Locomotiva GE U12C

A locomotiva GE U12C é uma locomotiva Diesel-Elétrica produzida pela GE Transportation entre 1956 e 1961, sendo utilizada na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Filipinas.
Foi projetada para linhas com restrições de gabarito e peso, típica de países em desenvolvimento. São capazes de operar em qualquer bitola, de 0,914 a 1,676m.
Foram desenvolvidas pela General Electric fazer concorrência com o modelo EMD G12 A1A, que foi mais bem sucedido tanto em vendas quanto em durabilidade.
TABELA
ModeloPotência (HP)Bitola (m)FabricanteOrigemAno de Fabricação
U12C12000,914 e 1,600General ElectricEUA1956 a 1961
PROPRIETÁRIOS ORIGINAIS
Abaixo são listados os proprietários originais das locomotivas GE U12C.
FerroviaPaísBitolaQuantidade
Ferrocarril General BelgranoArgentina1,000m50
Ferrocarril UrquizaArgentina1,435m20
Cia Siderurgica Paulista - COSIPABrasil1,600m2
Estrada de Ferro LeopoldinaBrasil1,000m18
Empresa de Ferrocarriles del EstadoChile1,000m4
Anglo Lautaro NitrateChile1,000m11
Ferrocarriles Nacionales de ColombiaColômbia0,914m18
Manilla RailwayFilipinas1,067m30


NO BRASIL
Foram compradas 18 locomotivas pela RFFSA para a EFL, sendo numeradas de 2001 a 2018, fazendo o mesmo serviço que as U12B, mas com truques que distribuíam melhor o peso por eixo. Algumas unidades, como a 2009 receberam um padrão único de pintura referente a EFL. Foram renumeradas no SIGO como 2351 a 236X, sendo que a 2008 foi convertida pela GE em 1967 para B-B, tornando-se GE U12B, e sendo numerada como 2314.
Atualmente algumas locomotivas deste modelo operam nas linhas da FCA. Uma locomotiva (1096) ex-Cosipa foi vendida a FMR, posteriormente revendida para a Geoterra, e atualmente encontra-se locada a Belgo Mineira (Grupo Arcelor), completamente reformada e descaracterizada.
A maioria das locomotivas originalmente EFL foi baixada, entretanto existem ainda algumas unidades destas locomotivas em operação nas linhas da Supervia (Rio de Janeiro).
GE U12C Nº 2351 da SuperVia em Saracuruna, cidade de Duque de Caxias/RJ.
DESCRIÇÃO

Propulsão: Diesel-Elétrica

Fabricante: GE Transportation/EUA

Modelo: GE U12C

Ano de Fabricação: 1956-1961

Locomotivas Fabricadas: 153

Classificação AAR: C-C

Tipo de Serviço: Carga e Passageiro

CARACTERÍSTICAS

Bitola: 0,914mm, 1,000mm, 1,067mm, 1,435mm e 1,600mm

Diâmetro das Rodas: 91,44 cm

Distância Entre Eixos: 2.438 mm

Comprimento: 14.970 mm

Largura: 2.734 mm

Altura: 3.657 mm

Peso da Locomotiva: 70 Toneladas

Tipo de Combustível: Diesel

Fabricante do Motor: Cooper Bessemer

Motor Primário: FVBL-8T

Cilindradas do Motor: 8 Cilindros

Gerador: 5GT-581-C3

Motores de Tração: 5GE-761-A3

Tipo de Transmissão: Elétrica

Tração Múltipla: Sim

PERFORMANCE

Potência Total: 1.320 hp

Potência Disponível para Tração: 1.200 hp

Freios da Locomotiva: WABCO

Sistema de Freio: 6SL

OPERAÇÃO

Ferrovias Originais: RFFSA e COSIPA

Ferrovias que Operou: RFFSA, FCA, Central, SuperVia, FMR e Geoterra

Local de Operação: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia

Data de Entrega: 1957 a 1961

Proprietário Atual: VLI, SuperVia e Geoterra

VEJA TAMBÉM:
Locomotiva GE U12C Nº 2001 da RFFSA, na Estrada de Ferro Leopoldina.

Locomotiva GE U12C da CBTU, na pintura padrão da RFFSA.

Locomotiva GE U12C Nº 2354 da SuperVia.

Locomotiva GE U12C Nº 2363 da Central.

Locomotiva GE U12C "Nina" da Geoterra/Belgo.

Locomotiva GE U12C Nº 2361 da CBTU.

Locomotiva GE U12C Nº 1096 de bitola larga, Ex-Cosipa Nº 4, na pintura da FMR Fábrica de Metais Retiro.




Locomotivas GE U12C da Central e da CBTU baixadas na SuperVia no estado do Rio de Janeiro.

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