A Locomotiva GE U6B é uma locomotiva Diesel-Elétrica fabricada pela GE entre 1959 e 1992, sendo utilizada nos Estados Unidos da América, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Honduras, Costa do Marfim, Paquistão, Panamá, Indonésia e Tunísia.
Um total de 135 unidades foram produzidas nos EUA, Brasil e Canadá.
Um total de 135 unidades foram produzidas nos EUA, Brasil e Canadá.
LOCOMOTIVA GE U6B NO BRASIL
Em 1960 a COSIPA comprou duas locomotivas do modelo U6B que faziam parte da 1º fase do modelo. Já as compradas pela Estrada de Ferro Central do Brasil em 1967 e a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí em 1967 são da 2ª fase do modelo.
Das locomotivas compradas pela Central (SR-3), 15 unidades ficaram sediadas em Cachoeira Paulista (6ª Divisão), sendo utilizada nas manobras da oficina e em trens de lastro da via. Eram conhecidas como Caterpillar. Duas destas máquinas foram cedidas para a Santos-Jundiaí, juntando-se ao lote inicial de 5 locomotivas.
Com a criação do metro de Porto Alegre e Recife, foram transferidas três locomotivas para a Trensurb (Porto Alegre) e duas para Metrorec (Recife), para serviços na via permanente. As locomotivas da EFSJ (SR-4), inicialmente sediada na Lapa, foram todas cedidas à STU/SP (para trens de serviço). Mais tarde, com a criação da CBTU, elas foram deslocadas da STU/SP para outras regionais.
Das locomotivas compradas pela Central (SR-3), 15 unidades ficaram sediadas em Cachoeira Paulista (6ª Divisão), sendo utilizada nas manobras da oficina e em trens de lastro da via. Eram conhecidas como Caterpillar. Duas destas máquinas foram cedidas para a Santos-Jundiaí, juntando-se ao lote inicial de 5 locomotivas.
Com a criação do metro de Porto Alegre e Recife, foram transferidas três locomotivas para a Trensurb (Porto Alegre) e duas para Metrorec (Recife), para serviços na via permanente. As locomotivas da EFSJ (SR-4), inicialmente sediada na Lapa, foram todas cedidas à STU/SP (para trens de serviço). Mais tarde, com a criação da CBTU, elas foram deslocadas da STU/SP para outras regionais.
TABELA
Modelo | Potência (HP) | Bitola (m) | Fabricante | Origem | Ano de Fabricação |
---|---|---|---|---|---|
U6B | 700 | 0,914 a 1,676 | General Electric | EUA, Brasil e Canadá | 1959 a 1992 |
A seguir são listados os proprietários originais das locomotivas compradas junto à GE.
Ferrovia | País | Bitola | Quantidade |
---|---|---|---|
COSIPA | Brasil | 1,600m | 2 |
Estrada de Ferro Central do Brasil | Brasil | 1,600m | 15 |
Estrada de Ferro Santos-Jundiaí | Brasil | 1,600m | 5 |
Minera Santa Fe | Chile | 1,000m | 4 |
Ferrocarriles Nacionales de Colômbia | Colômbia | 0,914m | 8 |
Ferrocarriles de Costa Rica | Costa Rica | 1,067m | 10 |
Cia. Bananera de Costa Rica | Costa Rica | 1,067m | 3 |
Occidentales Railways | Cuba | 1,435m | 10 |
Central Rio Haina | República Dominicana | 1,435m | 1 |
United Fruit Co. (Tela RR) | Honduras | 1,067m | 12 |
Standard Fruit Co. | Honduras | 0,914m | 3 |
Sode Sucre | Costa do Marfim | 1,000m | 1 |
Pakistan Railways | Paquistão | 1,676m | 5 |
Chiriqui Land Co (Southern / Northern) | Panamá | 0,914m | 4 |
Philippine Nacional Railways | Indonésia | 1,067m | 21 |
Comp Phosphates Sfax-Gafsa | Tunísia | 1,000m | 18 |
Tunisian National Railways (SNCFT) | Tunísia | 1,000m | 6 |
Tunisian National Railways (SNCFT) | Tunísia | 1,435m | 3 |
- A MRS opera como manobreiras 8 locomotivas U6B oriundas da Estrada de Ferro Central do Brasil.
- A Metrorec e Trensurb operam essas máquinas.
DESCRIÇÃO
Propulsão: Diesel-Elétrica
Fabricante: GE Transportation/EUA
Modelo: U6B
Ano de Fabricação: 1961-1967
Locomotivas Fabricadas: 131
Classificação AAR: B-B
Tipo de Serviço: Manobra e Trem de Serviços
CARACTERÍSTICAS
Bitola: 1,600mm (Larga)
Diâmetro das Rodas: 36"
Distância Entre Eixos: 2.083mm
Comprimento: 11.403mm
Largura: 2.743mm
Altura: 3.733mm
Peso da Locomotiva: 53.100 kg
Peso por Eixo: 18.835 kg
Peso Aderente: 53.100 kg
Tipo de Combustível: Diesel
Capacidade de Combustível: 1.514 L
Fabricante do Motor: Caterpillar
Motor Primário: CAT D 379
Gerador: GT601
Motores de Tração: 7G1A5
Tamanho dos Cilindros: 6"1/4 x 8"
Tipo de Transmissão: Elétrica
PERFORMANCE
Velocidade Máxima: 64 km/h
Potência Total: 700 hp
Esforço de Tração: 15.200 kgf
Raio Mínimo de Inscrição: Elétrica
OPERAÇÃO
Ferrovias que Operou: RFFSA
Apelidos: Caterpillar
Local de Operação: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco
Data de Entrega: 1961-1967
Ano da Entrada em Serviço: 1961 e 1967
Situação: Operacionais e Baixadas
VEJA TAMBÉM:
Características da locomotiva GE U6B.
Locomotiva GE U6B Nº 1 da Cosipa em Cubatão/SP.
Locomotiva GE U6B Nº 3059 da CPTM.
Locomotiva GE U6B Nº 3042-5 com pintura padrão da MRS, locada para a Galvão Engenharia.
Locomotiva GE U6B Nº 3048 da Trensurb.
Locomotiva GE U6B Nº 3049-2 da MRS Logística S.A.
Locomotiva GE U6B Nº 3059 da CPTM Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
Locomotiva GE U6B Nº 3051 da CBTU Companhia Brasileira de Trens Urbanos.
Locomotiva GE U6B da MRS Logística S.A. no trem KER.
Comentários
Postar um comentário