernizada com a compra de trens da empresa SLM, sediada na cidade de Winterthur, Suíça.
Ao longo de seus anos, o Trem do Corcovado já recebeu vários passageiros ilustres, como o Imperador Dom Pedro II, Princesa Isabel, Papa Pio XII, Papa João Paulo II, Alberto Santos Dumont, Epitácio Pessoa, Getúlio Vargas, Albert Einstein e a Princesa Diana de Gales.
CARACTERÍSTICAS
A linha possui 3,824 m de extensão e conta com sistema de Cremalheira Aderência para auxiliar a tração. O sistema utiliza bitola métrica (1,000mm) e o raio mínimo de curva é 100 metros.
A ferrovia do Corcovado utiliza tração elétrica, sendo uma das poucas que ainda utilizam um sistema elétrico trifásico, possuindo assim dois cabos aéreos para alimentação dos 4 trens, cada qual com dois vagões.
O trajeto é completado em cerca de 20 minutos, sendo que um trem parte a cada meia hora, o que dá ao sistema uma capacidade de transporte de 345 passageiros por hora. Devido à capacidade limitada, a espera para fazer a viagem pode levar horas nos dias com muita afluência de turistas. A estação funciona das 8:00h às 19:00h.
Em 2019, a operadora Esfeco adquiriu da fabricante suíça Stadler Rail, 3 novas composições de dois carros, ao custo total de R$ 200 milhões. Os modernos trens possuem janelas e teto panorâmico, espaço para bicicletas e cadeiras de rodas, comprimento de 27 metros e capacidade para 154 passageiros. A velocidade máxima de subida e descida dos novos transportes são de 25 Km/h e 18 Km/h, respectivamente. O projeto é a quarta geração de trens da ferrovia.
A ferrovia do Corcovado utiliza tração elétrica, sendo uma das poucas que ainda utilizam um sistema elétrico trifásico, possuindo assim dois cabos aéreos para alimentação dos 4 trens, cada qual com dois vagões.
O trajeto é completado em cerca de 20 minutos, sendo que um trem parte a cada meia hora, o que dá ao sistema uma capacidade de transporte de 345 passageiros por hora. Devido à capacidade limitada, a espera para fazer a viagem pode levar horas nos dias com muita afluência de turistas. A estação funciona das 8:00h às 19:00h.
Em 2019, a operadora Esfeco adquiriu da fabricante suíça Stadler Rail, 3 novas composições de dois carros, ao custo total de R$ 200 milhões. Os modernos trens possuem janelas e teto panorâmico, espaço para bicicletas e cadeiras de rodas, comprimento de 27 metros e capacidade para 154 passageiros. A velocidade máxima de subida e descida dos novos transportes são de 25 Km/h e 18 Km/h, respectivamente. O projeto é a quarta geração de trens da ferrovia.
ESTAÇÕES DO TREM DO CORCOVADO
Estação | Notas |
---|---|
Cosme Velho | Primeira estação para quem quer subir até o Cristo, que percorrerá 3.824 m de ferrovia. |
Morro do Inglês | Só moradores podem desembarcar. |
Silvestre (Região do bairro de Santa Teresa) (desativada) | Estação de baldeação para o Bonde de Santa Teresa. Atualmente encontra-se em restauração para uma possível reativação. |
Paineiras | Primeira parada onde os turistas podem desembarcar. É possível apreciar as belezas do Parque Nacional da Tijuca. |
Corcovado | Estação terminal da linha e fica a 710 metros de altura, também dando acesso à famosa estátua, Cristo Redentor. |
ESTRADA DE FERRO DO CORCOVADO
Na época o trem a vapor foi considerado um milagre da engenharia por percorrer 3.824 metros de linha férrea, em terreno totalmente íngreme. Mas, em 1910, os trens foram substituídos por máquinas elétricas e mais recentemente, em 1979, quando a Esfeco assumiu o controle da ferrovia, foram trazidos da suíça modelos mais modernos e seguros.
Trem do Corcovado.
INFORMAÇÕES PRINCIPAIS
Proprietário: Governo Federal do Brasil / ICMBio
Local: Rio de Janeiro, RJ
País: Brasil
Tipo de transporte: Trem Unidade Elétrico (TUE)
Número de linhas: 1
Número de estações: 5
Tráfego anual: 600 mil
Inauguração: 1884
Operadora: Esfeco
Frota: 4 trens
Chefe executivo: Sávio Neves
Sede: Rio de Janeiro, RJ, Brasil
ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA
Extensão: 3 km
Frequência: 30 minutos
Bitola: 1,000mm (Métrica)
Raio de curva mínimo: 100 m
Eletrificação: Centenária
Velocidade mínima: 15 km/h
Velocidade máxima: 25 km/h
Mapa do Trem do Corcovado.
TUE na subida do Corcovado, foto tirada provavelmente na década de 1910 quando foi instalado o primeiro trem elétrico na linha.
Trem do Corcovado no ano de 2005, esta é a 3ª geração dos trens do Corcovado, e esta era a 2ª unidade, a mesma pegou fogo em Novembro de 2019.
OBS: Quando esta unidade pegou fogo ela já estava desativada.
O novo Trem do Corcovado N° 1 construído pela Stadler Rail recém chegado no Brasil em 2019.
A 2ª unidade da 4ª geração de trens do Corcovado.
Um pouco do trecho do Trem do Corcovado.
Trem do Corcovado subindo.
A chegada da 4ª geração de trens do Corcovado.
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