Estrada de Ferro Petrolina a Teresina

Estrada de Ferro Petrolina a Teresina foi uma ferrovia brasileira que passava pelos estados de Pernambuco, Piauí e Bahia.

HISTÓRIA
Em 1910, o governo realizou os estudos para a construção de uma estrada de ferro entre Petrolina/PE, bem em frente a Juazeiro, do outro lado do rio São Francisco, e Teresina/PI, com o propósito de ligar a rede baiana à do Nordeste.
Aprovado o projeto, as obras foram iniciadas alguns anos depois e, em 1° de Março de 1923, foi inaugurado o primeiro trecho de 61 km, até Pau Ferro/PE.
Tempos depois, a ferrovia chegou a Paulistana/PI, km 204 onde parou, nunca tendo chegado a Teresina.
Essa estrada esteve sempre sob administração do governo federal e, em 20 de Janeiro de 1941, foi incorporada à Viação Férrea Federal Leste Brasileiro.
Por esta época, ficou concluída a ponte elevadiça rodoferroviária sobre o rio São Francisco, entre Juazeiro/BA, e Petrolina/PE.
Hoje, na verdade, os trens vão somente até Juazeiro/BA, e suas cargas ultrapassam o rio por caminhão. A antiga Estrada de Ferro Petrolina a Teresina já foi erradicada.
VEJA TAMBÉM:
Trem de passageiros da antiga Estrada de Ferro Petrolina a Teresina, na estação ferroviária de Petrolina/PE nos anos de 1920.
INFORMAÇÕES PRINCIPAIS

Nome: Estrada de Ferro Petrolina a Teresina

Sigla: EFPT

Área de operação: Pernambuco, Piauí e Bahia

Tempo de operação: 1923-1941


ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA

Bitola: 1,000mm (Métrica)
Mapa da Estrada de Ferro Petrolina a Teresina do ano de 1927.

Trem de lastro da Estrada de Ferro Petrolina a Teresina reforçando um aterro.

Locomotiva dos serviços de construção da via férrea.

Ponte provisória da Estrada de Ferro Petrolina a Teresina em Mafrense/PI.

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