Locomotivas descarrilham em Ibiporã

 Locomotivas que iriam buscar o último lote de vagões vazios em Jataizinho descarrilaram na saída de Ibiporã.


No início da tarde deste sábado (14/02) por volta das 12:00 horas (Meio-dia), 4 locomotivas escoteiras (sozinhas) provenientes de Londrina/PR que seguiam viagem sentido Jataizinho/PR, para realizar a retirada de um lote de 80 vagões graneleiros vazios que estavam estacionados na Serra Morena, após o patrimônio de Frei Timóteo, descarrilaram no Km 190+760 da ferrovia, na saída de Ibiporã sentido Jataizinho.
Três locomotivas descarrilaram, apenas as rodas (rodeiros) saíram dos trilhos, a concessionária que administra a ferrovia (Rumo) encaminhou equipes para o local do incidente para realizar o procedimento de encarrilhamento das locomotivas, equipes do pátio de manobras de Londrina e uma turma de via foram deslocadas para o local.
No mesmo dia, foi feito o procedimento de encarrilhamento das locomotivas, que teve que ser feito com o apoio de duas locomotivas do pátio de Londrina e duas escavadeiras, o processo de encarrilhamento teve que ser feito em uma locomotiva de cada vez, cada locomotiva que era encarrilhada, a equipe da via fazia logo em seguida a manutenção dos trilhos.
As locomotivas terminaram de serem encarrilhadas por volta das 20 horas (Oito horas da noite), as mesmas pernoitaram no local, e no dia seguinte as locomotivas voltaram escoteiras para o pátio de Londrina, pois será necessário passarem por uma revisão, que será feita nas oficinas de Apucarana/PR. Não houve vazamento de óleo diesel no local do incidente.
Segundo informações, a causa foi por más condições da via permanente, que ocasionou na abertura da bitola (Espaçamento entre os trilhos).

Manutenção da via

Após o ocorrido, a turma de via de Londrina realizará uma manutenção ao longo do trecho de Londrina até Uraí/PR, como troca da malha de dormentes, pontos de bitola, e poda do mato alto e de árvores que afetam o gabarito da linha férrea. A manutenção contará com o apoio de um Trem de Serviço (Lastro) que irá trazer dormentes novos para substituição e uma máquina escavadeira para quebrar os galhos das árvores.
Após a manutenção neste trecho, a Rumo realizará a operação de encoste de mais vagões vazios.

Encoste de vagões

Após ter retirado os vagões que estavam estacionados na Serra Morena, e após a realização da manutenção no trecho, a concessionário realizará novamente o encoste de mais vagões vazios no trecho entre Jataizinho e Uraí, dessa vez, serão encostados cerca de 200 vagões tanques. Devido a Ipiranga Produtos de Petróleo S.A. não ter renovado o contrato de frete com a companhia, com isso, haverá uma queda de demanda dos combustíveis na Malha Sul, resultando na sobra de vários vagões tanques. A Rumo terá que realizar o encoste dos vagões em pátios e em trechos sem movimentação, para evitar superlotação nos pátios de manobras ativos.
Até o momento não há previsão para o encoste dos vagões no trecho.

VEJA TAMBÉM;

Fotos do Acidente:












Comentários