Locomotiva EMD G8

A locomotiva diesel elétrica EMD G8 foi construída em número de 382 entre 1954 e 1965 tanto para exportação quanto para uso doméstico (USA). Foram construídas tanto pela Electro-Motive Division (EMD) nos EUA quanto pela General Motors Diesel Division (EMDD) no Canadá para operar em todas as bitolas entre 1,000mm e 1,667mm. Possuem 950 hp brutos e 875 hp disponíveis para tração, fornecidos por um motor 8-567C. As G8 foram construídas para ferrovias dos seguintes países: Austrália, Brasil, Canadá, Cuba, Egito, Indonésia, Irã, Coreia do Sul, Libéria e Nova Zelândia.
NO BRASIL
No Brasil foram compradas 50 unidades, todas pela RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.), recebidas no período de Julho de 1957 a Outubro de 1960, para dieselizar as ferrovias de bitola métrica que ainda operavam a vapor. Sua implantação foi um duro golpe para as a tração a vapor, que foi substituída quase que em sua integridade, por essas maquinas, e suas "primas" de doze cilindros, as G12. As unidades brasileiras foram todas construídas pela EMD nos EUA. Nos anos 1980 com o SIGO todas as G8 que ainda estavam operacionais foram renumeradas como série 4001-4050.
EFSLT e as G8 A1A
Um fato interessante é que as quatro unidades compradas para operar na Estrada de Ferro São Luiz-Teresina, regional da RFFSA, tinha truques A1A-A1A, para melhor distribuir as pouco mais de 70 toneladas nos leves trilhos dessa ferrovia. As maquinas da São Luiz - Terezinha, assim como algumas G12 da VFRGS vieram com a pintura "standard" da EMD, laranja, vermelho e amarelo, o que também ocorreu com as GP9 da Estrada de Ferro Araraquara. Posteriormente essas unidades foram retrucadas como B-B e algumas delas ainda operam na Ferrovia Centro-Atlântica.
Abaixo Relação de compra das G8 no Brasil:
QuantidadeFerrovia OriginalNúmero de Fab. InicialNúmero de Fab. FinalSérie na RFFSA (pré-SIGO)Data de Recebimento
13EFL24649246612101 a 2113Agosto/1958
17RMV24662246782101 a 2117Setembro/1958
9RFFSA2612426132641 a 649Outubro/1960
5RFFSA26133261372111 a 2115Outubro/1960
2RFFSA26138261392121 a 2122Outubro/1960
4EFSLT2357423577501 a 504Junho/1957
CLYDE E SUAS AVARIAÇÕES
A G8 também foi construída na Austrália sobre licença da Clyde Engineering, tendo a Victorian Railways como compradora de um total de 89 entre 1955 e 1969 com variações posteriores incluindo cabine redesenhada, carcaça e radiadores, sendo nomeada como G8B e posteriormente equipadas com o novo motor 645E a partir de 1967 como G18B, substituindo o 567C que equipou todas as G8.
Locomotiva EMD G8 Nº 4067 da RFFSA.
DESCRIÇÃO

Propulsão: Diesel-Elétrica

Fabricante: EMD EUA

Modelo: G8

Ano de Fabricação: 1957-1960

Locomotivas Fabricadas: 50

Classificação AAR: B-B e A1A-A1A

Tipo de Serviço: Misto

CARACTERÍSTICAS

Bitola: 1,000mm (Métrica)

Tipo de Truques: Flexi-coil B (L-136), Flexi-coil A1A

Diâmetro das Rodas: B-B: 40", A1A Externos: 40" e Centrais: 36"

Distância entre Eixos: B-B: 2.420mm e A1A: 1.600mm

Comprimento: 14.380mm

Largura: 2.820mm

Altura: 3.750mm

Peso da Locomotiva: 70.000 Kg

Tipo de Combustível: Diesel

Capacidade de Combustível: 2.840 L

Capacidade de Óleo Lubrificante: 625 L

Capacidade de Água: 810 L

Capacidade de Areia: 0,340 m³

Fabricante do Motor: EMD

Motor Primário: 8-567C

Limite de RPM: 835

Tipo de Motor: 8 cilindros em V Aspirado

Cilindradas do Motor: 9.287cc³ x 8

Gerador: D12F

Motores de Tração: D19 e D29

Tamanho dos Cilindros: 8 1/2" (216mm)x10" (254mm)

Tração Múltipla: Sim

PERFORMANCE

Velocidade Máxima: 100 Km/h

Velocidade Mínima: 18 Km/h

Potência Total: 950 hp

Potência Disponível para Tração: 875 hp

Esforço de Tração: B-B: Kgf e A1A: Kgf

Raio Mínimo de Inscrição: 58,82 m

Freios da Locomotiva: Ar Comprimido

Sistema de Freio: 6SL

OPERAÇÃO

Ferrovia Originais: RFFSA

Ferrovias que Operou: FCA

Nº de Locomotivas: 50

Local de Operação: Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe e Maranhão

Data de Entrega: 1957 à 1960

Proprietário Atual: VLI Multimodal S.A.

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FCA - EMD/GM G8 # 4072 - ZBL - 16/10/2018.

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