VFRGS Viação Férrea do Rio Grande do Sul

A Viação Férrea do Rio Grande do Sul (mais conhecida como VFRGS) foi uma empresa estatal controlada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, criada em 1920 e extinta em 1959, quando foi encampada pela RFFSA.

HISTÓRIA
Após discussões sobre a criação de uma ferrovia entre a capital estadual, Porto Alegre, e a cidade de São Leopoldo, no Vale do Rio dos Sinos, a empresa The Porto Alegre & New Hamburg Brazilian Railway Company Limited assumiu o o projeto, que foi inaugurado em 15 de abril de 1874 com 33 quilômetros de extensão e oito estações ferroviárias. O caminho é atualmente percorrido pelo Metrô de Porto Alegre. Em 1º de janeiro de 1876 foi inaugurado o prolongamento até Novo Hamburgo. Em 1880 já eram transportados 40 mil passageiros por ano. A linha foi posteriormente estendida até Carlos Barbosa e a Caxias do Sul. Em fins da década de 1880, criou-se comissão para o estudo e a construção de uma linha entre Porto Alegre e Uruguaiana, obra que só viria a ser completada em 1907.
Por decreto de 6 de junho de 1905, o governo federal unificou a rede ferroviária no estado e a arrendou à empresa belga Compagnie Auxiliaire de Chemins de Fer au Bresil, controlada pelo empresário estadunidense Percival Farquhar.
A falta de investimentos e a má gestão da Auxiliaire deram força ao movimento liderado pelo deputado federal Augusto Pestana em favor de sua estatização. Em 1920, a União encampou a companhia belga e criou a Viação Ferroviária do Rio Grande do Sul, que teve Pestana como seu primeiro Presidente.
A nova empresa recuperou as linhas ferroviárias gaúchas e adquiriu novas composições, introduzindo os populares Minuanos, locomotivas a óleo diesel e carros-motor (locomotivas de vagão único para em média 50 passageiros) para as linhas metropolitanas, também movidos a diesel.
Em 8 de março de 1940 a linha São Paulo/Rio Grande foi encampada pelo governo federal e repassada à RVPSC em 1942. Desde o fim da década de 1940 vinham-se realizando estudos para a encampação de toda a rede ferroviária nacional em uma única empresa. Em 1957, foi enfim criada a Rede Ferroviária Federal (RFFSA), que absorveria a VFRGS em 1959.
A partir de 1996, toda a malha ferroviária estadual ficou sob controle da empresa privada ALL América Latina Logística, que em 2015 entrou em fusão com a Rumo Logística do Grupo Cosan. A linha do Metrô é controlada pela Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), com capital da União, do governo estadual e da Prefeitura de Porto Alegre.

Locomotiva a vapor N° 520 da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.

INFORMAÇÕES PRINCIPAIS

Nome: Viação Férrea do Rio Grande do Sul

Sigla: VFRGS

Tipo: Empresa pública

Tempo de operação: 1920-1959

Sede: Porto Alegre, RS, Brasil

Produtos: Transporte ferroviário, Logística


ESPECIFICAÇÕES DA FERROVIA

Bitola: 1,000mm (Métrica)

Extensão: 33 km

Número de estações: 8

Mapa da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.

Trem Minuano, fabricado pela alemã MAN e introduzido nas ferrovias gaúchas em 1954.

Vagão gôndola da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.

Carro Motor N° 74 da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.

Locomotiva a vapor Henschel 2-8-2 da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.

Carro Motor N° 79 da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.

Vagão de passageiros N° 219 da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.

Trens do Minuano da Viação Férrea do Rio Grande do Sul parados no pátio de Diretor Augusto Pestana em Porto Alegre/RS, nos anos 60.

Trem da Viação Férrea do Rio Grande do Sul passando por Passo Fundo/RS carregando militares em 1930.

Locomotiva a vapor Henschel Mallet 2-6-6-2 N° 621 da Viação Férrea do Rio Grande do Sul em 1924.

Trem do Minuano da Viação Férrea do Rio Grande do Sul em 1968.

Comentários

  1. Maravilha em recordar este tempo maravilhoso. Por acaso não consegues alguma coisa matéria sobre a Estação FÉRREA PORTO DOS DOURADOS.

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