A locomotiva diesel elétrica EMD G8 foi construída em número de 382 entre 1954 e 1965 tanto para exportação quanto para uso doméstico (USA). Foram construídas tanto pela Electro-Motive Division (EMD) nos EUA quanto pela General Motors Diesel Division (EMDD) no Canadá para operar em todas as bitolas entre 1,000mm e 1,667mm. Possuem 950 hp brutos e 875 hp disponíveis para tração, fornecidos por um motor 8-567C. As G8 foram construídas para ferrovias dos seguintes países: Austrália, Brasil, Canadá, Cuba, Egito, Indonésia, Irã, Coreia do Sul, Libéria e Nova Zelândia.
CLYDE E SUAS AVARIAÇÕES
NO BRASIL
No Brasil foram compradas 50 unidades, todas pela RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.), recebidas no período de Julho de 1957 a Outubro de 1960, para dieselizar as ferrovias de bitola métrica que ainda operavam a vapor. Sua implantação foi um duro golpe para as a tração a vapor, que foi substituída quase que em sua integridade, por essas maquinas, e suas "primas" de doze cilindros, as G12. As unidades brasileiras foram todas construídas pela EMD nos EUA. Nos anos 1980 com o SIGO todas as G8 que ainda estavam operacionais foram renumeradas como série 4001-4050.
EFSLT e as G8 A1A
Um fato interessante é que as quatro unidades compradas para operar na Estrada de Ferro São Luiz-Teresina, regional da RFFSA, tinha truques A1A-A1A, para melhor distribuir as pouco mais de 70 toneladas nos leves trilhos dessa ferrovia. As maquinas da São Luiz - Terezinha, assim como algumas G12 da VFRGS vieram com a pintura "standard" da EMD, laranja, vermelho e amarelo, o que também ocorreu com as GP9 da Estrada de Ferro Araraquara. Posteriormente essas unidades foram retrucadas como B-B e algumas delas ainda operam na Ferrovia Centro-Atlântica.
Abaixo Relação de compra das G8 no Brasil:
Abaixo Relação de compra das G8 no Brasil:
Quantidade | Ferrovia Original | Número de Fab. Inicial | Número de Fab. Final | Série na RFFSA (pré-SIGO) | Data de Recebimento |
---|---|---|---|---|---|
13 | EFL | 24649 | 24661 | 2101 a 2113 | Agosto/1958 |
17 | RMV | 24662 | 24678 | 2101 a 2117 | Setembro/1958 |
9 | RFFSA | 26124 | 26132 | 641 a 649 | Outubro/1960 |
5 | RFFSA | 26133 | 26137 | 2111 a 2115 | Outubro/1960 |
2 | RFFSA | 26138 | 26139 | 2121 a 2122 | Outubro/1960 |
4 | EFSLT | 23574 | 23577 | 501 a 504 | Junho/1957 |
A G8 também foi construída na Austrália sobre licença da Clyde Engineering, tendo a Victorian Railways como compradora de um total de 89 entre 1955 e 1969 com variações posteriores incluindo cabine redesenhada, carcaça e radiadores, sendo nomeada como G8B e posteriormente equipadas com o novo motor 645E a partir de 1967 como G18B, substituindo o 567C que equipou todas as G8.
Locomotiva EMD G8 Nº 4067 da RFFSA.
DESCRIÇÃO
Propulsão: Diesel-Elétrica
Fabricante: EMD EUA
Modelo: G8
Ano de Fabricação: 1957-1960
Locomotivas Fabricadas: 50
Classificação AAR: B-B e A1A-A1A
Tipo de Serviço: Misto
CARACTERÍSTICAS
Bitola: 1,000mm (Métrica)
Tipo de Truques: Flexi-coil B (L-136), Flexi-coil A1A
Diâmetro das Rodas: B-B: 40", A1A Externos: 40" e Centrais: 36"
Distância entre Eixos: B-B: 2.420mm e A1A: 1.600mm
Comprimento: 14.380mm
Largura: 2.820mm
Altura: 3.750mm
Peso da Locomotiva: 70.000 Kg
Tipo de Combustível: Diesel
Capacidade de Combustível: 2.840 L
Capacidade de Óleo Lubrificante: 625 L
Capacidade de Água: 810 L
Capacidade de Areia: 0,340 m³
Fabricante do Motor: EMD
Motor Primário: 8-567C
Limite de RPM: 835
Tipo de Motor: 8 cilindros em V Aspirado
Cilindradas do Motor: 9.287cc³ x 8
Gerador: D12F
Motores de Tração: D19 e D29
Tamanho dos Cilindros: 8 1/2" (216mm)x10" (254mm)
Tração Múltipla: Sim
PERFORMANCE
Velocidade Máxima: 100 Km/h
Velocidade Mínima: 18 Km/h
Potência Total: 950 hp
Potência Disponível para Tração: 875 hp
Esforço de Tração: B-B: Kgf e A1A: Kgf
Raio Mínimo de Inscrição: 58,82 m
Freios da Locomotiva: Ar Comprimido
Sistema de Freio: 6SL
OPERAÇÃO
Ferrovia Originais: RFFSA
Ferrovias que Operou: FCA
Nº de Locomotivas: 50
Local de Operação: Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe e Maranhão
Data de Entrega: 1957 à 1960
Proprietário Atual: VLI Multimodal S.A.
VEJA TAMBÉM:
- Ferrovia
- Sistema Ferroviário Brasileiro
- Estrada de Ferro Leopoldina
- Viação Férrea do Rio Grande do Sul
- Rede Mineira de Viação
- Ferrovia São Luís-Terezina
- Estrada de Ferro Araraquara
- RFFSA Rede Ferroviária Federal S.A.
- SIGO Sistema Integrado de Gestão Operacional
- FCA Ferrovia Centro-Atlântica
- VLI Multimodal S.A.
- Vale S.A.
Características da locomotiva EMD G8.
Locomotiva EMD G8 Nº 4088 da RFFSA.
Locomotiva EMD G8 Nº 4052 da FCA.
Comentários
Postar um comentário