A Locomotiva GE U22C é uma locomotiva Diesel-Elétrica produzida pela GE nos entre os anos 1975 e 1985, sendo utilizada na Austrália, Brasil, Nigéria e Tunísia.
É movida pelo motor da GE modelo 7 FDL-12 B, ou seja 12 cilindros, versão B do motor FDL
Foi produzida nas bitolas de 1,000mm, 1,067mm e 1,435mm, podendo ser considerada a evolução da U20C.
É movida pelo motor da GE modelo 7 FDL-12 B, ou seja 12 cilindros, versão B do motor FDL
Foi produzida nas bitolas de 1,000mm, 1,067mm e 1,435mm, podendo ser considerada a evolução da U20C.
TABELA
Modelo | Potência (HP) | Bitola (mm) | Fabricante | Origem | Ano de Fabricação |
---|---|---|---|---|---|
U22C | 2200 | 1,000 a 1,435 | General Electric | EUA e Brasil | 1975 e 1985 |
Ferrovia País Bitola Quantidade
Queensland Railways Austrália 1,067mm 13
Rede Ferroviária Federal S.A. Brasil 1,000mm 10
Nigerian Railway Corp. Nigéria 1,067mm 6
Tunisian National Railways (SNCFT) Tunísia 1,000mm 14
Tunisian National Railways (SNCFT) Tunísia 1,435mm 6
- As U22C, junto com as EMD GT22CUM-2 foram as ultimas locomotivas compradas pela RFFSA, sendo direcionadas para a SR-2 (Belo Horizonte), sendo entregue com a numeração (2801-2810) definitiva do sistema SIGO. Hoje estas locomotivas encontram-se em operação na VLI.
- As U22C da Queensland Rail foram convertidas em C22-MMI.
FARÓIS AUXILIARES
O farol auxiliar nas locomotivas GE U22C, foi proveniente a um trabalho de melhores práticas, sendo instalados pela VLI mais ou menos em 2016 no ramal de Além Paraíba/MG. Um tempo depois foi se instalando em outras locomotivas devido a eficiência.
Locomotiva GE U22C Nº 2807 da VLI.
DESCRIÇÃO
Propulsão: Diesel-Elétrica
Fabricante: GE do Brasil
Nº de Encomenda: 2501218-2501227
Nº de Série: 2801-2810
Modelo: U22C
Ano de Fabricação: 1985
Locomotivas Fabricadas: 49 (10 no Brasil)
Classificação AAR: C-C
Tipo de Serviço: Carga
CARACTERÍSTICAS
Bitola: 1,000mm (Métrica)
Diâmetro das Rodas: 91,44 cm (36")
Comprimento: 17,983 m
Largura: 2,795 m
Peso da Locomotiva: 120 T
Peso por Eixo: 20 T
Tipo de Combustível: Diesel
Capacidade de Combustível: 6.770 L
Fabricante do Motor: GE
Motor Primário: 7FDL12
Tipo de Motor: 12 cilindros em V
Alternador: 5GTA-11C1
Motores de Tração: 5GE-761-A20
Tipo de Transmissão: Elétrica
Tração Múltipla: Sim
PERFORMANCE
Potência Total: 2.408 HP
Potência Disponível para Tração: 2.200 HP
Esforço de Tração: 30.000 Kg
Fator de Adesão: 25%
Raio Mínimo de Inscrição: 63 m
Freios da Locomotiva: WABCO
Sistema de Freio: 26L
OPERAÇÃO
Ferrovias Originais: RFFSA
Numeração SIGO: 2801-2810
Data de Entrega: Dezembro de 1985 (12/85)
Proprietário Atual: VLI Multimodal S.A.
Situação: Alguns ativas e outras inativas
VEJA TAMBÉM:
- Ferrovia
- Sistema Ferroviário Brasileiro
- RFFSA Rede Ferroviária Federal S.A.
- SIGO Sistema Integrado de Gestão Operacional
- FCA Ferrovia Centro-Atlântica S.A.
- VLI Multimodal S.A.
- Locomotiva GE U20C
Locomotiva GE U22C Nº 2801 da RFFSA, na pintura fase 1.
Locomotiva GE U22C Nº 2802 da RFFSA, na pintura fase 1.
Locomotiva GE U22C Nº 2803 da RFFSA, na pintura fase 2.
Locomotiva GE U22C Nº 2806 da RFFSA, na pintura fase 1.
Locomotiva GE U22C Nº 2810 da FCA, na pintura fase 1.
Locomotiva GE U22C Nº 2804 da VLI, na pintura especial "VLI. Uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.".
Locomotiva GE U22C Nº 2809 da VLI, com faróis auxiliares.
Locomotiva U22C no Pátio de Bauxita | #51
Espetáculo de dupla de locomotivas U22C na tração de tanqueiro. Filmagem em 25/11/2013.
Comentários
Postar um comentário