A Locomotiva GE U13B é uma locomotiva Diesel-Elétrica produzida pela GE entre 1959 e 1967, sendo utilizada no Brasil, Cuba, Argentina, Chile, Colômbia, Paquistão e Gabão. Foi projetada para linhas com restrições de gabarito e peso, típica de países em desenvolvimento. São capazes de operar em qualquer bitola, de 0,914mm a 1,676mm.
Entre os anos de 2009 e 2011, a FCA começou à fazer a adaptação de Nariz Baixo nas U13B, o plano original era que todas as U13B operacionais recebessem esta adaptação, seriam a seguintes locomotivas: 2401, 2402, 2409, 2410, 2412, 2415, 2416, 2418, 2420, 2427, 2428, 2432, 2437, 2438, 2439, 2441, 2442, 2445, 2465, 2466 e 2467.
Assim deu início ao projeto de modificação, as primeiras locomotivas à receberem a modificação foram a 2420, 2428, 2432, 2445 e a 2466 (OBS: A 2466 era uma U15B). As primeiras modificadas foram a 2445 e a 2420, logo em seguida foram a 2428 e a 2432, mas quando estas 4 locomotivas foram modificadas e começaram à operar e a serem vistas pelo público houve um problema, a GE que foi a fabricante das locomotivas soube do projeto de modificação das U13B, embargou o projeto e alegou que se a FCA fosse implantar esta modificação nas U13B as locomotivas iriam perder a garantia da fabricante, já que a FCA estaria tirando a originalidade das locomotivas e se acontecesse alguma avaria nas locomotivas a FCA não poderia recorrer à equipe da GE. Até então, ainda faltava a 2466 para terminar de receber a adaptação, porém, devido à GE ter proibido a FCA de executar o projeto, a FCA acabou baixando a locomotiva que um tempo depois foi cortada, pois se a FCA desse continuidade ao projeto provavelmente a GE processaria a empresa.
TABELA
Modelo | Potência (HP) | Bitola (m) | Fabricante | Origem | Ano de Fabricação |
---|---|---|---|---|---|
U13B / U13C | 1300 | 0,914mm e 1,676mm | General Electric | EUA | 1959 a 1967 |
MODELOS
Foram produzidos nos seguintes modelos U13B e U13C.
PROPRIETÁRIOS ORIGINAIS
U13B
U13C
Ferrovia | País | Bitola | Quantidade |
---|---|---|---|
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina | Brasil | 1,000mm | 10 |
Estrada de Ferro Leopoldina | Brasil | 1,000mm | 44 |
Occidentales Railways | Cuba | 1,435mm | 10 |
U13C
Ferrovia | País | Bitola | Quantidade |
---|---|---|---|
Ferrocarril Roca | Argentina | 1,676mm | 45 |
Ferrocarril Urquiza | Argentina | 1,435mm | 25 |
Empresa de Ferrocarriles del Estado | Chile | 1,000mm | 8 |
Ferrocarriles Nacionales de Colombia | Colômbia | 0,914mm | 6 |
Pakistan Eastern Railway | Paquistão | 1,676mm | 10 |
Comilog | Gabão | 1,067mm | 15 |
- A RFFSA comprou em 1963 um total de 72 locomotivas, distribuindas entre a Estrada de Ferro Leopoldina (54) e a Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (18). Na década de 70 todas foram transferidas para a Leopoldina, e hoje operam nos estados da Bahia e Sergipe.
- A Central também opera U13B para transporte de passageiros na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Dupla de locomotivas GE U13B da RFFSA com a 2428 no comando de um trem.
DESCRIÇÃO
Propulsão: Diesel-Elétrica
Fabricante: GE Transportation
Modelo: GE U13B
Ano de Fabricação: 1959-1963
Locomotivas Fabricadas: 64
Classificação AAR: B-B e C-C
Tipo de Serviço: Carga e Passageiro
CARACTERÍSTICAS
Bitola: 1,000mm (Métrica) e 1,600mm (Larga)
Diâmetro das Rodas: 91,44 cm (36")
Comprimento: 15,144 m
Largura: 2,743 m
Altura: 3,664 m
Peso da Locomotiva: 70 T
Peso por Eixo: 17,5 T
Peso Aderente: 17,5 T
Tipo de Combustível: Diesel
Capacidade de Combustível: 3.028 L
Fabricante do Motor: Cooper Bessemer
Motor Primário: 7 FDL 8
Tipo do Motor: V
Cilindradas do Motor: 8 Cilindros
Gerador: 5GT-581-C3
Motores de Tração: 5GE-761-A3
Tipo de Transmissão: Elétrica
Tração Múltipla: Sim
PERFORMANCE
Velocidade Máxima: 97 km/h
Potência Total: 1.420 HP
Potência Disponível para Tração: 1.300 HP
Freios da Locomotiva: WABCO
Sistema de Freio: 6SL
OPERAÇÃO
Ferrovias Originais: RFFSA
Numeração SIGO: 2401-2445
Local de Operação: Paraná, Bahia, Sergipe e Rio de Janeiro
Data de Entrega: 1963
Proprietário Atual: VLI Multimodal S.A.
Situação: Algumas ativas e outras inativas
VEJA TAMBÉM:
Características da locomotiva GE U13B.
Locomotiva GE U13B Nº 2437 da RFFSA no comando de um trem na subida da serra no Espírito Santo.
Locomotiva GE U13B Nº 2415 da RFFSA no Trem Azul, no ano de 1994.
Locomotiva GE U13B da FCA em Alagoinhas/BA.
Locomotiva GE U13B Nº 2428 de Nariz Baixo da FCA em Queimadas/BA.
Locomotiva GE U13B Nº 2442 da VLI em Senhor do Bonfim/BA, no ano de 2013.
Locomotiva GE U13B Nº 2442 da VLI em Santa Luz/BA, no ano de 2020.
A locomotiva GE U13B Nº 2432 pegou fogo próximo do Km/300 chegando ao pátio de cruzamento em Santa Luz/BA, hoje ela se encontra na oficina de locomotivas de Montes Claros/MG onde será reformada para voltar às operações.
Locomotiva GE U13C Nº 6008 da Ferrosur Roca, na Argentina.
Locomotiva GE U13C Nº 6025 da Ferrocarriles Argentinos.
FCA BAHIA - LOCOMOTIVA GE U13B 2444 E 2410 (NA CAUDA), DESLOCANDO VAGÕES DESATIVADOS.
DANDO PARTIDA NAS LOCOMOTIVAS GE U13B.
Comentários
Postar um comentário