A Locomotiva GE U8B é uma locomotiva Diesel-Elétrica produzida pela GE entre 1960 e 1965, sendo utilizada no Brasil, Guatemala e Vietnã.
Tendo sido produzida no EUA um total de 122 unidades.
Foi projetada para linhas com restrições de gabarito e peso, para manobra, linhas industriais sendo típica de países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. São capazes de operar em qualquer bitola de 0,914 a 1,668m.
Tendo sido produzida no EUA um total de 122 unidades.
Foi projetada para linhas com restrições de gabarito e peso, para manobra, linhas industriais sendo típica de países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. São capazes de operar em qualquer bitola de 0,914 a 1,668m.
LOCOMOTIVA U8B NO BRASIL
Juntamente com a compra de locomotivas modelo U5B vieram as locomotivas modelo U8B, para a Viação Férrea Federal Leste Brasileiro e para a Estrada de Ferro Leopoldina. Numeradas na Leopoldina inicialmente como 2101 a 2143 e na Leste Brasileiro 4701 a 4722 fizeram serviços de carga, manobra e passageiros, inclusive em tração múltipla. Houve transferências confusas e irrastreáveis entre os anos 60 e 80, entre a EFL e VFFLB, e apenas em 1980 as locomotivas que ainda rodavam na Leopoldina foram transferidas definitivamente para a Leste Brasileiro, sendo todas renumeradas pela RFFSA como 2131 a 2190 por volta de 1983. A FCA tinha 25 dessas maquinas, porém operou apenas 11, tendo devolvido 14 para a RFFSA em fevereiro de 1998 por questões de inoperacionalidade. Algumas U8B foram recebendo os truques de U10B's baixadas, substituindo seus peculiares truques modelo URS de menor confiabilidade e maior complexidade de manutenção. A Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) também opera essas maquinas, tendo recebido 6 e mantendo todas operacionais.
FERROVIAS BRASILEIRAS
PROPRIETÁRIOS ORIGINAIS
Ferrovia | País | Bitola | Quantidade |
---|---|---|---|
Estrada de Ferro Central do Brasil | Brasil | 1,600m | - |
Estrada de Ferro Leopoldina | Brasil | 1,000m | 43 |
Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro | Brasil | 1,000m | 22 |
Ferrocarriles Nacionales de Colômbia | Colômbia | 0,914m | 8 |
Ferrocarriles de Costa Rica | Costa Rica | 1,067m | 5 |
International Ry Central America | Guatemala | 0,914m | 8 |
Vietnam Railway System | Vietnã | 1,000m | 48 |
Locomotiva GE U8B Nº 4735 da RFFSA, reformada pela GE Transportation em Contagem/MG, no ano de 1975.
DESCRIÇÃO
Propulsão: Diesel-Elétrica
Fabricante: GE Transportation/EUA
Número de Encomenda: 34135-34199
Número de Série: 4701-4722 e 2101-2143
Modelo: U8B
Ano de Fabricação: 1960 a 1965
Locomotivas Fabricadas: 134
Classificação AAR: B-B
Tipo de Serviço: Carga e Passageiro
CARACTERÍSTICAS
Bitola: 1,000mm (Métrica)
Diâmetro das Rodas: 91,44 cm (36")
Comprimento: 11,380 m
Largura: 2,743 m
Altura: 3,658 m
Peso da Locomotiva: 54,5 T
Peso por Eixo: 13,625 T
Tipo de Combustível: 1.514 L
Fabricante do Motor: Caterpillar
Motor Primário: D398
Tipo do Motor: V Superalimentado
Cilindradas do Motor: 12 Cilindros
Gerador: 5GT-601-A1
Motores de Tração: 5GE-761-A1
Tipo de Transmissão: Elétrica
Tração Múltipla: Sim
PERFORMANCE
Velocidade Máxima: 96 km/h
Potência Total: 900 HP
Potência Disponível para Tração: 810 HP
Freios da Locomotiva: WABCO
Sistema de Freio: 6SL
OPERAÇÃO
Ferrovias Originais: Estrada de Ferro Leopoldina e Viação Férrea Federal Leste Brasileiro
Ferrovias que Operou: RFFSA, FCA e Transnordestina Logística S.A.
Numeração SIGO: 2131-2190
Local de Operação: Bahia, Sergipe e Rio de Janeiro
Data de Entrega: 1961
Situação: Algumas ativas e outras inativas
VEJA TAMBÉM:
Características da locomotiva GE U8B.
Locomotiva GE U8B Nº 2177 da RFFSA.
Locomotiva GE U8B Nº 2147 da Transnordestina Logística S.A.
Locomotiva GE U8B Nº 2190 da CBTU.
Locomotiva GE U8B da CTB.
Locomotiva GE U8B Nº 601 da Ferrocarriles Nacionales de Colômbia.
Locomotiva GE U8B Nº 254 da Vietnam Railway System.
Locomotiva GE U8B Nº 1010 da ANI Agência Nacional de Infraestrutura, na Colômbia.
Locomotiva GE U8B Nº 2166 da Transnordestina Logística S.A.
Trem do Forró da VLI com a locomotiva GE U8B Nº 2146.
Comentários
Postar um comentário