A locomotiva GE U12C é uma locomotiva Diesel-Elétrica produzida pela GE Transportation entre 1956 e 1961, sendo utilizada na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Filipinas.
Foi projetada para linhas com restrições de gabarito e peso, típica de países em desenvolvimento. São capazes de operar em qualquer bitola, de 0,914 a 1,676m.
Foram desenvolvidas pela General Electric fazer concorrência com o modelo EMD G12 A1A, que foi mais bem sucedido tanto em vendas quanto em durabilidade.
Foi projetada para linhas com restrições de gabarito e peso, típica de países em desenvolvimento. São capazes de operar em qualquer bitola, de 0,914 a 1,676m.
Foram desenvolvidas pela General Electric fazer concorrência com o modelo EMD G12 A1A, que foi mais bem sucedido tanto em vendas quanto em durabilidade.
TABELA
Modelo | Potência (HP) | Bitola (m) | Fabricante | Origem | Ano de Fabricação |
---|---|---|---|---|---|
U12C | 1200 | 0,914 e 1,600 | General Electric | EUA | 1956 a 1961 |
Abaixo são listados os proprietários originais das locomotivas GE U12C.
Ferrovia | País | Bitola | Quantidade |
---|---|---|---|
Ferrocarril General Belgrano | Argentina | 1,000m | 50 |
Ferrocarril Urquiza | Argentina | 1,435m | 20 |
Cia Siderurgica Paulista - COSIPA | Brasil | 1,600m | 2 |
Estrada de Ferro Leopoldina | Brasil | 1,000m | 18 |
Empresa de Ferrocarriles del Estado | Chile | 1,000m | 4 |
Anglo Lautaro Nitrate | Chile | 1,000m | 11 |
Ferrocarriles Nacionales de Colombia | Colômbia | 0,914m | 18 |
Manilla Railway | Filipinas | 1,067m | 30 |
NO BRASIL
Foram compradas 18 locomotivas pela RFFSA para a EFL, sendo numeradas de 2001 a 2018, fazendo o mesmo serviço que as U12B, mas com truques que distribuíam melhor o peso por eixo. Algumas unidades, como a 2009 receberam um padrão único de pintura referente a EFL. Foram renumeradas no SIGO como 2351 a 236X, sendo que a 2008 foi convertida pela GE em 1967 para B-B, tornando-se GE U12B, e sendo numerada como 2314.
Atualmente algumas locomotivas deste modelo operam nas linhas da FCA. Uma locomotiva (1096) ex-Cosipa foi vendida a FMR, posteriormente revendida para a Geoterra, e atualmente encontra-se locada a Belgo Mineira (Grupo Arcelor), completamente reformada e descaracterizada.
A maioria das locomotivas originalmente EFL foi baixada, entretanto existem ainda algumas unidades destas locomotivas em operação nas linhas da Supervia (Rio de Janeiro).
Atualmente algumas locomotivas deste modelo operam nas linhas da FCA. Uma locomotiva (1096) ex-Cosipa foi vendida a FMR, posteriormente revendida para a Geoterra, e atualmente encontra-se locada a Belgo Mineira (Grupo Arcelor), completamente reformada e descaracterizada.
A maioria das locomotivas originalmente EFL foi baixada, entretanto existem ainda algumas unidades destas locomotivas em operação nas linhas da Supervia (Rio de Janeiro).
GE U12C Nº 2351 da SuperVia em Saracuruna, cidade de Duque de Caxias/RJ.
DESCRIÇÃO
Propulsão: Diesel-Elétrica
Fabricante: GE Transportation/EUA
Modelo: GE U12C
Ano de Fabricação: 1956-1961
Locomotivas Fabricadas: 153
Classificação AAR: C-C
Tipo de Serviço: Carga e Passageiro
CARACTERÍSTICAS
Bitola: 0,914mm, 1,000mm, 1,067mm, 1,435mm e 1,600mm
Diâmetro das Rodas: 91,44 cm
Distância Entre Eixos: 2.438 mm
Comprimento: 14.970 mm
Largura: 2.734 mm
Altura: 3.657 mm
Peso da Locomotiva: 70 Toneladas
Tipo de Combustível: Diesel
Fabricante do Motor: Cooper Bessemer
Motor Primário: FVBL-8T
Cilindradas do Motor: 8 Cilindros
Gerador: 5GT-581-C3
Motores de Tração: 5GE-761-A3
Tipo de Transmissão: Elétrica
Tração Múltipla: Sim
PERFORMANCE
Potência Total: 1.320 hp
Potência Disponível para Tração: 1.200 hp
Freios da Locomotiva: WABCO
Sistema de Freio: 6SL
OPERAÇÃO
Ferrovias Originais: RFFSA e COSIPA
Local de Operação: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia
Data de Entrega: 1957 a 1961
Locomotiva GE U12C Nº 2001 da RFFSA, na Estrada de Ferro Leopoldina.
Locomotiva GE U12C Nº 2354 da SuperVia.
Locomotiva GE U12C Nº 2363 da Central.
Locomotiva GE U12C "Nina" da Geoterra/Belgo.
Comentários
Postar um comentário