A Locomotiva GE U26C é uma locomotiva Diesel-Elétrica produzida pela GE nos entre os anos 1971 e 1987, sendo utilizada no Brasil, Quênia, Nova Zelândia e África do Sul.
Tendo sido produzida no EUA, Brasil e África do Sul, um total de 392 unidades.
Foram produzidas nas bitolas de 1,000mm e 1,067mm, podendo ser considerada a evolução da U20C.
Tendo sido produzida no EUA, Brasil e África do Sul, um total de 392 unidades.
Foram produzidas nas bitolas de 1,000mm e 1,067mm, podendo ser considerada a evolução da U20C.
HISTÓRIA
A EFVM adquiriu 6 locomotivas U26C da GE do Brasil, que receberam a numeração de 401 a 406 na ferrovia.
A locomotiva Nº 405 foi baixada em Dezembro de 1992.
A locomotiva Nº 403 teve o seu motor diesel GE trocado por um GM.
As locomotivas Nº 404 e 406 foram reformadas e rebitoladas pela GE em Contagem/MG, e transferidas para a Estrada de Ferro Carajás (EFC) em 1994.
As locomotivas Nº 401, 402, 404 e 406 foram vendidas à Gevisa, depois foram adquiridas pela Ferronorte S.A. Estas 4 locomotivas passaram pela Brasil Ferrovias, ALL e Rumo Logística, duas foram baixadas na época da ALL, o restante que eram as outras duas foram baixadas pela Rumo.
A locomotiva Nº 405 foi baixada em Dezembro de 1992.
A locomotiva Nº 403 teve o seu motor diesel GE trocado por um GM.
As locomotivas Nº 404 e 406 foram reformadas e rebitoladas pela GE em Contagem/MG, e transferidas para a Estrada de Ferro Carajás (EFC) em 1994.
As locomotivas Nº 401, 402, 404 e 406 foram vendidas à Gevisa, depois foram adquiridas pela Ferronorte S.A. Estas 4 locomotivas passaram pela Brasil Ferrovias, ALL e Rumo Logística, duas foram baixadas na época da ALL, o restante que eram as outras duas foram baixadas pela Rumo.
TABELA
Modelo | Potência (HP) | Bitola (m) | Fabricante | Origem | Ano de Fabricação |
---|---|---|---|---|---|
U26C | 2700 | 1,000mm e 1,067mm | General Electric | EUA, Brasil e África do Sul | 1971 a 1987 |
Ferrovia | País | Bitola | Quantidade |
---|---|---|---|
Estrada de Ferro Vitória a Minas | Brasil | 1,000m | 6 |
Kenyan Railways | Quênia | 1,000m | 36 |
New Zealand Railways | Nova Zelândia | 1,067m | 49 |
Douglas Colliery | África do Sul | 1,067m | 2 |
ISCOR (Sishen N Iron Ore Mine) | África do Sul | 1,067m | 4 |
ISCOR (S Africa Iron & Steel) | África do Sul | 1,067m | 40 |
South African Railways | África do Sul | 1,067m | 255 |
- Das 6 locomotivas compradas pela EFVM (401 a 406), 4 foram vendidas para a Ferronorte (401, 402, 404 e 406), algumas já se encontram-se com pintura da ALL. A Nº 405 foi baixada em Dezembro de 1992 e a Nº 403 teve seu motor diesel GE trocado por um GM (12-645). Atualmente todas as 4 U26C que estavam na antiga ALL, foram baixadas.
Locomotiva GE U26C Nº 9116 da ALL, em Pompéia/SP no ano de 2008.
INFORMAÇÕES PRINCIPAIS
Propulsão: Diesel-Elétrica
Fabricante: GE do Brasil
Nº de Série: 2501013-2501018
Modelo: U26C
Ano de Fabricação: 1981
Locomotivas Fabricadas: 6
Classificação AAR: C-C
Tipo de Serviço: Carga
CARACTERÍSTICAS
Bitola: 1,000mm (Métrica) e 1,600mm (Larga)
Diâmetro das Rodas: 36"
Comprimento: 16.900 mm
Largura: 3.200 mm
Altura: 3.900 mm
Peso da Locomotiva: 120.00 Kg
Peso por Eixo: 20.000 Kg
Peso Aderente: 120.000 Kg
Tipo de Combustível: Diesel
Capacidade de Combustível: 7.500 L
Fabricante do Motor: GE
Motor Primário: 7-FDL-12 TURBO
Limite de RPM: 1050
Tipo de Motor: Combustão Interna
Alternador: GTA11 C.C.
Motores de Tração: 761A17
Tamanho dos Cilindros: 9" x 10½"
Tração Múltipla: Sim
PERFORMANCE
Velocidade Máxima: 103 Km/h
Velocidade Mínima: 20 Km/h
Potência Total: 2.850 hp
Potência Disponível para Tração: 2.700 hp
Esforço de Tração: 24.630 Kgf
Fator de Adesão: 25%
Raio Mínimo de Inscrição: 72 m
Freios da Locomotiva: Ar Comprido
Sistema de Freio: 26L
OPERAÇÃO
Ferrovias Originais: EFVM
Ferrovias que Operou: EFVM, EFC, Ferronorte, Brasil Ferrovias, ALL e Rumo
Local de Operação: Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espirito Santo
Data de Entrega: 1981
Ano de Entrada em Serviço: Agosto de 1981
Proprietário Atual: Vale S.A.
Situação: Baixadas (1 operacional)
VEJA TAMBÉM:
- Ferrovia
- Sistema Ferroviário Brasileiro
- EFVM Estrada de Ferro Vitória a Minas
- EFC Estrada de Ferro Carajás
- Ferronorte S.A.
- Brasil Ferrovias S.A.
- ALL América Latina Logística
- Rumo Logística
- Vale S.A.
Características da locomotiva GE U26C.
Locomotiva GE U26C Nº 406 da EFVM.
Locomotiva GE U26C Nº 703 da Ferronorte na bitola métrica, ainda na pintura padrão da EFVM.
Locomotiva GE U26C nas obras da Ferronorte.
Locomotiva GE U26C Nº 9116 da Ferronorte.
Locomotiva GE U26C Nº 9117 da Ferronorte.
Locomotiva GE U26C Nº 9118 da Ferronorte.
Locomotiva GE U26C Nº 9119 da Ferronorte.
Locomotiva GE U26C Nº 9119 da Brasil Ferrovias.
Locomotiva GE U26C Nº 9119 da Brasil Ferrovias baixada.
Comentários
Postar um comentário