Desativação do Ramal de Londrina à Ourinhos.

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DESCRIÇÃO
Olá seguidores e seguidoras da Comunidade ABP Ferrovias! Viemos por meio desta publicação informar que a partir do dia 15 de Janeiro de 2024, encerram-se as operações ferroviárias do Ramal de Londrina-Ourinhos. O último trem partiu da Estação Ferroviária de Ourinhos/SP às 09:46 da manhã do dia 15 sentido Londrina/PR com vagões vazios que estavam estacionados no pátio de manobras, a locomotiva EMD G12 de numeração 4108 que estava na manobra do pátio foi para Londrina rebocada no mesmo trem, o trem chegou no pátio ferroviário de Cornélio Procópio às 17:45 da tarde. Este dia ficou marcado na história do trecho ferroviário e de todo o norte do Paraná. O trem passou pelos seguintes municípios e distritos: Ourinhos, Marques do Reis, Cambará, Andirá, Bandeirantes, Santa Mariana, Cornélio Procópio, Congonhas, Uraí, Serra Morena, Frei Timóteo, Jataizinho, Ibiporã e Londrina.
Desativação
O ramal ferroviário que liga Londrina a Ourinhos, no interior de São Paulo, foi desativado nesta terça-feira (16/01). O trecho era operado pela Rumo Logística dentro do programa de concessões de ferrovias do Governo Federal.
O trecho era uma importante via de transporte de combustíveis e fertilizantes. Dados da Rumo mostram que em 2023 foram transportados mais de 100 mil toneladas de cargas pelo ramal. A última operação comercial realizada no ramal foi em Dezembro do ano passado, mês em que se encerraram os compromissos já demandados com a concessionária do trecho.
Em nota, a Rumo explica que decidiu pela desativação do ramal por "falta de demanda". A reabertura do trecho não foi descartada pela empresa, mas depende de "discussões da renovação da Malha Sul", que foi qualificada pelo conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal.
O entendimento do Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana, entidade que representa os trabalhadores no ramal, é outro. Para o presidente da entidade, José Claudinei Messias, a empresa estaria atuando de forma deliberada para inviabilizar o transporte ferroviário no trecho ao aumentar de forma abusiva os custos do frete ferroviário.
"No último ano, ela (a Rumo) começou a praticar tarifas abusivas com os clientes, principalmente as companhias de petróleo, adubo e grãos", alegou Messias, em entrevista à RPC. "Você aumenta demais o custo, aumenta esse frete de uma forma absurda e faz com que se torne inviável para o cliente", completou.
De acordo com o sindicato, o último reajuste aplicado no frete para o ramal teria sido de 64,92%. Além disso, a entidade sindical também alega que a concessionária estaria abandonando e sucateando trechos considerados produtivos de forma proposital.
A Rumo confirmou que a empresa continuará com 33 trabalhadores na região. Estes colaboradores, divididos entre Jataizinho, Cornélio Procópio e Cambará, no Norte Pioneiro do Paraná, "continuarão desempenhando suas atividades para garantir a manutenção de via", garante a Rumo.
Trabalhadores
No processo de desativação, alguns dos funcionários que trabalhavam no ramal receberam um aditivo ao contrato de trabalho no qual teriam que optar ou pela transferência para outra unidade ou pela demissão. De acordo com a Rumo, 27 trabalhadores receberam a "oferta de novos trabalhos na companhia em outras localidades".
______________________________________________________________________ Descrição do Trem 🚂Locomotivas: 3 🕒Horário de Partida: 9:46 da manhã da estação de Ourinhos/SP 🕒Horário de Chegada: 17:45 horas da tarde na estação de Cornélio Procópio/PR 📆Data: 15/01/2024.
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