O acidente ferroviário de Engenheiro Goulart aconteceu na noite de 5 de junho de 1959 no bairro de Engenheiro Goulart, zona leste de São Paulo, quando dois trens de passageiros colidiram frontalmente. Com 50 vítimas fatais, esse foi o um dos maiores acidentes ferroviários já ocorridos no Brasil.
VARIANTE DE POÁ
Variante de Poá era a denominação de uma via férrea suburbana que integrava o antigo ramal de São Paulo da Estrada de Ferro Central do Brasil e ligava as estações Roosevelt, na região central da capital paulista, e Calmon Viana, no município de Poá. À época, essa variante passava por obras de duplicação de linhas, sendo que o primeiro trecho, entre as estações Engenheiro Sebastião Gualberto e Engenheiro Goulart, havia sido inaugurado menos de 3 meses antes do acidente. Apesar do projeto de modernização em andamento, a estação de Engenheiro Goulart não dispunha de equipamentos de sinalização ou de comunicação automáticas para orientação das composições que transitavam pelo trecho de linha única. A seção de bloqueio era operada a partir de uma licença para circulação concedida pelo chefe da estação aos maquinistas através dos chamados bastões de staff. Nesse sistema, o maquinista do primeiro trem a chegar à parada onde se dá o cruzamento oficial entrega ao guarda da estação um bastão metálico com a identificação da estação anterior. Esse bastão é repassado ao agente de movimento, que o coloca no staff. Assim, esse trem permanece estacionado no desvio até que a composição que segue no sentido contrário chegue à estação e seu maquinista realize o mesmo procedimento de entrega do bastão. Somente quando o bastão correspondente à estação seguinte é entregue ao maquinista da composição estacionada é que esta encontra-se autorizada para seguir viagem.
ACIDENTE
Duas composições envolveram-se no acidente: a UP-240, que havia partido às 18:05 horas da Estação Roosevelt com destino à Estação Calmon Viana e a UP-237, que seguia no sentido contrário. Essa segunda composição, procedente da Estação Comendador Ermelino e conduzida por João Rosa da Costa, já se encontrava estacionada no desvio da Estação Engenheiro Goulart à espera da UP-240, que era conduzida pelo maquinista Agenor André Pereira e vinha da Estação Engenheiro Trindade.
A colisão provocou um "engavetamento telescópico" dos carros de passageiros.
DESCRIÇÃO
Data: 5 de Junho de 1959 (05/06/59)
Horário: 18:20 (6:20 PM)
Local: São Paulo/SP
País: Brasil
Linha: Roosevelt-Calmon Viana
Operadora: EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil
Tipo de Acidente: Colisão frontal
Causa: Falha humana
ESTATÍSTICAS
Nº de Trens: 2
Passageiros: 3.000
Mortos: 50
Feridos: 120
Prejuízos: 2 Milhões de Cruzeiros
VEJA TAMBÉM:
- Ferrovia
- Sistema Ferroviário Brasileiro
- EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil
- Acidente Ferroviário de Anchieta, a maior tragédia ferroviária do país
- O maior acidente ferroviário de São José do Rio Preto/SP
- O maior acidente ferroviário do Rio Grande do Sul
- O acidente ferroviário na Ponte São João da Serra do Mar
- Grave descarrilamento de um trem da empresa Trenes Argentinos (Linha Belgrano, Argentina)
- Trem de carga da Rumo descarrilha na Serra do Mar
Comentários
Postar um comentário