Ferropar Ferrovia Paraná S.A.

A Ferrovia Paraná S.A (Ferropar) foi uma empresa privada brasileira que operou a partir de 1997 a Ferroeste. Em 2006 a Ferroeste foi reestatizada e se encontra hoje sob a administração do estado do Paraná.

HISTÓRIA

Através de um leilão público realizado em 10 de dezembro de 1996, a Ferrovia Paraná S.A. adquiriu uma subconcessão da ferrovia estatal Ferroeste para trinta anos, assumindo também compromissos de investimento, alocação de frota e atendimento da demanda de transporte.
O Governo do Estado do Paraná reavaliou o contrato entre a Ferroeste e Ferropar alergando que "jamais foi cumprido o contrato pela referida empresa privada" e retomou o controle sobre a ferrovia em 18 de dezembro de 2006.

Dívida com o Governo do Estado
“Se a dívida da Ferropar com o Estado do Paraná fosse inventada, a Justiça não teria decretado sua falência”. Com estas palavras o presidente da Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A.), Samuel Gomes, contestou as afirmações da empresa.
De acordo com Samuel, a dívida chega a R$ 70 milhões devido ao não-pagamento pelo uso da ferrovia, valor que deverá aumentar quando forem incluídos os prejuízos provocados pela má conservação da linha férrea, cuja responsabilidade era da Ferropar até 18 de dezembro de 2006, data em que a Ferroeste assumiu o controle da operação.
O presidente da Ferroeste também contestou as declarações da Ferropar de que os seus acionistas não são donos da Transferro Operadora Multimodal S.A. e da FTC (Ferrovia Tereza Cristina S.A.), empresas que alugaram à Ferropar as locomotivas e vagões que operavam na ferrovia. “É fato notório que os administradores das três empresas são as mesmas pessoas”.
“Basta ver o absurdo de um dos sócios da Transferro, Benony Schimtz Filho, ser ao mesmo tempo diretor presidente das três empresas: Transferro, Ferrovia Teresa Cristina e Ferropar. No contrato de leasing entre a Transferro e a Ferropar ele assina o contrato nos dois pólos, como locador e como locatário. E o contrato, como denunciou a própria Ferropar à Justiça de Santa Catarina, estava superfaturado. Ou seja, sócios da Transferro davam prejuízo à Ferropar, da qual também eram donos, em benefício de si próprios”, revela.

Logomarca da Ferropar Ferrovia Paraná S.A.

INFORMAÇÕES PRINCIPAIS

Nome:
Ferrovia Paraná S.A.

Sigla: Ferropar S.A.

Área de Operação: Paraná, Brasil

Tempo de Operação: 1997-2006 

Tipo: Empresa de Capital Fechado

Sede: Cascavel, PR, Brasil

Ferrovia Antecessora: Ferroeste

Ferrovia Sucessora: Ferroeste

ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA

Bitola: 1,000mm (Métrica) - 248 km 

Interconexão Ferroviária: ALL América Latina Logística

VEJA TAMBÉM:
Mapa da Ferropar S.A.

Trem da Ferropar S.A.

Locomotivas EMD G12 da Ferropar S.A.

Locomotiva EMD G12M Ex-Ferropar.

Vagão GHD da Ferropar S.A.

Vagão HFC da Ferropar S.A.

Camionete C-20 adaptada para rodar na ferrovia da Ferropar S.A.

Locomotiva EMD G12M Nº 9141 da Transferro que era alugada pela Ferropar, no viaduto de Nova Laranjeira/PR.

Trem da Ferropar passando por Irati/PR no ano de 2001.

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