A Estrada de Ferro Sampaio Correia foi uma ferrovia brasileira que operou no estado do Rio Grande do Norte.
HISTÓRIA
Em 1881 que foi inaugurado o primeiro trecho de linhas férreas no Rio Grande do Norte. Esta linha ligava Natal a São José de Mipibu e em 1883 os caminhos de ferro chegavam a cidade de Nova Cruz, ao sul de Natal e não muito distante da fronteira paraibana. Anos depois esta linha chegaria a capital paraibana e a Recife. Depois esta linha férrea passou a pertencer a companhia inglesa “The Great Western of Brazil Railway Company”.
Já uma linha férrea em direção oeste, ao alto sertão potiguar, só ocorreu em 1904 um ano de grande seca. Foi quando o Governo Federal deu início a construção de uma linha férrea que ligava a capital potiguar ao município de Ceará-Mirim. Em 13 de junho de 1906, o trecho de 34 km de extensão foi inaugurado e a nova Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte (E.F.C.R.G.N.) estava entrando em operação.
A instalação desta ferrovia tinha como grande objetivo econômico a interiorização comercial do Rio Grande do Norte. E a ideia deu certo! Logo ocorreu um crescente aumento no volume de mercadorias transportadas pela linha e na intensificação dos trabalhos de expansão da mesma. Já em 1911, a linha férrea havia se expandido 100 km e outros quase 100 km estavam em trabalho de construção. Neste mesmo ano a empresa transportou mais de 16 mil toneladas de mercadorias.
Com esta expansão de linhas e da quantidade de material transportado, em 1912 o Governo Federal autorizou a aquisição de materiais, sem cobrança de impostos, conforme podemos ver na nota de “A República” daquele ano, pela Companhia de Viação e Construções, arrendatária da ferrovia.
No ano seguinte era fabricada a locomotiva mista que aqui trazemos em foto. A empresa que fabricou foi a Hannoversche Maschinenbau Actien-Gesellschaft vorm. Georg Egestorff, Linden vor Hannover, cuja fabrica ficava localizada em Linden, uma localidade próximo a cidade alemã de Hannover. A empresa era conhecida comercialmente como Hanomag e atualmente, após inúmeras mudanças de proprietários é a atual Komatsu Hanomag GmbH.
Através de um decreto lei nº 1.475, de 3 de agosto de 1939, a “Great Western” foi encampada pela Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte, que passou a se chamar Estrada de Ferro Sampaio Correia, engenheiro responsável pela construção da estrada. Em 1957, a Estrada Sampaio Correio passa a fazer parte da Rede Ferroviária Federal.
Hoje, infelizmente, praticamente tudo que foi desenvolvido para a Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte está abandonado.
Já uma linha férrea em direção oeste, ao alto sertão potiguar, só ocorreu em 1904 um ano de grande seca. Foi quando o Governo Federal deu início a construção de uma linha férrea que ligava a capital potiguar ao município de Ceará-Mirim. Em 13 de junho de 1906, o trecho de 34 km de extensão foi inaugurado e a nova Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte (E.F.C.R.G.N.) estava entrando em operação.
A instalação desta ferrovia tinha como grande objetivo econômico a interiorização comercial do Rio Grande do Norte. E a ideia deu certo! Logo ocorreu um crescente aumento no volume de mercadorias transportadas pela linha e na intensificação dos trabalhos de expansão da mesma. Já em 1911, a linha férrea havia se expandido 100 km e outros quase 100 km estavam em trabalho de construção. Neste mesmo ano a empresa transportou mais de 16 mil toneladas de mercadorias.
Com esta expansão de linhas e da quantidade de material transportado, em 1912 o Governo Federal autorizou a aquisição de materiais, sem cobrança de impostos, conforme podemos ver na nota de “A República” daquele ano, pela Companhia de Viação e Construções, arrendatária da ferrovia.
No ano seguinte era fabricada a locomotiva mista que aqui trazemos em foto. A empresa que fabricou foi a Hannoversche Maschinenbau Actien-Gesellschaft vorm. Georg Egestorff, Linden vor Hannover, cuja fabrica ficava localizada em Linden, uma localidade próximo a cidade alemã de Hannover. A empresa era conhecida comercialmente como Hanomag e atualmente, após inúmeras mudanças de proprietários é a atual Komatsu Hanomag GmbH.
Através de um decreto lei nº 1.475, de 3 de agosto de 1939, a “Great Western” foi encampada pela Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte, que passou a se chamar Estrada de Ferro Sampaio Correia, engenheiro responsável pela construção da estrada. Em 1957, a Estrada Sampaio Correio passa a fazer parte da Rede Ferroviária Federal.
Hoje, infelizmente, praticamente tudo que foi desenvolvido para a Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte está abandonado.
A Assistência Social na Estrada de Ferro Sampaio Correia
Um importante serviço de assistência social aos funcionários da Estrada de Ferro Sampaio Correia teve inicio em 1955 quando foi criado pelo Departamento Nacional de Estradas de Ferro-DNEF na Estrada de Ferro Sampaio Correia (EFSC) o Posto Volante de Puericultura (O POTI, 07/04/1955, p.1).Constava esse serviço de um vagão adaptado a servir de posto de saúde, nele iam um médico e duas enfermeiras.
A puericultura consiste numa subespecialidade da pediatria que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil. Busca analisar o processo de crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança. Naquela época era geralmente o único meio de acesso a saúde da maioria das populações por onde a linha da EFSC percorria. O serviço consistia na assistência médica para as mulheres e filhos de funcionários da EFSC e muitas vezes estendidos ao público em geral.
Em 23/08/1955 o jornalista Ivanaldo Lopes do jornal O Poti fez uma viagem de conhecimento desse serviço de assistência social da EFSC. Segundo seu relato:
"Mais uma vez uma composição da Estrada de Ferro Sampaio Correia saiu em visita médica às estações, parada e casas de turmas da mesma ferrovia levando no seu carro-hospital um médico, um dentista e três enfermeiras sendo duas moças pertencentes ao serviço social.
De inicio queremos ressaltar o grande trabalho social da EFSC que tem tido como patrono o Pe. Pedro Luz, sacerdote que vem desenvolvendo uma atividade à frente do Centro de Assistência e Cooperação Educativa à Família do Ferroviário (CACEFF) digna dos nossos mais francos louvores.
Havendo sido inaugurada ontem mais uma ampliação daquele serviço de assistência, a reportagem associada a outras representações da imprensa natalense acompanharam o comboio até a cidade de Ceará-Mirim em cujo pequeno percurso podemos notar o enorme beneficio as numerosas famílias de funcionários lotados pela extensa rede até a estação de Oscar Nelson já em pleno sertão.
O vagão de assistência leva, como sempre, no primeiro compartimento o Dr. Arlindo Laurentino da Silva, médico cuja dedicação e interesse pela causa são admiráveis, as senhoritas Luiza Arruda de Aquino e Iracema Peregrino da Silva, a primeira enfermeira, a segunda parteira, ambas diplomadas pela Maternidade Januário Cicco, além de um enfermeiro para o trabalho de vacinação".
Um importante serviço de assistência social aos funcionários da Estrada de Ferro Sampaio Correia teve inicio em 1955 quando foi criado pelo Departamento Nacional de Estradas de Ferro-DNEF na Estrada de Ferro Sampaio Correia (EFSC) o Posto Volante de Puericultura (O POTI, 07/04/1955, p.1).Constava esse serviço de um vagão adaptado a servir de posto de saúde, nele iam um médico e duas enfermeiras.
A puericultura consiste numa subespecialidade da pediatria que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil. Busca analisar o processo de crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança. Naquela época era geralmente o único meio de acesso a saúde da maioria das populações por onde a linha da EFSC percorria. O serviço consistia na assistência médica para as mulheres e filhos de funcionários da EFSC e muitas vezes estendidos ao público em geral.
Em 23/08/1955 o jornalista Ivanaldo Lopes do jornal O Poti fez uma viagem de conhecimento desse serviço de assistência social da EFSC. Segundo seu relato:
"Mais uma vez uma composição da Estrada de Ferro Sampaio Correia saiu em visita médica às estações, parada e casas de turmas da mesma ferrovia levando no seu carro-hospital um médico, um dentista e três enfermeiras sendo duas moças pertencentes ao serviço social.
De inicio queremos ressaltar o grande trabalho social da EFSC que tem tido como patrono o Pe. Pedro Luz, sacerdote que vem desenvolvendo uma atividade à frente do Centro de Assistência e Cooperação Educativa à Família do Ferroviário (CACEFF) digna dos nossos mais francos louvores.
Havendo sido inaugurada ontem mais uma ampliação daquele serviço de assistência, a reportagem associada a outras representações da imprensa natalense acompanharam o comboio até a cidade de Ceará-Mirim em cujo pequeno percurso podemos notar o enorme beneficio as numerosas famílias de funcionários lotados pela extensa rede até a estação de Oscar Nelson já em pleno sertão.
O vagão de assistência leva, como sempre, no primeiro compartimento o Dr. Arlindo Laurentino da Silva, médico cuja dedicação e interesse pela causa são admiráveis, as senhoritas Luiza Arruda de Aquino e Iracema Peregrino da Silva, a primeira enfermeira, a segunda parteira, ambas diplomadas pela Maternidade Januário Cicco, além de um enfermeiro para o trabalho de vacinação".
O Gabinete Odontológico
O CACEFF inaugurou em 22 Adelmário Cunha, fazendo desaparecer uma lacuna no serviço social de assistência volante na EFSC.
O jornalista Ivanaldo Lopes do jornal O Poti acompanhou o carro-hospital até Ceará-Mirim e testemunhou a inauguração desse serviço de assistência social da EFSC. Segundo ele: “podemos ver o zelo e a vontade que presidem aquele dedicado cirurgião contando com tudo o que é indispensável ao seu trabalho. Nas paradas o Dr. Adelmário teve oportunidade de atender grande número de clientes”.
Como se fazia a assistência social na EFSC
É o jornalista Ivanaldo Lopes, do jornal O Poti, quem nos fornece uma noção de como era realizada a assistência social na EFSC. Segundo ele, logo ao deixar a estação de Natal alguns quilômetros adiante tinha inicio a atividade do CACEFF, pois já nos subúrbios da cidade se encontravam casas de turmas parando, obrigatoriamente a composição a fim de atender a necessidade de gestantes ou no campo da puericultura, finalidade primordiais da assistência social da EFSC.
No próprio vagão em gabinete completo, os doentes eram assistidos num trabalho que só se encontrava paralelo no Estado de São Paulo.
Em Igapó, Estremoz, Massaranduba e Ceará-Mirim, localidade percorridas pelo jornalista Ivanaldo Lopes, o mesmo relatou que não faltou trabalho para os profissionais, notando-se na fisionomia de todos aqueles que compunham a enorme família ferroviária, a satisfação em verem concretizadas a obra social do CACEFF, que suprimiu o antigo CAP, instituição para a qual contribuíam os ferroviários e que apesar do seu sentido assistencial, nenhum beneficio até aquele momento fez pelos seus associados da Estrada de Ferro Sampaio Correia.
Os dias de viagem do comboio eram cientificados pelos ferroviários, os quais residentes próximos a estações ou paradas ali mesmo eram atendidos nas suas necessidades médicas. Por exemplo, em Igapó, aguardava o comboio da CACEFF a senhora Oneida Rodrigues Galvão, esposa de um ferroviário, cujo estado pré-natal foi encontrado a exigir cuidados médicos. Ali mesmo, no gabinete do vagão, o Dr. Laurentino examinou-a, medicando-o de maneira que pudesse atravessar o seu período de gestação sem maiores apreensões.
O trem com o Vagão-Hospital fazia viagem a cada mês entre Natal e Oscar Nelson, então a estação terminal da EFSC, realizando os serviços de assistência médica durante 3 dias. De acordo com o jornalista Ivanaldo Lopes o CACEFF atendia também gratuitamente pessoas que não eram do quadro de funcionários da EFSC as quais necessitavam de atendimento (que não deviam ser poucas naquela época).
Locomotiva Nº 109 da Estrada de Ferro Sampaio Correia no ano de 1958.
INFORMAÇÕES PRINCIPAIS
Nome: Estrada de Ferro Sampaio Correia
Sigla: EFSC
Área de operação: Rio Grande do Norte
Tempo de operação: 1939-1957
Ferrovia sucessora: RFFSA Rede Ferroviária Federal S.A.
ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA
Bitola: 1,000mm (Métrica)
Extensão: 381 km
VEJA TAMBÉM:
Mapa da Estrada de Ferro Sampaio Correia, do ano de 1954.
Locomotiva Alemã Nº 16 da Estrada de Ferro Sampaio Correia.
Locomotiva Nº 101 da Estrada de Ferro Sampaio Correia, no ano de 1955.
Carro-Hospital do CACEFF que servia de posto de puericultura na Estrada de Ferro Sampaio Correia, no ano de 1953.
Locomotiva Alco Mikado 2-8-2 Nº 400 da Estrada de Ferro Sampaio Correia em Natal/RN, no ano de 1953.
Ponte 90, Lajes-Ferrovia Centra do Rio Grande do Norte-Estrada de Ferro Sampaio Correia-RFFSA Rede Ferroviária Federal S.A.
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