O Locobreque, é um tipo de locomotiva a vapor, dotado de uma tenaz desenvolvida para engatar num cabo de aço instalado na via e receber o esforço de tração, movimentando o conjunto de vagões em ferrovias com grande inclinação. No Brasil, foram implantadas pela São Paulo Railway (SPR), para operação na Funicular de Paranapiacaba.
HISTÓRIA
Em 1901, a São Paulo Railway inaugurou o "Sistema Funicular Serra Nova" (também conhecidos por "Novos Planos inclinados"), com dez quilômetros de extensão e rampas de 8%, para vencer um declive de 796 metros da Serra do Mar. Era operado pelo sistema de cabos sem fim (endless rope), com cinco máquinas a vapor fixas, abrigadas em construções no alto de cada um dos cinco planos inclinados. Um sistema com 4.800 polias rotativas foi instalado entre os trilhos para manter o cabo de aço alinhado e firme.
Pelo fato de o cabo não ter fim, o sistema com vagão Serra Breque utilizado na Serra Velha seria inviável, sendo substituídos pelas Locobreques. A locobreque é um veículo especial com força motriz própria, classificado como uma locomotiva a vapor, dotado de uma tenaz para engatar no cabo e receber o esforço de tração, movimentando o conjunto de vagões nas viagens na serra. Como possuíam caldeiras, sua estruturas eram fabricadas em aço, podendo assim, se movimentar pelos pátios ferroviários em segurança.
A SPR adquiriu 20 locobreques para operar no novo sistema, sendo:
Pelo fato de o cabo não ter fim, o sistema com vagão Serra Breque utilizado na Serra Velha seria inviável, sendo substituídos pelas Locobreques. A locobreque é um veículo especial com força motriz própria, classificado como uma locomotiva a vapor, dotado de uma tenaz para engatar no cabo e receber o esforço de tração, movimentando o conjunto de vagões nas viagens na serra. Como possuíam caldeiras, sua estruturas eram fabricadas em aço, podendo assim, se movimentar pelos pátios ferroviários em segurança.
A SPR adquiriu 20 locobreques para operar no novo sistema, sendo:
- 12 unidades produzidas pela empresa britânica Kerr, Stewart & Co., fabricados em 1900, procedentes de Stoke-on-Trent;
- 8 unidades produzidas pela empresa britânica Robert Stepheson & Co., fabricadas em 1901, procedentes de Newcastle e Darlington.
Essa pequena locomotiva tipo 0-4-0T agilizava a operação nos patamares, manobrando o conjunto de carros e vagões a ela acoplados. Todo o material rodante foi munido do eficiente sistema de frenagem contínua a vácuo, o Rapid Acting Vaccun Brake, medidas que aumentaram a confiabilidade e a segurança das operações. Por conta dessas novas tecnologias, as locomotivas manobreiras perderam muito de sua função.
As locobreques operaram até 1976, com a decida completa da serra, inicialmente sob jurisdição inicial da São Paulo Railway (SPR), subsequentemente Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (EFSJ), RFFSA, e por fim, sob jurisdição da ABPF, onde até 1994 houve passeio turístico até o 4° Patamar do Segundo Sistema. Hoje já não operam mais e algumas unidades preservadas fazem parte do Museu Tecnológico Ferroviário do Funicular, mantido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.
Data de entrega: 1900
Locobreque nº 12 da São Paulo Railway, em Paranapiacaba, 1922.
INFORMAÇÕES PRINCIPAIS
Modelo: 0-4-0T
Número de série: 1 a 12 - Kerr, Stewart & Co.
13 a 20 - Robert Stepheson & Co.
Fabricante: Kerr, Stewart & Co. e Robert Stepheson & Co.
Ano de fabricação: 1900-1901
Nº de locomotivas fabricadas: 20
Classificação Whyte: 0-4-0
CARACTERÍSTICAS
Bitola: 1,600mm (Larga)
Comprimento: 7,194m
Largura: 2,895m
Altura: 3,575m
Peso: 35,1 T
Tipo de combustível: Carvão mineral
PERFORMANCE
Esforço de tração: 120 T
Sistema de freio: A vácuo
OPERAÇÃO
Ferrovias originais: São Paulo Railway
Ferrovias que operou: São Paulo Railway e Estrada de Ferro Santos-Jundiaí
Local de operação: São Paulo
Data de entrega: 1900
Ano da entrada em serviço: 1900
Ano da saída do serviço: 1976
Ano de aposentadoria: 1994
Unidades preservadas: 13
Proprietário atual: ABPF Associação Brasileira de Preservação Ferroviária
Situação: 7 preservadas no Museu Tecnológico Ferroviário do Funicular, 5 em São Paulo e 1 em Jundiaí
Locobreque funcionando para turistas.
Locobreque abandonado em Paranapiacaba/SP.
Locobreque com 2 vagões de passageiros na Funicular de Paranapiacaba/SP.
Locobreque Nº 20 na Funicular de Paranabiacaba/SP.
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