O Metrô de Porto Alegre, é um sistema de metrô, operado pelo governo federal brasileiro através da empresa Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.). Possui 22 estações, totalizando 43,4 km de extensão, transportando cerca de 228 mil usuários por dia. De acordo com o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, o município de Canoas representa 60% dos usuários desse tipo de transporte.
VEJA TAMBÉM:
Cerimônia de inauguração da Linha 1 da Trensurb aconteceu em 2 de março de 1985.
HISTÓRIA
A Linha 1 do metrô construída em Porto Alegre foi iniciada em 1980, ligando o centro de Porto Alegre aos municípios ao norte da área metropolitana, como Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. A escolha deste trajeto foi feita para poder desafogar o trânsito da rodovia BR-116, única opção antes da construção desta linha, que já estava com sérios problemas de trânsito na época.
A Linha 1 foi inaugurada em 2 de março de 1985 entre Mercado e Sapucaia. Em 9 de dezembro de 1997 foi estendida à Unisinos e em 20 de novembro de 2000 já possuía uma estação no centro de São Leopoldo, a poucos metros da Rua Independência (Rua Grande), do Shopping e do terminal de ônibus, estendendo a viagem a mais 2,45 km da Estação Unisinos.
Em 2008, implantou-se uma biblioteca para os passageiros integrarem a leitura à sua rotina: a Biblioteca Livros Sobre Trilhos.
No dia 22 de maio de 2012, a Trensurb iniciou a operação experimental em duas das cinco novas estações da empresa, parte da expansão da Linha 1 até Novo Hamburgo. Essa primeira etapa da expansão da Trensurb a Novo Hamburgo estende a Linha 1 por mais 4,9 quilômetros, chegando a um total de 38,7 km. No dia 26 de junho, partiram, em caráter oficial, os primeiros trens entre Novo Hamburgo e São Leopoldo, pondo em operação a extensão. O trajeto da Estação Mercado até a Estação Santo Afonso leva 46 minutos e agregou cerca de 6 mil usuários a mais por dia ao sistema metroviário.
Em agosto de 2013, foi inaugurada a conexão via Aeromóvel entre a estação Aeroporto da linha 1 e o terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A linha tem 814 metros em via única e utiliza 2 veículos (A-100, com capacidade pra 150 pessoas, e A-200, com capacidade para 300 pessoas) que são alternados conforme a demanda do horário.
No ano de 2013 foram inauguradas mais três novas estações na Linha 1, sendo elas a Industrial, a FENAC, junto a Estação Rodoviária de Novo Hamburgo, e a Novo Hamburgo, ao lado do Bourbon Shopping, no centro da cidade. As novas estações foram adicionada às duas estações Rio dos Sinos e Santo Afonso que já estão em operação. Ao término da expansão a Novo Hamburgo, foram no total 9,3 novos quilômetros de linha e uma soma de mais 30 mil usuários ao dia.
A operação até Novo Hamburgo marca a concretização do projeto original da empresa, de ligar a capital gaúcha ao município hamburguense.
Atualmente, a Linha 1 do Trensurb possui 22 estações, sendo: seis em Porto Alegre, seis em Canoas, uma em Esteio, duas em Sapucaia do Sul, três em São Leopoldo e quatro em Novo Hamburgo.
A Linha 1 foi inaugurada em 2 de março de 1985 entre Mercado e Sapucaia. Em 9 de dezembro de 1997 foi estendida à Unisinos e em 20 de novembro de 2000 já possuía uma estação no centro de São Leopoldo, a poucos metros da Rua Independência (Rua Grande), do Shopping e do terminal de ônibus, estendendo a viagem a mais 2,45 km da Estação Unisinos.
Em 2008, implantou-se uma biblioteca para os passageiros integrarem a leitura à sua rotina: a Biblioteca Livros Sobre Trilhos.
No dia 22 de maio de 2012, a Trensurb iniciou a operação experimental em duas das cinco novas estações da empresa, parte da expansão da Linha 1 até Novo Hamburgo. Essa primeira etapa da expansão da Trensurb a Novo Hamburgo estende a Linha 1 por mais 4,9 quilômetros, chegando a um total de 38,7 km. No dia 26 de junho, partiram, em caráter oficial, os primeiros trens entre Novo Hamburgo e São Leopoldo, pondo em operação a extensão. O trajeto da Estação Mercado até a Estação Santo Afonso leva 46 minutos e agregou cerca de 6 mil usuários a mais por dia ao sistema metroviário.
Em agosto de 2013, foi inaugurada a conexão via Aeromóvel entre a estação Aeroporto da linha 1 e o terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A linha tem 814 metros em via única e utiliza 2 veículos (A-100, com capacidade pra 150 pessoas, e A-200, com capacidade para 300 pessoas) que são alternados conforme a demanda do horário.
No ano de 2013 foram inauguradas mais três novas estações na Linha 1, sendo elas a Industrial, a FENAC, junto a Estação Rodoviária de Novo Hamburgo, e a Novo Hamburgo, ao lado do Bourbon Shopping, no centro da cidade. As novas estações foram adicionada às duas estações Rio dos Sinos e Santo Afonso que já estão em operação. Ao término da expansão a Novo Hamburgo, foram no total 9,3 novos quilômetros de linha e uma soma de mais 30 mil usuários ao dia.
A operação até Novo Hamburgo marca a concretização do projeto original da empresa, de ligar a capital gaúcha ao município hamburguense.
Atualmente, a Linha 1 do Trensurb possui 22 estações, sendo: seis em Porto Alegre, seis em Canoas, uma em Esteio, duas em Sapucaia do Sul, três em São Leopoldo e quatro em Novo Hamburgo.
FUTURAS EXPANSÕES
Ao sistema metroviário projeta-se a adição de mais dois modos: o aeromóvel e o trem subterrâneo. O aeromóvel já tem uma linha inaugurada ligando a estação aeroporto do Trensurb ao terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho. Um segundo projeto está em estágio avançado em Canoas; dividido em três partes, já tem o orçamento da primeira parte garantido. Há também um projeto ainda em estágios iniciais para ligar a estação Anchieta do Trensurb ao estádio Arena do Grêmio.
Em Canoas, há um projeto para o rebaixamento dos trilhos no centro da cidade. Vale destacar que Canoas, a terceira maior cidade do estado e a maior da região metropolitana de Porto Alegre em população, é cortada ao meio duas vezes, uma pela BR-116 e outra pelos trilhos da Trensurb. O rebaixamento dos trilhos deve ocorrer apenas na região central, visando revitalizar o centro da cidade responsável pela segunda maior economia do estado.
Outro projeto de expansão é uma extensão entre os municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga, mas esta obra ainda não tem previsão de data, alternativas de itinerário, localização das estações e definição da tecnologia ideal para ser usada; estando ainda em planejamento.
Em Canoas, há um projeto para o rebaixamento dos trilhos no centro da cidade. Vale destacar que Canoas, a terceira maior cidade do estado e a maior da região metropolitana de Porto Alegre em população, é cortada ao meio duas vezes, uma pela BR-116 e outra pelos trilhos da Trensurb. O rebaixamento dos trilhos deve ocorrer apenas na região central, visando revitalizar o centro da cidade responsável pela segunda maior economia do estado.
Outro projeto de expansão é uma extensão entre os municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga, mas esta obra ainda não tem previsão de data, alternativas de itinerário, localização das estações e definição da tecnologia ideal para ser usada; estando ainda em planejamento.
CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA
O metrô possui uma distância média entre cada estação que é de 2 km, consequentemente a velocidade comercial é de 46 km/h e a velocidade máxima dos trens é de 90 km/h. A bitola é de 1,600mm e a alimentação dos trens é feita por catenárias aéreas utilizando uma tensão de 3000 VDC. O sistema de sinalização adotado é o de circuitos de via eletromecânicos de Mercado a Sapucaia (Mitsui Japão) e microprocessados de Unisinos a Novo Hamburgo (Siemens).
Frota
- TUEs: 42
- Carros: 163
Passageiros Transportados
Ano | Passageiros | Ano | Passageiros |
---|---|---|---|
1985 | 26 200 000 | 2004 | 48 984 940 |
1986 | 30 700 000 | 2005 | 47 251 208 |
1987 | 35 800 000 | 2006 | 45 787 217 |
1988 | 23 300 000 | 2007 | 45 334 541 |
1989 | N/D | 2008 | 47 035 760 |
1990 | 38 000 000 | 2009 | 44 404 858 |
1991 | 38 649 585 | 2010 | 48 685 321 |
1992 | 31 891 135 | 2011 | 50 980 063 |
1993 | 33 298 508 | 2012 | 51 930 877 |
1994 | 31 333 039 | 2013 | 54 400 026 |
1995 | 30 463 393 | 2014 | 58 792 721 |
1996 | 30 741 015 | 2015 | 57 541 910 |
1997 | 31 478 627 | 2016 | 56 175 605 |
1998 | 35 476 564 | 2017 | 55 056 632 |
1999 | 36 341 106 | 2018 | 51 751 903 |
2000 | 37 738 803 | 2019 | 48 055 364 |
2001 | 39 552 401 | 2020 | 24 386 843 |
2002 | 41 293 660 | 2021 | 25 273 432 |
2003 | 44 683 279 |
Logo da Trensurb.
INFORMAÇÕES PRINCIPAIS
Proprietário: Governo do Brasil
Área de Operação: Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo e Sapucaia do Sul, RS
País: Brasil
Tipo de Transporte: Metrô
Número de Linhas: 1 (Além da conexão com o Aeroporto)
Número de Estações: 22
Tráfego: 228 mil usuários por dia
Sede: Porto Alegre/RS
Website:
FUNCIONAMENTO
Início de Funcionamento: 2 de Março de 1985
Operadora: Trensurb Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre
Número de Veículos: 42
DADOS TÉCNICOS
Extensão: 43,4 km
Bitola: 1,600mm (Larga)
Velocidade Máxima: 90 km/h
Mapa da Trensurb.
TUE Série 100 Nº 106 Norte da Trensurb.
TUE Série 100 Nº 109 Norte da Trensurb.
TUE Série 100 Nº 117 Sul da Trensurb.
TUE Série 100 Nº 123 Norte da Trensurb.
TUE Série 100 Nº 105 Mercado da Trensurb.
TUE Série 200 Nº 226 Norte da Trensurb.
Aeromóvel da Trensurb.
2º Aeromóvel da Trensurb.
Vídeo institucional da Trensurb.
Comentários
Postar um comentário