Locomotiva GE U22C

A Locomotiva GE U22C é uma locomotiva Diesel-Elétrica produzida pela GE nos entre os anos 1975 e 1985, sendo utilizada na Austrália, Brasil, Nigéria e Tunísia.
É movida pelo motor da GE modelo 7 FDL-12 B, ou seja 12 cilindros, versão B do motor FDL
Foi produzida nas bitolas de 1,000mm, 1,067mm e 1,435mm, podendo ser considerada a evolução da U20C.
TABELA
ModeloPotência (HP)Bitola (mm)FabricanteOrigemAno de Fabricação
U22C22001,000 a 1,435General ElectricEUA e Brasil1975 e 1985
PROPRIETÁRIOS ORIGINAIS
                      Ferrovia                              País                    Bitola                       Quantidade
           Queensland Railways                  Austrália             1,067mm                           13
     Rede Ferroviária Federal S.A.             Brasil                1,000mm                           10
          Nigerian Railway Corp.                  Nigéria               1,067mm                            6
Tunisian National Railways (SNCFT)      Tunísia               1,000mm                           14
Tunisian National Railways (SNCFT)      Tunísia               1,435mm                            6
  • As U22C, junto com as EMD GT22CUM-2 foram as ultimas locomotivas compradas pela RFFSA, sendo direcionadas para a SR-2 (Belo Horizonte), sendo entregue com a numeração (2801-2810) definitiva do sistema SIGO. Hoje estas locomotivas encontram-se em operação na VLI.
  • As U22C da Queensland Rail foram convertidas em C22-MMI.
FARÓIS AUXILIARES
O farol auxiliar nas locomotivas GE U22C, foi proveniente a um trabalho de melhores práticas, sendo instalados pela VLI mais ou menos em 2016 no ramal de Além Paraíba/MG. Um tempo depois foi se instalando em outras locomotivas devido a eficiência.
Locomotiva GE U22C Nº 2807 da VLI.
DESCRIÇÃO

Propulsão: Diesel-Elétrica

Fabricante: GE do Brasil

Nº de Encomenda: 2501218-2501227

Nº de Série: 2801-2810

Modelo: U22C

Ano de Fabricação: 1985

Locomotivas Fabricadas: 49 (10 no Brasil)

Classificação AAR: C-C

Tipo de Serviço: Carga

CARACTERÍSTICAS

Bitola: 1,000mm (Métrica)

Diâmetro das Rodas: 91,44 cm (36")

Comprimento: 17,983 m

Largura: 2,795 m

Peso da Locomotiva: 120 T

Peso por Eixo: 20 T

Tipo de Combustível: Diesel

Capacidade de Combustível: 6.770 L

Fabricante do Motor: GE

Motor Primário: 7FDL12

Tipo de Motor: 12 cilindros em V

Alternador: 5GTA-11C1

Motores de Tração: 5GE-761-A20

Tipo de Transmissão: Elétrica

Tração Múltipla: Sim

PERFORMANCE

Potência Total: 2.408 HP

Potência Disponível para Tração: 2.200 HP

Esforço de Tração: 30.000 Kg

Fator de Adesão: 25%

Raio Mínimo de Inscrição: 63 m

Freios da Locomotiva: WABCO

Sistema de Freio: 26L

OPERAÇÃO

Ferrovias Originais: RFFSA

Numeração SIGO: 2801-2810

Data de Entrega: Dezembro de 1985 (12/85)

Proprietário Atual: VLI Multimodal S.A.

Situação: Alguns ativas e outras inativas

VEJA TAMBÉM:
Características da locomotiva GE U22C.

Locomotiva GE U22C Nº 2801 da RFFSA, na pintura fase 1.

Locomotiva GE U22C Nº 2802 da RFFSA, na pintura fase 1.

Locomotiva GE U22C Nº 2803 da RFFSA, na pintura fase 2.

Locomotiva GE U22C Nº 2806 da RFFSA, na pintura fase 1.

Locomotiva GE U22C Nº 2810 da FCA, na pintura fase 1.

Locomotiva GE U22C Nº 2804 da VLI, na pintura especial "VLI. Uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.".

Locomotiva GE U22C Nº 2809 da VLI, com faróis auxiliares.

Locomotiva U22C no Pátio de Bauxita | #51

Espetáculo de dupla de locomotivas U22C na tração de tanqueiro. Filmagem em 25/11/2013.

Comentários