Locomotiva GE U13B

A Locomotiva GE U13B é uma locomotiva Diesel-Elétrica produzida pela GE entre 1959 e 1967, sendo utilizada no Brasil, Cuba, Argentina, Chile, Colômbia, Paquistão e Gabão. Foi projetada para linhas com restrições de gabarito e peso, típica de países em desenvolvimento. São capazes de operar em qualquer bitola, de 0,914mm a 1,676mm.
Entre os anos de 2009 e 2011, a FCA começou à fazer a adaptação de Nariz Baixo nas U13B, o plano original era que todas as U13B operacionais recebessem esta adaptação, seriam a seguintes locomotivas: 2401, 2402, 2409, 2410, 2412, 2415, 2416, 2418, 2420, 2427, 2428, 2432, 2437, 2438, 2439, 2441, 2442, 2445, 2465, 2466 e 2467.
Assim deu início ao projeto de modificação, as primeiras locomotivas à receberem a modificação foram a 2420, 2428, 2432, 2445 e a 2466 (OBS: A 2466 era uma U15B). As primeiras modificadas foram a 2445 e a 2420, logo em seguida foram a 2428 e a 2432, mas quando estas 4 locomotivas foram modificadas e começaram à operar e a serem vistas pelo público houve um problema, a GE que foi a fabricante das locomotivas soube do projeto de modificação das U13B, embargou o projeto e alegou que se a FCA fosse implantar esta modificação nas U13B as locomotivas iriam perder a garantia da fabricante, já que a FCA estaria tirando a originalidade das locomotivas e se acontecesse alguma avaria nas locomotivas a FCA não poderia recorrer à equipe da GE. Até então, ainda faltava a 2466 para terminar de receber a adaptação, porém, devido à GE ter proibido a FCA de executar o projeto, a FCA acabou baixando a locomotiva que um tempo depois foi cortada, pois se a FCA desse continuidade ao projeto provavelmente a GE processaria a empresa.
TABELA
ModeloPotência (HP)Bitola (m)FabricanteOrigemAno de Fabricação
U13B / U13C13000,914mm e 1,676mmGeneral ElectricEUA1959 a 1967
MODELOS
Foram produzidos nos seguintes modelos U13B e U13C.
PROPRIETÁRIOS ORIGINAIS
U13B
FerroviaPaísBitolaQuantidade
Rede de Viação Paraná-Santa CatarinaBrasil1,000mm10
Estrada de Ferro LeopoldinaBrasil 1,000mm44
Occidentales RailwaysCuba1,435mm10

U13C
FerroviaPaísBitolaQuantidade
Ferrocarril RocaArgentina 1,676mm45
Ferrocarril UrquizaArgentina 1,435mm25
Empresa de Ferrocarriles del EstadoChile 1,000mm8
Ferrocarriles Nacionales de Colombia Colômbia 0,914mm6
Pakistan Eastern Railway Paquistão 1,676mm10
ComilogGabão 1,067mm15
  • A Central também opera U13B para transporte de passageiros na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Dupla de locomotivas GE U13B da RFFSA com a 2428 no comando de um trem.
DESCRIÇÃO

Propulsão: Diesel-Elétrica

Fabricante: GE Transportation

Número de Encomenda: 34622-34631 (RVPSC) e 34632-34675 (EFL)

Modelo: GE U13B

Ano de Fabricação: 1959-1963

Locomotivas Fabricadas: 64

Classificação AAR: B-B e C-C

Tipo de Serviço: Carga e Passageiro

CARACTERÍSTICAS

Bitola: 1,000mm (Métrica) e 1,600mm (Larga)

Diâmetro das Rodas: 91,44 cm (36")

Comprimento: 15,144 m

Largura: 2,743 m

Altura: 3,664 m

Peso da Locomotiva: 70 T

Peso por Eixo: 17,5 T

Peso Aderente: 17,5 T

Tipo de Combustível: Diesel

Capacidade de Combustível: 3.028 L

Fabricante do Motor: Cooper Bessemer

Motor Primário: 7 FDL 8

Tipo do Motor: V

Cilindradas do Motor: 8 Cilindros

Gerador: 5GT-581-C3

Motores de Tração: 5GE-761-A3

Tipo de Transmissão: Elétrica

Tração Múltipla: Sim

PERFORMANCE

Velocidade Máxima: 97 km/h

Potência Total: 1.420 HP

Potência Disponível para Tração: 1.300 HP

Freios da Locomotiva: WABCO

Sistema de Freio: 6SL

OPERAÇÃO

Ferrovias Originais: RFFSA

Ferrovias que Operou: RFFSA e FCA.

Numeração SIGO: 2401-2445

Local de Operação: Paraná, Bahia, Sergipe e Rio de Janeiro

Data de Entrega: 1963

Proprietário Atual: VLI Multimodal S.A.

Situação: Algumas ativas e outras inativas

VEJA TAMBÉM:
Características da locomotiva GE U13B.

Locomotiva GE U13B Nº 2437 da RFFSA no comando de um trem na subida da serra no Espírito Santo.

Locomotiva GE U13B Nº 2415 da RFFSA no Trem Azul, no ano de 1994.

Locomotiva GE U13B da FCA em Alagoinhas/BA.

Locomotiva GE U13B Nº 2428 de Nariz Baixo da FCA em Queimadas/BA.

Locomotiva GE U13B Nº 2442 da VLI em Senhor do Bonfim/BA, no ano de 2013.

Locomotiva GE U13B Nº 2442 da VLI em Santa Luz/BA, no ano de 2020.

A locomotiva GE U13B Nº 2432 pegou fogo próximo do Km/300 chegando ao pátio de cruzamento em Santa Luz/BA, hoje ela se encontra na oficina de locomotivas de Montes Claros/MG onde será reformada para voltar às operações.

No dia 30 de Junho de 2021, a Locomotiva GE U13B Nº 2420 veio a descarrilhar e tombar próximo do Km/296 já chegando no pátio de Santa Luz/BA.

Locomotiva GE U13C Nº 6008 da Ferrosur Roca, na Argentina.

Locomotiva GE U13C Nº 6025 da Ferrocarriles Argentinos.

FCA BAHIA - LOCOMOTIVA GE U13B 2444 E 2410 (NA CAUDA), DESLOCANDO VAGÕES DESATIVADOS.

DANDO PARTIDA NAS LOCOMOTIVAS GE U13B.

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