Locomotiva GE U8B

A Locomotiva GE U8B é uma locomotiva Diesel-Elétrica produzida pela GE entre 1960 e 1965, sendo utilizada no Brasil, Guatemala e Vietnã.
Tendo sido produzida no EUA um total de 122 unidades.
Foi projetada para linhas com restrições de gabarito e peso, para manobra, linhas industriais sendo típica de países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. São capazes de operar em qualquer bitola de 0,914 a 1,668m.
LOCOMOTIVA U8B NO BRASIL
Juntamente com a compra de locomotivas modelo U5B vieram as locomotivas modelo U8B, para a Viação Férrea Federal Leste Brasileiro e para a Estrada de Ferro Leopoldina. Numeradas na Leopoldina inicialmente como 2101 a 2143 e na Leste Brasileiro 4701 a 4722 fizeram serviços de carga, manobra e passageiros, inclusive em tração múltipla. Houve transferências confusas e irrastreáveis entre os anos 60 e 80, entre a EFL e VFFLB, e apenas em 1980 as locomotivas que ainda rodavam na Leopoldina foram transferidas definitivamente para a Leste Brasileiro, sendo todas renumeradas pela RFFSA como 2131 a 2190 por volta de 1983. A FCA tinha 25 dessas maquinas, porém operou apenas 11, tendo devolvido 14 para a RFFSA em fevereiro de 1998 por questões de inoperacionalidade. Algumas U8B foram recebendo os truques de U10B's baixadas, substituindo seus peculiares truques modelo URS de menor confiabilidade e maior complexidade de manutenção. A Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) também opera essas maquinas, tendo recebido 6 e mantendo todas operacionais.
FERROVIAS BRASILEIRAS
No Brasil hoje são utilizadas pela FTL, CTB e FCA para a realização de manobras.
PROPRIETÁRIOS ORIGINAIS
FerroviaPaísBitolaQuantidade
Estrada de Ferro Central do BrasilBrasil1,600m-
Estrada de Ferro LeopoldinaBrasil1,000m43
Viação Férrea Federal do Leste BrasileiroBrasil1,000m22
Ferrocarriles Nacionales de ColômbiaColômbia0,914m8
Ferrocarriles de Costa RicaCosta Rica1,067m5
International Ry Central AmericaGuatemala0,914m8
Vietnam Railway SystemVietnã1,000m48

Locomotiva GE U8B Nº 4735 da RFFSA, reformada pela GE Transportation em Contagem/MG, no ano de 1975.
DESCRIÇÃO

Propulsão: Diesel-Elétrica

Fabricante: GE Transportation/EUA

Número de Encomenda: 34135-34199

Número de Série: 4701-4722 e 2101-2143

Modelo: U8B

Ano de Fabricação: 1960 a 1965

Locomotivas Fabricadas: 134

Classificação AAR: B-B

Tipo de Serviço: Carga e Passageiro

CARACTERÍSTICAS

Bitola: 1,000mm (Métrica)

Diâmetro das Rodas: 91,44 cm (36")

Comprimento: 11,380 m

Largura: 2,743 m

Altura: 3,658 m

Peso da Locomotiva: 54,5 T

Peso por Eixo: 13,625 T

Tipo de Combustível: 1.514 L

Fabricante do Motor: Caterpillar

Motor Primário: D398

Tipo do Motor: V Superalimentado

Cilindradas do Motor: 12 Cilindros

Gerador: 5GT-601-A1

Motores de Tração: 5GE-761-A1

Tipo de Transmissão: Elétrica

Tração Múltipla: Sim

PERFORMANCE

Velocidade Máxima: 96 km/h

Potência Total: 900 HP

Potência Disponível para Tração: 810 HP

Freios da Locomotiva: WABCO

Sistema de Freio: 6SL

OPERAÇÃO


Ferrovias que Operou: RFFSA, FCA e Transnordestina Logística S.A.

Numeração SIGO: 2131-2190

Local de Operação: Bahia, Sergipe e Rio de Janeiro

Data de Entrega: 1961

Proprietário Atual: VLI e FTL

Situação: Algumas ativas e outras inativas
VEJA TAMBÉM:
Características da locomotiva GE U8B.

Locomotiva GE U8B Nº 2177 da RFFSA.

Locomotiva GE U8B Nº 2147 da Transnordestina Logística S.A.

Locomotiva GE U8B Nº 2190 da CBTU.

Locomotiva GE U8B da CTB.

Locomotiva GE U8B Nº 601 da Ferrocarriles Nacionales de Colômbia.

Locomotiva GE U8B Nº 254 da Vietnam Railway System.

Locomotiva GE U8B Nº 1010 da ANI Agência Nacional de Infraestrutura, na Colômbia.

Locomotiva GE U8B Nº 2166 da Transnordestina Logística S.A.

Locomotiva GE U8B Nº 2146 da FCA, na pintura fase I.

Locomotiva GE U8B Nº 2146 da VLI, recém reformada.

Locomotiva GE U8B Nº 2189 da FTL.

Trem do Forró da VLI com a locomotiva GE U8B Nº 2146.

Comentários