Locobreque

O Locobreque, é um tipo de locomotiva a vapor, dotado de uma tenaz desenvolvida para engatar num cabo de aço instalado na via e receber o esforço de tração, movimentando o conjunto de vagões em ferrovias com grande inclinação. No Brasil, foram implantadas pela São Paulo Railway (SPR), para operação na Funicular de Paranapiacaba.

HISTÓRIA
Em 1901, a São Paulo Railway inaugurou o "Sistema Funicular Serra Nova" (também conhecidos por "Novos Planos inclinados"), com dez quilômetros de extensão e rampas de 8%, para vencer um declive de 796 metros da Serra do Mar. Era operado pelo sistema de cabos sem fim (endless rope), com cinco máquinas a vapor fixas, abrigadas em construções no alto de cada um dos cinco planos inclinados. Um sistema com 4.800 polias rotativas foi instalado entre os trilhos para manter o cabo de aço alinhado e firme.
Pelo fato de o cabo não ter fim, o sistema com vagão Serra Breque utilizado na Serra Velha seria inviável, sendo substituídos pelas Locobreques. A locobreque é um veículo especial com força motriz própria, classificado como uma locomotiva a vapor, dotado de uma tenaz para engatar no cabo e receber o esforço de tração, movimentando o conjunto de vagões nas viagens na serra. Como possuíam caldeiras, sua estruturas eram fabricadas em aço, podendo assim, se movimentar pelos pátios ferroviários em segurança.
SPR adquiriu 20 locobreques para operar no novo sistema, sendo:
  • 12 unidades produzidas pela empresa britânica Kerr, Stewart & Co., fabricados em 1900, procedentes de Stoke-on-Trent;
  • 8 unidades produzidas pela empresa britânica Robert Stepheson & Co., fabricadas em 1901, procedentes de Newcastle e Darlington.
Essa pequena locomotiva tipo 0-4-0T agilizava a operação nos patamares, manobrando o conjunto de carros e vagões a ela acoplados. Todo o material rodante foi munido do eficiente sistema de frenagem contínua a vácuo, o Rapid Acting Vaccun Brake, medidas que aumentaram a confiabilidade e a segurança das operações. Por conta dessas novas tecnologias, as locomotivas manobreiras perderam muito de sua função.
As locobreques operaram até 1976, com a decida completa da serra, inicialmente sob jurisdição inicial da São Paulo Railway (SPR), subsequentemente Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (EFSJ)RFFSA, e por fim, sob jurisdição da ABPF, onde até 1994 houve passeio turístico até o 4° Patamar do Segundo Sistema. Hoje já não operam mais e algumas unidades preservadas fazem parte do Museu Tecnológico Ferroviário do Funicular, mantido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.
Locobreque nº 12 da São Paulo Railway, em Paranapiacaba, 1922.
INFORMAÇÕES PRINCIPAIS

Modelo: 0-4-0T

Número de série: 1 a 12 - Kerr, Stewart & Co.
                               13 a 20 - Robert Stepheson & Co.

Fabricante: Kerr, Stewart & Co. e Robert Stepheson & Co.

Ano de fabricação: 1900-1901

Nº de locomotivas fabricadas: 20

Classificação Whyte: 0-4-0

CARACTERÍSTICAS

Bitola: 1,600mm (Larga)

Comprimento: 7,194m 

Largura: 2,895m

Altura: 3,575m

Peso: 35,1 T

Tipo de combustível: Carvão mineral

PERFORMANCE

Esforço de tração: 120 T

Sistema de freio: A vácuo

OPERAÇÃO

Ferrovias originais: São Paulo Railway


Local de operação: São Paulo

Data de entrega: 1900

Ano da entrada em serviço: 1900

Ano da saída do serviço: 1976

Ano de aposentadoria: 1994

Unidades preservadas: 13


Situação: 7 preservadas no Museu Tecnológico Ferroviário do Funicular, 5 em São Paulo e 1 em Jundiaí

Locobreque funcionando para turistas.

Locobreque abandonado em Paranapiacaba/SP.

Locobreque com 2 vagões de passageiros na Funicular de Paranapiacaba/SP.

Locobreque Nº 20 na Funicular de Paranabiacaba/SP.

MT 0037 - Viagem de Locobreque no Funicular (ABPF) - Paranapiacaba - 4º Patamar.




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