A Estrada de Ferro Petrolina a Teresina foi uma ferrovia brasileira que passava pelos estados de Pernambuco, Piauí e Bahia.
HISTÓRIA
Em 1910, o governo realizou os estudos para a construção de uma estrada de ferro entre Petrolina/PE, bem em frente a Juazeiro, do outro lado do rio São Francisco, e Teresina/PI, com o propósito de ligar a rede baiana à do Nordeste.
Aprovado o projeto, as obras foram iniciadas alguns anos depois e, em 1° de Março de 1923, foi inaugurado o primeiro trecho de 61 km, até Pau Ferro/PE.
Tempos depois, a ferrovia chegou a Paulistana/PI, km 204 onde parou, nunca tendo chegado a Teresina.
Essa estrada esteve sempre sob administração do governo federal e, em 20 de Janeiro de 1941, foi incorporada à Viação Férrea Federal Leste Brasileiro.
Por esta época, ficou concluída a ponte elevadiça rodoferroviária sobre o rio São Francisco, entre Juazeiro/BA, e Petrolina/PE.
Hoje, na verdade, os trens vão somente até Juazeiro/BA, e suas cargas ultrapassam o rio por caminhão. A antiga Estrada de Ferro Petrolina a Teresina já foi erradicada.
VEJA TAMBÉM:
Trem de passageiros da antiga Estrada de Ferro Petrolina a Teresina, na estação ferroviária de Petrolina/PE nos anos de 1920.
INFORMAÇÕES PRINCIPAIS
Nome: Estrada de Ferro Petrolina a Teresina
Sigla: EFPT
Área de operação: Pernambuco, Piauí e Bahia
Tempo de operação: 1923-1941
Ferrovia sucessora: VFFLB Viação Férrea Federal Leste Brasileiro
ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA
Bitola: 1,000mm (Métrica)
Comentários
Postar um comentário