A Viação Férrea do Rio Grande do Sul (mais conhecida como VFRGS) foi uma empresa estatal controlada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, criada em 1920 e extinta em 1959, quando foi encampada pela RFFSA.
HISTÓRIA
Após discussões sobre a criação de uma ferrovia entre a capital estadual, Porto Alegre, e a cidade de São Leopoldo, no Vale do Rio dos Sinos, a empresa The Porto Alegre & New Hamburg Brazilian Railway Company Limited assumiu o o projeto, que foi inaugurado em 15 de abril de 1874 com 33 quilômetros de extensão e oito estações ferroviárias. O caminho é atualmente percorrido pelo Metrô de Porto Alegre. Em 1º de janeiro de 1876 foi inaugurado o prolongamento até Novo Hamburgo. Em 1880 já eram transportados 40 mil passageiros por ano. A linha foi posteriormente estendida até Carlos Barbosa e a Caxias do Sul. Em fins da década de 1880, criou-se comissão para o estudo e a construção de uma linha entre Porto Alegre e Uruguaiana, obra que só viria a ser completada em 1907.
Por decreto de 6 de junho de 1905, o governo federal unificou a rede ferroviária no estado e a arrendou à empresa belga Compagnie Auxiliaire de Chemins de Fer au Bresil, controlada pelo empresário estadunidense Percival Farquhar.
A falta de investimentos e a má gestão da Auxiliaire deram força ao movimento liderado pelo deputado federal Augusto Pestana em favor de sua estatização. Em 1920, a União encampou a companhia belga e criou a Viação Ferroviária do Rio Grande do Sul, que teve Pestana como seu primeiro Presidente.
A nova empresa recuperou as linhas ferroviárias gaúchas e adquiriu novas composições, introduzindo os populares Minuanos, locomotivas a óleo diesel e carros-motor (locomotivas de vagão único para em média 50 passageiros) para as linhas metropolitanas, também movidos a diesel.
Em 8 de março de 1940 a linha São Paulo/Rio Grande foi encampada pelo governo federal e repassada à RVPSC em 1942. Desde o fim da década de 1940 vinham-se realizando estudos para a encampação de toda a rede ferroviária nacional em uma única empresa. Em 1957, foi enfim criada a Rede Ferroviária Federal (RFFSA), que absorveria a VFRGS em 1959.
A partir de 1996, toda a malha ferroviária estadual ficou sob controle da empresa privada ALL América Latina Logística, que em 2015 entrou em fusão com a Rumo Logística do Grupo Cosan. A linha do Metrô é controlada pela Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), com capital da União, do governo estadual e da Prefeitura de Porto Alegre.
Por decreto de 6 de junho de 1905, o governo federal unificou a rede ferroviária no estado e a arrendou à empresa belga Compagnie Auxiliaire de Chemins de Fer au Bresil, controlada pelo empresário estadunidense Percival Farquhar.
A falta de investimentos e a má gestão da Auxiliaire deram força ao movimento liderado pelo deputado federal Augusto Pestana em favor de sua estatização. Em 1920, a União encampou a companhia belga e criou a Viação Ferroviária do Rio Grande do Sul, que teve Pestana como seu primeiro Presidente.
A nova empresa recuperou as linhas ferroviárias gaúchas e adquiriu novas composições, introduzindo os populares Minuanos, locomotivas a óleo diesel e carros-motor (locomotivas de vagão único para em média 50 passageiros) para as linhas metropolitanas, também movidos a diesel.
Em 8 de março de 1940 a linha São Paulo/Rio Grande foi encampada pelo governo federal e repassada à RVPSC em 1942. Desde o fim da década de 1940 vinham-se realizando estudos para a encampação de toda a rede ferroviária nacional em uma única empresa. Em 1957, foi enfim criada a Rede Ferroviária Federal (RFFSA), que absorveria a VFRGS em 1959.
A partir de 1996, toda a malha ferroviária estadual ficou sob controle da empresa privada ALL América Latina Logística, que em 2015 entrou em fusão com a Rumo Logística do Grupo Cosan. A linha do Metrô é controlada pela Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), com capital da União, do governo estadual e da Prefeitura de Porto Alegre.
Locomotiva a vapor N° 520 da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.
INFORMAÇÕES PRINCIPAIS
Nome: Viação Férrea do Rio Grande do Sul
Sigla: VFRGS
Tipo: Empresa pública
Tempo de operação: 1920-1959
Sede: Porto Alegre, RS, Brasil
Produtos: Transporte ferroviário, Logística
Ferrovia sucessora: RFFSA Rede Ferroviária Federal S.A
ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA
Bitola: 1,000mm (Métrica)
Extensão: 33 km
Número de estações: 8
Mapa da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.
Trem Minuano, fabricado pela alemã MAN e introduzido nas ferrovias gaúchas em 1954.
Vagão gôndola da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.
Carro Motor N° 74 da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.
Locomotiva a vapor Henschel 2-8-2 da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.
Carro Motor N° 79 da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.
Vagão de passageiros N° 219 da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.
Trens do Minuano da Viação Férrea do Rio Grande do Sul parados no pátio de Diretor Augusto Pestana em Porto Alegre/RS, nos anos 60.
Maravilha em recordar este tempo maravilhoso. Por acaso não consegues alguma coisa matéria sobre a Estação FÉRREA PORTO DOS DOURADOS.
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